quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coluna Politica


       Suspense no PT nacional
A executiva nacional do PT decide, amanhã, em São Paulo, a validade da prévia para escolha do candidato do partido a prefeito do Recife, vencida, domingo passado, pelo prefeito João da Costa.
Partidário de Maurício Rands, candidato derrotado, o senador Humberto Costa se encarregou de espalhar, ontem, em Brasília, para a mídia nacional, a versão segura, segundo ele, de que o pleito será anulado.
Ao saber da postura do senador, o deputado Fernando Ferro, que teve uma participação decisiva na campanha do prefeito, reagiu afirmando que Humberto estava, na verdade, pregando uma aberração, no caso um golpe.
“Eles perderam nas urnas e no tapetão. Agora, querem dar um golpe”, disse Ferro, bastante irritado. O deputado estava tentando agendar, ontem mesmo, em Brasília, uma conversa com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para, segundo ele, deixá-lo a par de tudo que aconteceu no Recife.
Falcão não quer antecipar a posição dele, sob a alegação de que não decide sozinho, mas o amplo colégio da executiva nacional. A cúpula petista está contaminada pela versão de Humberto. Resta saber se abrirá espaço para ouvir João da Costa e seus aliados.
FERRO RADICALIZA- O deputado Fernando Ferro chegou a ameaçar sair do PT, caso o diretório nacional não reconheça a legalidade da prévia vencida pelo prefeito João da Costa. A ameaça vazou diante de parlamentares da bancada pernambucana com os quais desabafava nos corredores do Congresso. Ferro vai acompanhar João da Costa na reunião da executiva do PT amanhã em São Paulo. “Nós só queremos o reconhecimento do direito democrático, a voz das urnas”, disse.
Jungmann vereador - Ao admitir, ontem, que o PPS pode negociar uma aliança com o PTB, caso o senador Armando Monteiro Neto dispute a Prefeitura do Recife, o presidente nacional da legenda, deputado Roberto Freire, deu uma mãozinha para reacender as desconfianças de que o prefeiturável Raul Jungmann venha a disputar um mandato de vereador no Recife. 
Ex-líder admite derrota - Ex-líder do PT na Câmara e membro efetivo do diretório nacional, o deputado Henrique Fontana (RS) não quis antecipar o seu voto, ontem, a este blogueiro durante uma conversa no cafezinho da Câmara. Ele estará em São Paulo, amanhã. Fontana, no entanto, admitiu que, em qualquer cenário, o PT se inviabilizou. “O que ocorre no Recife lembra o que nós enfrentamos em Porto Alegre”, disse, referindo-se à eleição em que Tarso Genro (PT) perdeu para Germano Rigoto (PMDB).
Bancada mobilizada - Enfim, a bancada federal acordou para o grave quadro da estiagem em Pernambuco e começou a discutir, ontem, numa reunião no gabinete do deputado Eduardo da Fonte (PP), uma estratégia que possa colaborar para minimizar os efeitos do fenômeno. Uma das ideias é pressionar o Governo pela imediata liberação dos recursos prometidos.
Pesquisa no Cabo - Amanhã, o blog postará a primeira pesquisa sobre a sucessão no Cabo, um dos mais importantes colégios eleitorais da Região Metropolitana. Ali, há uma tendência de polarização entre o tucano Betinho Gomes e o candidato apoiado pelo prefeito Lula Cabral, o vice-prefeito Vado da Farmácia (PSB). O petista Fernando Ferro corre por fora.

CURTAS
JOGOU A TOALHA– Em Sertânia, a grande surpresa vem do bloco da oposição com a retirada da candidatura a prefeito do tucano Guga Lins, que na eleição passada teve uma boa votação para deputado estadual no município. Ele alegou que passará a se dedicar exclusivamente aos seus negócios privados.
NA ESPERA– Estimulado para entrar na disputa no Recife, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) aguardará o desfecho da validade das prévias do PT em reunião amanhã em São Paulo da executiva nacional petista. Mas qualquer que seja o resultado, ele acha que o PT se inviabilizou no Recife.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Por que Humberto fala com tanta convicção que o diretório nacional vai anular a prévia do Recife?

Nenhum comentário: