quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coluna Politica



     Todo mundo a espera do PT
A indefinição no PT no Recife em função das prévias para escolha do candidato a prefeito amorteceu a oposição e gerou uma fase de letargia entre as lideranças que terão papel fundamental no processo.
Os pré-candidatos Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB), Raul Jungmann (PPS) e Daniel Coelho (PSDB) já admitem conversações em busca de entendimentos para redução do número de postulantes no campo oposicionista, mas condicionam ao resultado da prévia petista.
Já o bloco alternativo, liderado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), também está com um olho na missa e outro no padre. As definições dependerão do cenário pós-prévia. Ganhando o prefeito João da Costa, desenha-se um cenário bem diferente se o vitorioso nas prévias for o deputado Maurício Rands.
Neste cenário, as oposições serão forçadas a um entendimento e até os alternativos podem desistir de uma candidatura própria, porque se cria um fato novo, no qual Rands encarnará a força do poder aglutinador do governador Eduardo Campos (PSB).
Por isso, as prévias não estão gerando inquietude e ansiedade apenas no PT, mas, principalmente, na oposição e no grupo alternativo.
ARMANDO SINALIZA- O senador Armando Monteiro Neto (PTB) se arriscaria a disputar a Prefeitura do Recife, principalmente se o vencedor das prévias no PT vier a ser o prefeito João da Costa. Pelo menos isso é o que se ouve nos bastidores da bancada federal em Brasília. O senador sairia candidato pelo bloco alternativo, que tem ainda como opções os nomes de Paulo Rubem (PDT), Sílvio Costa Filho (PTB) e Eduardo da Fonte (PP). Agora, é aguardar as prévias.
Salvação da lavoura - O deputado Augusto Coutinho (DEM) disse, ontem, da tribuna da Câmara dos Deputados, que se não fosse o discernimento e a coragem do padre Luizinho Marques, da Paróquia de Ingazeira, o Governo teria saído da reunião com os 17 prefeitos do Pajeú, sábado passado, em Afogados da Ingazeira, sem ter noção exata da dura realidade. “Os prefeitos temeram retaliação do Palácio se falassem a verdade”, ironizou.
Lóssio ironiza apoios - “Ele anuncia apoio de partidos que já tinha. Prefiro anunciar apoio de pessoas”, reage o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), ao comentar a formalização do PR à candidatura a prefeito do socialista Fernando Filho. E complementa: “Não negocio com legendas, dialogo com pessoas. Foi assim que vencemos um bloco de mais de 20 legendas e assim será nosso caminho para uma nova vitória”.
PSB indefinido - Candidato do PSB a prefeito de Arcoverde derrotado em 2004, o militante Eduino Filho informa que não há uma definição quanto ao lançamento de candidatura própria no município. Também não descarta uma composição com a coligação do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB). Segundo ele, a decisão será tomada pelo diretório municipal com a anuência da executiva estadual.
Médica na disputa - O deputado Raimundo Pimentel (PSB) ensaia lançar a candidatura de sua mulher, a médica Socorro Pimentel (PSL), à prefeita de Araripina. Está na dependência, entretanto, de apoios, entre os quais o do ex-prefeito Valdeir Batista, que disse ao blog que a sua tendência é apoiar a reeleição do prefeito Alexandre Arraes (PSB).



CURTAS
BRINGEL COM ARRAES– Já o ex-deputado Emanuel Bringel, também ex-prefeito de Araripina, teria fechado acordo com o prefeito Alexandre Arraes (PSB), pelo qual indicaria o filho na vice e receberia o apoio do grupo do socialista para disputar um mandato de deputado estadual nas eleições de 2014.
MUDANÇA– O ambientalista Lula do Mel deixou a Secretaria de Infraestrutura e Políticas Ambientais de Caruaru por não concordar com a volta do ex-secretário Jorge Quintino.  Histórico aliado do prefeito José Queiroz, Lula também respondia pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o Governo Federal vai de fato liberar os recursos prometidos para a compra de pasto aos pecuaristas da seca?

Nenhum comentário: