sábado, 11 de junho de 2011


Algumas Plantas Medicinais

lembre-se de quando se beneficiar da cura de uma planta, plante pelo menos mais 10, para que nunca acabe.

Abacate
O fruto , de tamanho variável é uma baga ovóide ou piriforme, medindo até 20cm de comprimento. Contém polpa verde, finíssima comestível, que envolve a semente, grande e globulosa. Além de uma pequena porcentagem de ácidos, o abacate possui matérias graxas, proteínas, substâncias minerais, óleo pingue, açúcar, hidrato de carbono, etc. Com exceção da banana, o abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo do que os outros frutos. Emprego: Prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado, etc. As cascas são vermífugas, sendo também adequadas para o tratamento de hemorragias, disenteria e bouba. O chá de folhas por sua vez, é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.
O abacate, abacado ou pêra-de-advogado é o fruto comestível do abacateiro, que é uma árvore da família da laureáceas, nativa do México ou da América do Sul (Persea americana), hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira - e muito popular no Brasil. São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil.

O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. O abacate é um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes.


Alimentação

Valor nutritivo
Abacate cru
(valor nutritivo por 100g)

água: 73,23 g resíduos totais: 1,58 g fibras: 6,7 g valor energético: 160 kcal
proteínas: 2,00 g lípidos: 14,66 g glícidos: 8,53 g açúcares simples: 0,66 g
oligo-elementos
potássio: 485 mg magnésio: 29 mg fósforo: 52 mg cálcio: 12 mg
sódio: 7 mg zinco: 640 µg ferro: 550 µg cobre: 190 µg
vitaminas
vitamina C: 10,0 mg vitamina B1: 67 µg vitamina B2: 130 µg vitamina B3: 1738 µg
vitamina B5: 1389 µg vitamina B6: 257 µg vitamina B9: 0 µg vitamina B12: 0 µg
vitamina A: 146 UI retinol: 0 µg vitamina E: 2,07 µg vitamina K: 21 µg
ácidos gordos
saturados: 2126 mg mono-insaturados: 9799 mg poli-insaturados: 1816 mg colesterol: 0 mg


Alergologia
A variedade Strong parece ser mais alergizante que a Hass. Estão descritas dermites de contacto com cremes solares com abacate no seu conteúdo. A alergia IgE dependente ao abacate é rara, traduzindo-se por rinoconjuntivite, vómitos, urticária e choque anafiláctico. Em geral, existe um ou mais sensibilizantes associados, como a papaia, kiwi, banana, castanha e sobretudo látex.


Açaí

O açaí é uma palmeira do norte do País.
É conhecido pelos indígenas como "içá-çai", a fruta que chora.
Sendo típico da Amazônia, espalha-se por toda a região, chegando ao Maranhão, Guiana e à Venezuela.
Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão).

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.

O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estipes (troncos de palmeira). Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).

É consumido na forma de bebidas, doces, geléias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, as pessoas consomem o açaí congelado e bastante aguado adicionando frutas, cereais e xarope de guaraná, o que não é bem visto pelos nativos da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

Origem do nome
A etimologia da palavra açaí encontra-se no vocábulo tupi ïwasa'i que significa "fruto que chora", ou seja, fruta que expele água


Importância Comercial
O açai é de importância incalculável para a região, em virtude de sua utilização constante por grande parte da população (principalmente ribeirinhos). Nas condições atuais de produção e comercialização, a obtenção de dados exatos e quase que impossível, motivado pela falta de controle nas vendas, bem como a inexistência de uma produção racionalizada, uma vez que a matéria-prima consumida apoia-se pura e simplesmente no extrativismo e comercialização direta.


Valor nutricional
Por cem gramas de polpa
Calorias: 247kcal
Proteínas: 3,8g
Lipídios: 12,2g
Fibra: 16,90g
Cálcio: 118mg
Ferro: 11mg
Fósforo: 0,5mg
Vitamina B1: 11,80
Vitamina B2: 0,36
Vitamina C: 0,01

Alecrim
Nomes Populares: Alecrim, rosmarino, erva da recordação.
Nome Científico: Rosmarinus Officinalis / família Labiadas
Origem: Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo ( o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Antigamente queimava-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.


Partes usadas: Folhas e flores
Lendas e Mitos: Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.
Características e Cultivo:Arbusto rústico e persistente, atinge até 2 metros de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras. O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano. Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócoli e couve, atrai abelhas e repele moscas da cenoura. Solo drenado e permeável, vai bem mesmo nos pedregosos.


Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
Para asma: fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.


Anti-séptico bucal: infusão comum.
Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.
Cosmética
Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampú para fortificar. Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho. Creme para lábios sensíveis: 1 col café de manteiga de cacau, 1/3 de col de café de glicerina, essência de alecrim. Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.Tônico facial de alecrim: 1,5 xíc de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro. Para pele precocemente envelhecida: 50 gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.
Utilização


Uso caseiro: Inseticirim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por mda natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de aleceia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.
Uso culinário: Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. o famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim
Uso mágico: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.Poção de amizade leva alecrim.
Aromaterapia: O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.
Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de overdose pode causar gastroenterites e/ou nefrites.

Alfavaca
Alfavaca propriedades Medicinal
As folhas são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Bom para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Auxilia na boa circulação, pele, dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajuda fazer a digestão. Afasta fadiga. Bom para aftas. Dá excelente pomada antibacteriana.


Para Insônia: f1 col de chá de folha em 1/4 de litro de água fervente, faça um infuso por 5 minutos. Coa e beba à noite antes de deitar.
Para dor no mamilo de lactantes: Infuso de 2 xíc de água fervente com 2 col de sopa de folha por 10 minutos. Coe e aplique compressas.
Cosmética
Vinagre de manjericão é excelente hidratante para cabelo e pele. O ungüento da erva exerce mesmo efeito sobre a pele, mais suavemente.
Utilização
Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono
Uso culinário: As folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Tempera bem carnes assadas. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Adicionar no último minuto a pratos cozinhados. No caldo de verduras, dá mais sabor e força às sopas e carnes.
Uso mágico: Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de manjericão quando é semeado sob ofensas. Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes o manjericão.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas.

Alfavaca cheirosa, manjericão grande-erva real, manjericão dos cozinheiros
Ocimum basilicum / família Labiadas
Marte
O nome deriva do grego basileus que significa rei. Originário da Índia.
Folhas e flores
É a erva das fábulas Na Idade Média acreditava-se que um ramo de alfavaca num recipiente espantava escorpiões.Oriundo da Índia, o manjericão grande é venerado como planta imbuída de essência divina (consagrada a Krishna e Vishnu), por isso os indianos o escolheram para fazerem sobre a erva os juramentos em tribunal; além disso ela é colocada no peito dos mortos para servir de passaporte para o paraíso. Encontrou-se manjericão grande em volta do túmulo de Cristo depois da ressurreição, por isso algumas igrejas ortodoxas o usam para preparar a água benta e têm vasos embaixo dos altares. Em Creta, o manjericão simbolizava o amor banhado com lágrimas e na Itália é usado como prova de amor.
Plantadas nos túmulos, os hindus acreditavam ser o passaporte para o paraíso. Em Minas gerais era usado nos velórios por causa do seu cheiro.Na Itália oferece-se o manjericão como prova de fidelidade à pessoa amada. No Haiti acompanha a deusa pagã do amor, Erzulie, como uma poderosa proteção e as camponesas mexicanas nuitas vezes trazem-no no bolso para atraírem o olhar de algum eventual apaixonado.
Herbácea anual de até 60 cm de altura, caule pubescente, finamente estriado, ramoso, verde claro a avermelhado na base, folhas grandes, serradas, ovada e verde-clara, com cheiro forte e ardente, mas fresco. As flores se reúnem num fascículo circular em número de seis, e são pequenas, aromáticas e esbranquiçadas, desabrochando no final do verão. A espécie Citriodorum tem aroma de limão e a Purpurascebs tem folhas enrugadas e púrpuras, com flores rosa pálido.Gosta de solos leves e ricos em matéria orgânica, em terrenos ensolarados e bem drenados, bem irrigados quando seco. Propagação por semeadura ou estaquia de galhos. Deixar 30 cms entre as plantas. Funciona bem a auto-semeadura em locais que não são muito frios.
 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae

Género: Ocimum


Espécie: O. basilicum

Nome trinomial


Ocimum basilicum
L.
Subespécies
O. b. var. purpurascens
O. b. var. minimum


Alcaçuz
Alcaçuz Medicinal
Propriedades antiespasmódicas, diuréticas, antiinflamatórias, anti-sépticas e expectorantes. Auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, bronquites e tosses catarrais, rouquidão, feridas e furúnculos. Bochecho para inflamações bucais com infuso. Compressas de infusão da raiz acalmam conjuntivite aguda.
Como regulador intestinal: Colocar 100 gs de alcaçuz em pó em um pouco de água e misturar mais 20 gs de erva doce moída. Tomar uma colher de sobremesa à noite.
Infuso : Chá por decocção com 2 colheres de sopa de raiz moída para 1 litro de água, fervendo por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia sem açúcar. Para crianças reduzir a quantidade de erva para 1/3.
Compressas (uso externo) : Chá por decocção como anterior, aumentando a quantidade de erva para 6 colheres de sopa para 1 litro de água.
Cosmética utilização:

Uso caseiro: Muito apreciado para mascar por aqueles que pretendem abandonar o cigarro.
Uso culinário: Edulcorante ( corretivo de sabor) em preparados farmacêuticos e de confeitaria.
Uso mágico:
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Altas doses por longos períodos de tempo apresentam hipertensão arterial. Em pequenas doses não tem problema. É inadequado para água do chimarrão. Contra-indicada para diabéticos.
 

Planta arbustiva de 1 a 2 metros de altura, raízes fortes e volumosas, estolhos subterrâneos horizontais. Folhas compostas com visgo na parte inferior. Flores azuis ou lilazes, em pequenos cachos em forma de espiga. O fruto é uma cápsula alongada, contendo várias sementes.Desenvolve-se em campos secos, arenosos ou pedregosos. Colher rizomas e raízes de 4 mm de diâmetro.Secar à sombra.
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.


Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Fabales

Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae

Tribo: Galegeae

Género: Glycyrrhiza

Espécie: G. glabra


Nome binomial
Glycyrrhiza glabra

Alfazema
Alfazema ou Lavanda Medicinal
Diurética, expectorante, sedativa, antiinflamatória, sudorífica, antiespasmódica, anti-séptica, cicatrizante e colagoga.
Infusão para dores de cabeça e acalma os nervos. Alivia falta de urina, doenças de baço, cãimbras, gota, inapetência, insolação, fraqueza, vômitos, hipocondria,falta de regras, insolação, vômitos. Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bile, combate enxaqueca. Gargarejo com decoção das flores alivia a dor de dente.
Infuso- 5 gs de flores em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, entre refeições.
Macerado- 10 gs em 100 ml de azeite, por 4 semanas ou em banho maria por uma hora e deixe macerar no mínimo 7 dias. Tomar 5 gotas como no infuso.
Cosmética
Fazer uma água tônica para acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e como anti-séptica contra acne. Agente de limpeza e tônico para todos os tipos de pele. Recomendável para peles com acne.
Uma decocção de sumo de pepino com lavanda dá uma boa loção de pele.
 

Utilização
Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos.
Uso culinário:Flor para aromatizar compotas
Uso mágico: Na África as flores e folhas são usadas contra maus-tratos maritais. Significa universalmente pureza, castidade, longevidade, felicidade. Dormir sobre ramos de lavanda abranda a depressão.
Aromaterapia: O óleo essencial é usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça,insônia, problemas inflamatórios, brotoeja, artrite, pelas propriedades bactericidas e anti-viróticas. Também é eficaz para restaurar a circulação dos pés. O banho perfumado com óleo essencial de alfazema é excelente tratamento contra a insônia.
Efeitos colaterais: Evitar uso prolongado.Torna-se excitante se usada em dose tóxica.É planta inadequada à água de chimarrão pelo gosto canforado da infusão.


Origem
Cresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo. Desde há muito conhecida e utilizada pela Humanidade. Batizada de nardus pelos gregos, assim batizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates.A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema. Perfume fresco e limpo, era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o nome deriva do latim lavare (lavar). Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luva de Grasse pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema. Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema foi utilizada para limpar os ferimentos; seu óleo vem sendo testado em bandagens cirúrgicas.

Características
e Cultivo
Subarbusto perene, de 30 a 60 cms de altura,muito ramificado. Folhas opostas, estreitas, verde acinzentadas, com 2 a 5 cms de comprimento. Flores em espigas, que vão do branco, azuis, brancas ou róseas. O caule é quadrado, tornando-se lenhoso a partir do segundo ano, quando deve ser replantada.Cresce bem em solos arenosos e cálcareos. Prefere locais ensolarados e bem drenados, protegidos do vento.
Outras espécies
MLavandula officinalis, L. spica, L. lanata, L.a. Vera, L.dentata, L. stoechas Rosmaninho, L. a. Nana alba

 
Nomes Populares
Alfazema, lavanda, lavândula, nardo, espicanardo
Nome Científico
Lavandula angustifolia / família Labiadas
Planeta
Mercúrio

Alecrim- Pimenta
ALECRIM-PIMENTA (Lippia sidoides)
Indicações: para impingens, acne, pano-branco, aftas, escabiose, caspa, maus odores dos pés, axilas, sarna-infecciosa, pé-de-atleta, para inflamações da boca e garganta, como antiespasmódico e estomáquico. Seus constituíntes químicos lhe conferem forte ação antisséptica contra fungos e bactérias.
Parte usada: folhas secas ou frescas.
Preparo e dosagem
Infusão: 1 colher de chá de folhas picadas para cada xíc. de água, tomar 2 a 3 xíc. por dia.
Tintura: 200 a 300 g de folhas frescas com 1/2 l de álcool e 250 ml de água. Usar como loção em lavagens e compressas. Para gargarejos e bochechos usar a tintura diluída em duas partes de água.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.

Alho
ALHO (Allium sativum L.)
Indicações: contra hipertensão, picadas de inseto, diurético, expectorante, antigripal, febrífugo, desinfetante, antinflamatório, antibiótico, antisséptico, vermífugo (lombriga, solitária e ameba), para arterioesclerose e contra ácido úrico.
Parte usada: dentes (bulbilhos)
Preparo e dosagem
Maceração: esmagar um ou dois dentes de alho dentro de um copo com água. Tomar um copo três vezes ao dia (para gripe, resfriado, tosse e rouquidão).
Tintura: moer uma xíc. (cafezinho) de alho dentro de um recipiente contendo 5 xíc. de álcool 92º GL, deixar em maceração por 10 dias, coar. Tomar 10 gotas em meio copo de água três vezes ao dia, para problemas do aparelho respiratório (gripes, etc.). Para hipertensão utilizar uma colher de chá da tintura em meio copo de água três vezes ao dia ou comer dois dentes de alho pela manhã.
Vermífugo: comer três dentes de alho pela manhã em jejum durante sete dias.


Dores de ouvido: amassar um dente de alho em uma colher de sobremesa de azeite morno. Pingar três gotas no ouvido e tampar com algodão.
Arteriosclerose: comer na alimentação 3 dentes de alho cru picado, 3 vezes por semana, durante 3 meses.
Toxicologia: contra indicado para pessoas com problemas estomacais e de úlceras, inconveniente para recém-nascidos, mães em amamentação e ainda em pessoas com dermatites. Em doses muito elevada, pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.

Alho Porró

Reduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.
Infuso: 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos.
Alho Porró
É uma hortaliça aromática, originária da Europa e cultivada em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e Sudeste. Como não tem cheiro forte, nem gosto muito acentuado, o alho porró é mais utilizado como guarnição de outros pratos do que como condimento. É um legume ótimo para fazer sopas, tortas, saladas e fica delicioso quando gratinado. Não é rico em nutrientes. contém vitamina C, mas esta se perde com muita facilidade durante o cozimento. como alimento, tem a vantagem de ter bastante celulose, importante para o bom funcionamento dos intestinos.
CUIDADOS NA COMPRA: dar preferência aos que estão com folhas bem verdes e firmes, com a parte branca recoberta por uma película brilhante, lisa e sem machucados.
Sopa de Alho Porro com Chouriço
Colaboração de Ana Marques

Confecção:
Numa panela, ponha 3 batatas grandes cortadas aos pedaços,8 cenouras tb. cortadas, 11/2 cebola grande, e 1 troço generoso de chouriço.
Leve ao lume até estar cozido.
Entretanto lave e corte em rodinhas, 2 alhos franceses, não só a parte branca mas tb. a verde.
Triture os legumes que já devem estar cozidos juntamente com o chouriço .
Tempere com uma dose suficiente de azeite , deixe ferver e junte o alho porro, que deve cozer de modo a que fique "al dente".
Sirva com cubinhos de pão frito em cada prato , 1 colher de sobremesa de natas levemente batidas e 1 roda de chouriço frito cortada em viés.

Cosmética
Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário: Pode substituir o alho em qualquer receita; dá excelente caldo para sopa, e tempera massas de pães mais suavemente que o alho.
Uso mágico: os romanos o utilizavam como afrodisíaco.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado a quem padece de úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal; é incoveniente às nutrizes pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês.
 

Nomes Populares
Porró, alho francês
Nome Científico
Allium porrum / Família Aliáceas.
Origem
Na Bíblia já era mencionado. Originário da Europa, é cultivado em todo mundo
Pertes usadas
Folhas tenras e parte bulbosa branca.
Características
e Cultivo
Planta anual, cresce de 40 a 60 cm, com diâmetro de 3 a 6 cms. Folhas largas que se sobrepõem até formar um talo redondo, que no contato com a terra torna-se bojudo.É cultivado em áreas temperadas para frias, em solo de baixa acidez, areno-argiloso, fofo e fértil.

Amoreira
Amoreira Medicinal:
Propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes.
Laxante simples: comer os frutos lavados de manhã em jejum.Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco fresco dos frutos. Combate diabetes : infuso com 10 g de folhas em 100 ml de água.
Cosmética
Para dermatoses, eczemas e erupções cutâneas, sob forma de cataplasmas: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o líquido. Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. repertir mais duas vezes.
Utilização
Uso caseiro: : Árvore que atrai pássaros, especialmente beija-flores, que nidificam entre sua fronde. Ciltivadas também em função de suas folhas, que alimentam bichos-de-seda.
Uso culinário: Os frutos são utilizados em xaropes, geléias, licores e tortas. Xarope: esmagar os frutos para obter suco; filtrar e pôr em fogo brando; acrescentar açúcar na proporção do dobro do peso do suco. Deixar engrossar até consistência de xarope e guardar em garrafas esterilizadas, bem fechadas.
Nomes Populares
Amoreira
Nome Científico
Morus celsa alba e Morus celsa nigra / Família Moráceas
Origem
A amoreira tipo alba é originária da China. A tipo nigra é de origem persa.
Partes usadas
Folhas, frutos, raiz e casca
Características
e Cultivo
Arvore que atinge de 2,00 (alba) a 10,00 (nigra) metros, tronco verrugoso, folhas ovaladas, lisas, verdes brilhantes, dão frutos doces, comestíveis, que amadurecem no verão. Se dá bem em regiões com muito sol, e aguenta invernos rigorosos.

Aquiléia
Medicinal
As folhas são ricas em vitaminas e minerais. Combate dor de cabeça e má digestão (infusão das folhas); cólica menstrual, hemorróida, úlcera gástrica e gastrite (infusão das flores); coadjuvante no combate a cálculos renais, calmante, cardíaco, para hemorragias do nariz, facilita a menstruação, cólicas, instestino e rins, ajuda combater enurese nas crianças; bom para circulação.
Infuso: 5 gs em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.
Macerado: 5 gs em 100 ml de vinho branco por 10 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia.
Ferimentos: Aplicar infuso com gaze ou aplicar as próprias folhas e flores frescas, limpas e esmagadas sobre as lesões
Cosmética
Loções para pele oleosa, para combater a calvície e a queda de cabelos. O vinagre é um rinse bom e deixa a pele do corpo e do rosto macia e aveludada. Adstringente de tratamento e limpeza. Xampú para fortificar.Contra hemorróidas, fazer banho de assento por 7 dias e toma-se o chá mais fraco.


Uso caseiro: Carrinho de mão cheio de composto orgânico tem decomposição acelerada com apenas uma folha de aquiléa; melhora a resistência de plantas vizinhas e intensifica a ação medicinal das plantas vizinhas; atrai joaninhas e outros insetos benéficos.
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia: Para eliminar impuresas, estados de depressão e cansaço.
Efeitos colaterais: Não deve ser usado durante a gravidez. Não indicado o uso interno prolongado para crianças.
 

Nomes Populares
Aquiléa, mil-em-folha, mil-em-rama, milefólio, novalgima, iodo ou mercúrio cromo da natureza, erva de carpinteiro, cento em ramas
Nome Científico
Achillea Millefolium L. / Família Compostas
Planeta
Vênus
Origem
Sua origem é: Europa, América do Norte, Norte da Ásia e sul da Austrália.O nome desta erva está ligada ao herói Aquiles, que acreditava-se teria se beneficiado dos poderes curativos da aquiléa desde seu nascimento, quando sua mãe o mergulhou numa infusão para que se tornasse invencível. Segurou-o pelos calcanhares, que se tornaram seu ponto fraco. Além disso, o centauro Quíron teria ensinado a Aquiles a curar seus soldados das feridas de guerra com a erva.
Partes usadas
Folhas, caules e flores
Lendas e
Mitos
Planta utilizada em amuletos de proteção de diversos males como cegueira e ladrões; colocada debaixo do travesseiro faz sonhar com o príncipe; os druidas usavam caules de milefólio para adivinhar o tempo e na China era usado para ler o I-Ching.
Caracteristicas
e Cultivo
Planta herbácea, perene e rústica, folhas estreitas, aromáticas, muito recortadas e verde acinzentada escura; rica em vitaminas e minerais. As flores são pequenas, esbranquiçadas, por vezes cor de rosa; os cachos de cheiro pungente aparecem do Verão ao Outono.Planta perene, invasora, solo bem drenado, permeável e ensolarado, progride em solos pobres; planta subtropical e de altitude, plantar com 40 cm entre as plantas, e com 70 cm a 1 m entre fileiras.


Aneto
Aneto Medicinal
Usado em dietas sem sal pois é rico em sais minerais; combate flatulências, aumenta leite das mães, é um sonífero natural. aplicado em compressas alivia inflamações oculares. Fervido em azeite e colocado sobre furúnculos quente, alivia a dor amadurecendo-os. Bom para a digestão e para o fígado. Combate cólicas intestinais.
Infuso- 2 gs de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições.
Macerado- 4 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar como infuso. Para cólicas de nenês - chá com 2 col de chá de sementes em infusão de 200 ml de água por 15 minutos. Adoce com mel
Cosmética
Clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.


Utilização
Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas(espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos.
Uso culinário:sopas, peixes, conservas, legumes, tortas de maçã, pastéis e frangos, manteiga, saladas de batata, queijo-creme, ovos, salmão, carne grelhada, maionese, legumes suaves, molhos para peixes, picles,bolos e pães(semenstes); usar as flores para pôr em conservas de pepino e couve flor.Molho de iogurte para temperar salada de pepino fica excelente com aneto.
Nomes Populares
Aneto, endro ,dill - a erva calmante, funcho bastardo, anega.
Nome Científico
Anethum graveolens / família umbelíferas
Planeta
Mercúrio
Origem
A origem do nome Dill provém de antiga palavra nórdica que significa "dormir"; vem do mediterrâneo e sul da URSS, África e Ásia.Egípcios descreveram como calmante, na Idade Média era preferido na proteção contra a bruxaria; conhecida na Nova Inglaterra como meeting seeds, semente das assembléias, pois durante os longos sermões as mães davam às crianças.Na Grécia faziam coroas para os heróis.Nos tempos bíblicos era usada no pagamento de taxas com o hortelã e o cominho. No séc XIII serviam após comidas pesadas para assentar.
Partes usadas
Folhas e flores
Lendas e
Mitos
Saquinho perto do coração com as sementes afasta o olho gordo e atrai bons fluidos. Símbolo do amor eterno e verdadeiro.
Características
e Cultivo
Planta anual e rústica, com 20 a 60 cm de altura. Folha aromática, plumosa, com segmentos filiformes e azul esverdeados. O aule é oco, estriado, ramificado e azul-esverdeado. As flores são muito pequenas, fortemente aromáticas e amarelas, dispostas em umbelas, desabrochando em meados do verão. Clima temperado até 600 metros de altitude. Proteger dos ventos. Climas frios vai se colocado com orientação para aquecimento, em local arejado e ensolarado. Solo bem drenado, argilo-arenosos, levemente ácidos;pulgões costumam atacar; companheiro do repolho e alface, mas não aceita cenouras por perto;espaçamento de 15 a 40 cm entre plantas e 30 a 90 cm entre fileiras. Semeadura vai de agosto a novembro. Folhas estão boas para corte de 4 a 6 semanas após a semeadura, com as plantas entre 20 e 30 cm de altura. As flores para se obter as sementes devem ser colhidas quando os frutos se apresentarem castanhos. Não deve ser plantado perto do funcho, pois se hibridam com facilidade.

Arnica
Medicinal Arnica
Também é uma planta venenosa, deve ser preparada com cuidado. Sua tintura só é usada externamente em casos de contusões, mas não deve-se repetir as aplicações, pois pode causar inflamações de pele.
Tintura: Colocar 20 gs de flores e raízes em 100 gs de álcool à 60 graus e deixar macerar por 10 dias. Filtrar e guardar em garrafa bem fechada. Antes de usar diluir o preparado em 1/2 litro de água. Aplicar sobre torsões ou contusões, desde que não haja ferida aberta.

Efeitos colaterais: Uso interno pode aumentar atividade cardíaca e depressão. Externamente pode provocar vermelhidão e ardor de peles e mucosas mais sensíveis.
Nomes Populares
Arnica - arnica montana
Origem
Erva originária da Europa Central era conhecida por suas propriedades curativas e utilizada contra doenças das vias urinárias, coqueluche, desinteria.
Partes usadas
Folhas e flores

Arnica do Mato
Medicinal
Usam-se raízes, folhas e flores para aplicações locais externas em caso de contusões, com aplicação externa de infusão (20 gramas de erva para um copo de água).
Efeitos colaterais: Uso interno pode provocar aumento da atividade cardíaca e depressão; externamente pode provocar vermelhidão e ardor das peles mais sensíveis.

Nomes Populares
Arnica do Mato, arnica vulgar, arnica do campo, erva lanceta ou federal.
Nome Científico
Senecio brasiliensis Less, Solidago microglossa D.C.
Pertes usadas
Folhas e flores
Características
e Cultivo
Mede de 30 a 60 cm., odor fracamente aromático e sabor amargo. Flores em espiga amareladas, surgem em junho, julho.

Artemísia
ARTEMÍSIA
(Chrysanthemum parthenium Bern.)
Indicações: antileucorréico, emenagogo, antiespasmódico, febrífugo, para dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarréia, pertubações gástricas e insônia.
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem
Infusão - 2 a 3 folhas e 3 a 4 flores em 1 xíc. de chá com água, tomar 1 xíc. por dia.


Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.
Toxicologia: não deve ser utilizado durante a gravidez, pois exerce forte ação sobre o útero, podendo causar aborto.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.
Medicinal
Alivia anemias, cólicas abdominais, debilidades estomacais, diarréia, inflamação dos intestinos, nevralgia, icterícia, verminose. Possui propriedades diuréticas, sedativas, atiinflamatórias, antiespasmódicas e vermífugas(lombrigas e oxiúros). Chá é excelente antiepilético.
Infuso : Infuso : 2 col de sopa da erva para 1 litro de água. Tomar no máximo três xícaras por dia.
Fricções do suco das folhas pode ajudar nas artralgias e dores reumáticas.

Artemisia é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. O grupo inclui 200 a 400 espécies de plantas herbáceas e arbustivas, ricas em óleos voláteis. O absinto é um exemplo de espécie de Artemisia.

A artemisia é muito utilizada como moxa na terapia chamada moxabustão, difundida através da medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa, ou mogussá, é um extrato envelhecido, batido e seco das folhas dessa erva. Depois é utilizado tanto diretamente quanto indiretamente na pele em regiões com dores ou pontos de acupuntura. O princípio do tratamento é através do calor, mas ainda não sao descartadas as propriedades curativas já conhecidas da planta.

Cosmética
Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Para lactantes não é recomendado seu uso, pois suprime a lactação. Não é indicado também para mulheres grávidas e menstruadas.
Nomes Populares
Artemísia, erva de são João
Nome Científico
Família das Compostas
Planeta
Planeta regente é o SOL
Características
e Cultivo
Planta vivaz, de até 1 metro de altura, talos eretos, ramificados, violáceos. Folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçadas na inferior, pubescentes. Flores amarelentas, formando racimo piramadal, com folhas entresmescladas. Floresce no verão.

 
Arruda

Repelente de insetos e ratos, a planta não deve ser ingerida, pois é altamente tóxica; mulheres grávidas também não devem usá-la pois é abortiva; Causa confusão mental, convulsões e dores violentas nos intestinos. Seu uso deve ser restrito ao externo sob forma de cataplasmas para pernas varicosas, ou alívio de dores de ciática ( aplicar no local diretamente, passando antes óleo para não irritar a pele). Folhas frescas, dispostas sobre a testa, aliviam a dor de cabeça.
  • Uso caseiro: Como o poejo, é excelente para lavar os animais domésticos, para acabar com as pulgas e é inofensiva aos bichos. É utilizada também para combater a sarna. Infusão com 4 col sopa da erva em 1 litro de água. Seus ramos atuam como repelente de ratos.
  • Uso culinário: Não recomendado uso interno.
  • Uso mágico: Carregar arruda atrás da orelha para espantar o mau-olhado (portugueses). Ritos africanos usavam arruda, e a própria Igreja chegou a usá-la sob forma de vassourinhas para aspergir água benta sobre os fiéis em missas solenes. O banho com arruda combate todos os tipos de mau-olhado. Sempre foi uma erva associada à proteção contra bruxas, espantando o quebrante.
Aromaterapia: Galhos de arruda floridos colocados num vaso sem água para secar, limpam e purificam qualquer ambiente e estados díspares de espírito.
Efeitos colaterais: Se ingerida, pode provocar hemorragias internas
Nomes Populares
Arruda
Nome Científico
Ruta graveolens / família Rutáceas
Planeta
Marte
Origem
Origem Sul da Europa
Partes usadas
Folhas e flores
Lendas e
Mitos
Usada desde a antiguidade para proteger as pessoas do mau olhado, no século XVI deu origem a uma estória curiosa: quando morriam em Londres 7.000 pessoas por semana com a peste, e as casas atingidas eram marcadas com uma cruz vermelha, alguns ladrões não se incomodavam e entravam para roubar e não eram atingidos pela peste. O motivo: um famoso vinagre, dos quais um dos principais componentes é a arruda, num galão de vinagre de vinho junto com a sálvia, losna, menta, alecrim e lavanda, temperadas com alho, cânfora, noz moscada, cravo e canela, constituindo um poderoso anti-séptico. Essa mistura ficou conhecida como vinagre dos quatro ladrões.
Características
e Cultivo
Solo bem drenado, sol pleno, companheira dos figos e rosas, incompatível com sálvia, manjericão e repolho.

Assa Peixe
Medicinal Assa peixe
Usadas popularmente contra gripe pulmonar, tosses rebeldes, contusão, bronquites, hemorróidas e banhos nas afecções do útero, pontadas no peito e costas.


Nomes Populares
Assa Peixe, Mata campo
Nome Científico
Vernonia Polyanthes e Vernonia ferruginea Less
Características
e Cultivo
Plantas arbustivas e perenes. Capítulos brancacentos. Floresce de janeiro a março quando são plantas apícolas e também de junho a agosto. Ocorrem em pastagens e áreas ácidas, a sol pleno; são indicativas de terra de baixa fertilidade.
Avenca
Medicinal Avenca
Propriedades diuréticas, sedativas, antiinflamatórias, expectorantes e emenagogas. Boa coadjuvante no tratamento de tosses, catarros, afecções bronquiais e rouquidão.
Infuso : 2 colheres de sopa de folha picada para um litro de água fervente.
Cosmética O chá de avenca é excelente para lavagem e higiene do couro cabeludo, combatendo os males que atacam os cabelos..


Nomes Populares
Avenca, cabelo-de-vênus
Nome Científico
Adiantum capillus veneris L / Família Polipodiáceas
Planeta
Saturno
Origem
São chamadas avencas diversas espécies de plantas indígenas e européias, aclimatadas no Brasil
Partes usadas
Folhas


Características
e Cultivo

Planta herbácea pequena, de 30 a 50 cm, muito ornamental, formando touceiras. Hastes e ramos marrons escuros, muito finos; suas folhas são pecioladas, alternas, também muito finas. Crescem bem em locais úmidos e onde a luz é escassa.
Outras espécies
Adiantum risophorum L

Azeitona
Na Grécia antiga já se falava das oliveiras. Contam eles que durante as disputas pelas terras onde hoje se encontra a cidade de Atenas, Possêidon teria, com um golpe de seu tridente, feito surgir um belo e forte cavalo. A Deusa Palas Atenas, teria então trazido uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite e suavizar a dor dos feridos, fornecendo alimento rico em sabor e energia. Do outro lado do mediterrâneo, os italianos contam que Rômulo e Remo, descendentes dos deuses fundadores de Roma viram a luz do dia pela primeira vez sob os galhos de uma oliveira.
O fato concreto é que vestígios fossilizados de oliveiras são encontrados na Itália, no Norte da África, em pinturas nas rochas das montanhas do Saara Central, com idade de seis mil a sete mil anos, entre o quinto e segundo milênio a.C. Múmias da XX Dinastia do Egito foram encontradas vestidas com granalhas trançadas de oliveira e em Creta, registros foram encontrados em relevos e relíqueas da époa minóica (2.500 a.C.).
Os estudiosos de história concluem que o azeite, óleo advindo das oliveiras, faz parte da alimentação humana há muito tempo. Concluem que a oliveira é originada do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irã e do litoral mediterrâneo da Siria e Palestina, expandindo posteriormente para o restante do mediterrâneo. Ela surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na ilha de Creta, no sul da Grécia

Gastronomia

Na oliveira, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé.
Cerca de 20% de sua composição é azeite de oliva, repleto de bom colesterol (HDL) que mantém sua circulação sangüínea livre de obstáculos. Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Por isso, nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.
Antes de estar própria para consumo, a azeitona retirada do pé precisa ser processada. Uma dos processos que podem ser utilizado é próprio da região de Algarve e da origem as azeitonas de sal.
Azeitonas de sal são originadas de uma forma de preparar as azeitonas na região do Algarve. Como se sabe, este fruto não é doce, mas utilizado como petisco ou como tempero mas, para ser utilizado, tem primeiro que ser "curtido", ou seja, processado para lhe tirar o sabor amargo que tem quando apanhado da árvore.
Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de a preparar em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromáticas
Uma outra forma de consumir o fruto pode ser através de seu processamento em azeite de oliva, processo no qual o fruto passa por uma prensa a frio, dando origem ao sumo, originalmente mediterrâneo.
Na gastronomia portuguesa, a azeitona é principalmente utilizada como aperitivo, mas também utilizada como ingrediente de alguns pratos típicos, tais como o bacalhau à Gomes de Sá
Uma azeitona em uma oliveira
O azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Alem dos benefícios para a saúde o azeite adiciona a comida um sabor e aroma peculiares. A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com sol e clima seco.
Valor nutricional
Cada 100 gramas de azeitonas verdes em conserva contém:

Principais tipos de azeitona
Os principais tipos de azeitona são:

Azeitona Preta da Califórnia
Azeitona Preta Chilena
Azeitona Preta Empeltre
Azeitona Preta Fargas
Azeitona Preta Nevadilha
Azeitona Preta Portuguesa
Azeitona Preta Temperada
Azeitona Verde Arauco
Azeitona Verde Mazanilha
Calorias - 140kcal
Proteínas - 1,5g
Gorduras - 10g
Vitamina A - 250 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 10 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 15 mcg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 6 mg
Potássio - 1530 mg
Sódio - 130 mg
Cálcio - 100 mg
Fósforo - 15 mg
Silício - 6 mg
Magnésio - 5 mg
Cloro - 4 mg
Ferro - 1 mg

Babosa
Medicinal Babosa
Tem propriedades cicatrizantes, emolientes e resolutivas sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erispelas, queda de cabelos, etc, quando aplicada topicamente.

Cosmética
Aplicado seu sumo diretamente sobre os cabelos e pele torna-os sedosos, eliminando manchas. Aplicada em massagem no couro cabeludo ajuda a debelar a caspa e queda de cabelo.
Utilização
Apesar da recente divulgação da babosa para uso interno graças ao frei que divulga sua utilização para graves doenças, a erva só deve ser usada externamente; ver contra indicações.
Mágica
Traz boa sorte para dentro de casa e repele energias negativas. Um pano vermelho com algumas gotas do sumo da babosa colocado no carro evita acidentes e roubos.

 
Efeitos colaterais: a babosa tem forte ação purgante, laxativa, e pode provocar a menstruação em doses elevadas. Pode ainda provocar nefrite se consumida internamente.Contra indicada internamente para mulheres grávidas, durante os períodos menstruais, e por aquelas que sofrem de inflamações uterinas ou ovarianas. Contra indicada também por quem sofre de hemorróidas e cálculos da bexiga.
Nomes Populares
Erva-babosa, caraguatá, aloé
Nome Científico
Aloe vera L ou Aloe sucotrina L. -  Família : Liliáceas.
Planeta
Sol
Origem
África meridional
Partes usadas
Dela se aproveitam as folhas; do seu suco dessecado é reduzida a pó
Lendas e Mitos
A babosa é uma daquelas ervas que são companheiras antigas da Humanidade; Cleópatra já se beneficiava das propriedades rejuvenescedoras dos aloés sobre a cútis e o cabelo, para manter sua beleza. Muçulmanos, maometanos e judeus a usavam penduradas nas portas como proteção para todos os males. Perto de Meca era plantada ao lado dos túmulos para dar paciência aos mortos.
Características
e Cultivo
A planta tem folhas triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha.Cultivo em terra com humus; aguenta período de seca. As flores pendulares são de um vermelho intenso, reunidas em cacho.
Outras espécies
Aloe barbadensis

Boldo
Medicinal Boldo
Facilita a digestão e trata de distúrbios biliares; diurético; diminui o reflexo de blefarospasmo (tique de piscar o olho). Popularmente também é utilizado para icterícia.
Infuso: 2 gramas de folha em 100 ml de água frevente por 20 minutos. Tomar três vezes ao dia, antes das refeições
Cosmética
Tratamento de 1 semana ingerindo maceração de boldo, dá realce especial à pele, acabando com cansaço da pele.
Maceração: Colocar duas folhas de boldo em 1 copo de água filtrada ou mineral à noite e tomar pela manhã. Preparar outra dose para tomar à noite.
Efeitos colaterais: Em caso de overdose pode provocar vômitos
Nome Científico: Vernonia condensata Baker
Família: Asteraceae
Sinonímias Botânicos: Vernonia bahiensis Toledo
Nomes Populares:
Aluman, Boldo Chinês, Boldo Japonês em Pernambuco;
Aloma, Luman na Bahia;
Alcachofra no Ceará;
Boldo Bahiano, Árvore do Pinguço em S. Paulo;
Boldo Goiano em Minas Gerais;
Aluma – Carriconde, et al 1995 in Silva, E.B. da (1997).

Origem: Regiões do Mediterrâneo, sendo cultivada em todo sul da Europa, na Ásia Menor e ainda, na América do Sul e principalmente no Brasil.
Características Botânicas:
Arbusto alto, muito ramificado, atingindo até 5m de altura;
Folhas alternas, alongadas ou lanceoladas;
Flores esbranquiçadas, reunidas em capítulos terminais, apresentando crescimento rápido (Carriconde et al., 1996).

Comentários:
Considerada durante muito tempo como uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões Atlânticas com invernos suaves.Plantas de origem africana, adaptou-se bem aos climas quentes do Brasil; encontrada nas regiões do Nordeste (desde o Ceará até a Bahia), Centro-Oeste e Sudeste, estendendo-se até o Paraná;
A alcachofra não é só uma planta alimentícia indicada para os diabéticos, mas também uma importante erva medicinal que recebeu dos médicos árabes medievais o nome de al – Kharsaf.
O nome genérico Cynara vem do latim canina, que se refere à semelhança dos espinhos que a envolvem com os dentes de um cachorro.

A parte empregada é a folha. Possui carboidratos (sacarose, frutose e ácido clorogênico). As folhas contém substâncias que apresentam atividades analgésicas, não apresentando efeito colateral e foi observada leve atividade sedativa, que parece estar disssociada da ação analgésica, como também atividades bactericida e fungicida, ainda não especificadas;
No gênero Vernônia muitas espécies contém substâncias tipo sesquiterpenolactonas. Possivelmente algumas destas substâncias podem ser observadas na espécie V. condensata. São ricas em saponinas principalmente nas entrecascas dos ramos; informação confirmada em testes realizados em Recife, nos laboratórios da UFPE (Carriconde, et al, 1995);
As propriedades terapêuticas desta planta são:
Analgésicas;
Anti-ulcerogênica;
Antibacteriana;
Antifúngica;
Colagoga/colérica;
Carminativa;

O sabor amargo auxilia no estímulo das funções hepáticas e vesiculares, melhorando a atividade estomacal, por isso chamada digestiva. Nenhuma ação tóxica foi encontrada na literatura consultada (Carriconde, et al, 1995 in Silva, E. B. da (1997).
Composição Química:
Carboidratos – sacarose, frutose e ácido clorogênico;
Sesquiterpeno – lactonas;
Saponinas – plantas africanas do gênero Vernonia são ricas em Saponinas, principalmente nas entrecascas dos ramos (testes rápidos realizados com Vernonia condensata, em Recife nos laboratórios da UFPE ).
 

Uso:
* Fitoterápico:
-Colagoga, colerética, depurativa, diurética, laxativa, hipoglicemiante, reduz a taxa de uréia, reduz o colesterol sangüíneo.
-É indicado: anemia, anúria, aterosclerose, cálculos da bexiga, para favorecer a secreção da bile, bócio exoftálmico.
-clorese, colagogo, convalescença, doenças do coração, debilidade geral, diabete melito, diarréia, dispepsia, diurese, escrofulose, febre, doenças do fígado.
-gota, hemofilia, hemorróidas, hidropisia, hipertensão arterial, hipertireoidismo, ictéria, inflamação em geral, malária, nefrolitíase, obesidade, pneumonia, doenças dos pulmões.
-raquitismo, cálculos nos rins, doenças nos rins, sífilis, tosse, toxemia, uremia, uretrite, doenças urinárias.

·         Farmacologia:
Supõe-se que a cinarina seja a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética da droga, provocando o aumento da secreção biliar.
O amargo (cinaropicrina) aumenta a secreção gástrica e sua acidez.
A cinarina (derivado da luteolina) abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa através de uma estimulação metabólica enzimática. É utilizada para casos de hiperlipidemia e ateromatose interior dos tecidos adipóides.
A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo nas pessoas predispostas a desenvolverem litiase. O incremento da eficiência metabólica o fígado deve-se aos componentes polifenóicos que provocam a diminuição plasmática do colesterol.
A cinarina possui propriedades antihepatotóxicas, estimulando a função.

Bucha

A polpa do fruto da luffa cylindrica madura é usada pelo povo como purgativa e vermífuga. Infusão com 8 gs para um copo de água fervida. Caules e folhas têm seu uso popular nas pertubações do fígado, prisão de ventre e anemia.
A polpa do fruto da luffa operculata é usada popularmente para combater a sinusite: coloque meia buchinha do norte seca, sem pele e sem sementes em um litro de água, fervendo por dois minutos. Deixe amornar tampado, coe, acrescente 1 colher sopa de sal de cozinha, mexa bem e pingue duas gotas em cada narina a cada quatro horas por no máximo quatro dias.
Uso caseiro: O fruto da bucha dos paulistas é bastante utilizado como esponja para banho.
Efeitos colaterais: A buchinha do norte em altas doses é extremamente tóxica, causando hemorragias e acidentes fatais. Sua utilização não deve se prolongar por mais que o indicado e deve ser interrompido seu uso imediatamente em caso de dor de cabeça.
Nomes Populares
Bucha - bucha dos pescadores, bucha dos paulistas, fruta dos paulistas, quingombô grande, esponja vegetal, esfregão, pepino bravo.
Nome Científico
Luffa cylindrica - bucha / família das Cucurbitáceas
Luffa operculata - buchinha do norte
Origem
Ásia, África e Nordeste do Brasil
Partes usadas
Frutos
Características
e Cultivo
Trepadeira de até 5 metros, de folhas grandes, ásperas e verde escuras, que lembram a forma de uma mão aberta. Flores grandes amarelas. Fruto de até 50 cm de comprimento, cilíndrico, amarelo quando maduro e castanho escuro quando seco. Clima tropical, mas em regiões com 900 a 1200 metros de altitude, verões suaves ( 22 a 25 graus) e boa ventilação, tem mostrado boa produção. Prefere solo argilo-arenoso, fértil, bem drenado e com acidez fraca. Deve ser plantado na primavera. Exige fertilidade e se dá bem com adubação orgânica.

Caqui
As variedades de caqui são as frutas de polpa amarela e com tanino, sem sementes, e as frutas com polpas achocolatadas e doces, sem tanino e com sementes. São os conhecidos caquis "chocolate".

Propriedades:
O caqui possui qualidades calmantes, febrífugas, antieméticas e laxativas. Seu uso é conveniente para os que sifrem de desnutrição, tuberculose, anemia, descalcificação, enfermidades das vias respiratórias, catarros da bexiga, transtornos intestinais, afecções do estômago e gastrite infantil.
Essa fruta pode causar nódoas nas roupas. Para eliminar essas manchas, lave a peça de roupa em água corrente e abundante, esfregando bem o lugar manchado.

Caqui ou dióspiro é o fruto do caquizeiro (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. De variedade vermelha, quando maduro é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar, e na variedade conhecida como caqui-chocolate é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho.

O caqui é originário da China também sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.

É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, pois precia climas amenos e frios (subtropical e temperado).

Existem variedades que atendem a vários gostos , como caqui-chocolate (mais firme mediamente doce), rama forte (mais mole, mais doce) etc. Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.
 

Cereja
Não só as crianças e os pássaros consomem gostosamente as cerejas, mas também os adultos, por causa da sua polpa refrescante
Propriedades:
Examinemos as cerejas, quanto às suas propriedades que contêm e suas possibilidades de aproveitamento. Atuam ,como a maior parte das rosáceas, nas vias gastrintestinais e nos órgãos anexos, a glândula hepática e o pâncreas. Como os morangos, também as cerejas são ricas em glicose(12%) o que lhes dá um bom índice de saciedade.
Mas além disso, também tem ácido orgânico(0,9%) que lhe condicionam o sabor. Estes ácidos vegetais atuam como depuradores no metabolismo e como elementos antibacterianos, desinfetantes e fomentadores das secreções e da digestão.
O conteúdo elevado de minerais(0,7%)converte a cereja num meio dietético de primeira ordem. Tem se a sensação de haver comido abundantemente e contudo consegue-se uma notável redução de peso, já que faltam os autênticos portadores de energia, as gorduras e as proteínas, assim como o sal.

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluido no género Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.

As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com invernos e chuvas.

Entre as espécies deste gênero estão:

Prunus apetala
Prunus avium - cereja-doce
Prunus campanulata
Prunus canescens
Prunus cerasus - cereja-ácida
Prunus concinna
Prunus conradinae
Prunus dielsiana
Prunus emarginata
Prunus fruticosa
Prunus incisa
Prunus litigiosa
Prunus mahaleb
Prunus maximowiczii
Prunus nipponica
Prunus pensylvanica
Prunus pilosiuscula
Prunus rufa
Prunus sargentii
Prunus serrula
Prunus serrulata - (cerejeira-do-Japão)
Prunus speciosa
Prunus subhirtella
Prunus tomentosa

Outras cerejeiras
A amburana é uma árvore brasileira da família Fabaceae, produtora de madeira nobre.

A cereja-do-rio-grande é uma árvore frutífera brasileira, da família Myrtaceae.

O pêssego-do-mato é outra árvore frutífera brasileira da família Myrtaceae.


Flores de cerejeira
Simbologia
Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura) a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia da árvore.

 

Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida
 
Ordem: Rosales

Família: Rosaceae

Subfamília: Prunoideae

Género: Prunus

Subgénero: Cerasus


Cidrão
Medicinal Cidrão
Folhas e flores digestivas, antiespasmódicas, boa para hipocondria, doenças de nervos, melancolia, afecções do coração e histeria, sendo também emenagogas.


Utilização
Uso comercial: : Fornece material para indústria de vime e as folhas são usadas para a indústria de perfumaria.
Uso culinário: Como aromatizante de sucos , pães, bolos.

Nomes Populares
Cidrão, cidrilha, cidró, salva-limão.
Nome Científico
Lippia citriodora Kunth / família Verbenáceas
Caracteristicas
e Cultivo
Arbusto de até 3 metros de altura, com folhas de pecíolo curto, oval-lanceoladas, inteiras, acinzentadas, de até 7 cm de comprimento. Flores brancas ou lilazes, formando espigas verticiladas. Flores aromáticas com cheiro de limão, usada como condimento e com fins medicinais.

Calêndula
Medicinal Calêndula
Expectorante, anti-sépticas e cicatrizantes.Anti-ictérica, antiscorbútica,anti-oftalmica, excitante, emenagoga,antispasmódica..
Fonte de iodo orgânico, responsável por suas propriedades anti-sépticas, impede a formação de pus em cortes e queimaduras, favorecendo a granulação dos tecidos que apressam a cicatrização. Bom para contusões e frieiras.
Óleo para luxações, veias congestionadas, úlceras externas e problemas de pele: colocar um punhado de flores num pote de vidro com 1 xícara de azeite de oliva. Deixar em janela ensolarada e sacudir de vez em quando. Pronto de 1 semana a um mês após.
A infusão da flor é boa para a digestão; também a infusão é recomendável para lavar a boca, contra as doenças das gengivas.
Cosmética
Excelente em loções para o rosto, como a receita a seguir:
1 xícara de flores frescas misturadas em 2 xícaras de leite morno. Deixar esfriar, coar, e conservar em geladeira até o uso. Aplicar na pele previamente lavada com vinagre de maçã.
Uso caseiro:

Para complemento de jardins externos e para arranjos.
Uso culinário: Usar as lígulas (pétalas) para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos.
 

Nomes Populares
Calêndula, mal-me-quer, maravilha
Nome Científico
Calendula officinalis L. / Compostas
Planeta
Sol
Origem
Erva de origem européia, vulgar nos jardins públicos.
Partes usadas
Flores e folhas
Lendas e
Mitos
Seu nome botânico deriva da crença de que parece estar sempre em flor, nos primeiros dias de cada mês (do latim calendas).Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento.Os hindus utilizavam-na para decorar altares e os persas e gregos guarneciam e aromatizavam a comida com suas pétalas douradas.
Uma das lendas que a envolvem diz que a memina que pisar descalça em suas pétalas, começará a entender a linguagem dos pássaros.
Seus poderes também sao invocados em sonhos premonitórios. Uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal.
Outra crença popular sobre a calêndula é de que se não abrirem suas flores até 7 horas, pode aguardar chuva.
Caracteristicas
e Cultivo

Planta anual e rústica, de 30 a 50 cms de altura, com folhas verdes e pubescentes, caule verde e carnudo, coberto de pelos finos e glândulas. As sementes são de cor creme, na forma de um apóstrofo curvo. As flores são de um laranja vivo.
Planta anual e rústica, vai bem em solo fofo e fértil, livre de ervas daninhas, e com bom teor de umidade (mas não encharcado, para evitar doenças fúngicas).

Camomila
Medicinal Camomila
. Os egípcios já usavam a camomila no tratamento da malária. Ação antiinflamatória, indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão flores). Para criança ajuda combater vermes. Chá usadio intensivamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.. Bom em infusos para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
Infuso - 5 a 10 gs em 100 ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 vezes ao dia.
Macerado- 10 gs em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Filtar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia.
Tintura oleosa para massagear áreas doloridas: 20 gs em 100 ml de azeite, esquenta em banho maria por 2 horas no fogo baixo. Filtar e usar para massagem.Bom para dores de ouvido, nevralgias, limpeza de crostas de recém-nascidos. Para reumatismo, acrescentar 10 gs de cânfora e massagear as juntas doloridas.


Cosmética
Usado há mais de 4000 anos. Um rinse de camomila conserva o louro da juventude e mantém a beleza dos cabelos. Bom para compressas em olhos inchados. Enchimento de travesseiros contra insônia. Indicada para peles secas e irritadiças.
Chá é excelente para lavar o rosto e retirar maquiagem: purifica e revitaliza a cútis.
Óleo para aliviar queimadura solar: Deixar cozinhar por 10 minutos, 1/4 de xícara de azeite de oliva com 30 gs de camomila. Desligue o fogo, deixe esfriar. Filtre em gaze, esprema e aplique no local.
Aromaterapia: O óleo essencial é sedativo e anti-fúngico.Bom para queimaduras solares.


Efeitos colaterais: Não deve ser utilizada por quem estiver fazendo tratamento radioterápico, pois como tem efeito anti-oxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.
Nomes Populares
Camomila dos alemães, matricária.
Nome Científico
Matricaria Recutita / M.chamomilla L proparte / Chamomilla recutita L Rauschert / Família compostas
Planeta
Sol
Origem
Erva de origem européia, vulgar nos jardins públicos.
Partes usadas
Flores e folhas
Lendas e
Mitos
Atrai dinheiro; plantada ao redor da casa afasta o olho gorgo; simboliza a prosperidade.


Caracteristicas
e Cultivo

Planta anual, haste ereta cresce de 25 a 50 cms com folhas delgadas e bem recortadas. Flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, vai bem em locais onde faça um pouco de frio, em sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor. Amiga das couves, cebolas, mentas e repolho.
Outras espécies
Camomila Romana (arthemis nobilis) / Chamaemelum nobile Ait, camomila inglesa(rasteira e delicada)- é mais forte que a camomila comum, usar doses menores ( 3 gs para infuso, 10 gs para tintura oleosa). Uso medicinal bom : bom para azia, diarréia e dores menstruais.
Camomila falsa ( chrisanthemum parthenium)- Vide matricária

 
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Género: Matricaria
Confrei
Medicinal Confrei

Uso apenas externo, tem ação adstringente,cicatrizante e antiinflamatória, desinfetante de feridas e consolidação de fraturas.

Devido sua ação emoliente, utilizado no preparo de cremes. Agente na cicatrização de feridas, é também indicado para pele oleosa com tendência acnéica. Auxilia no tratamento contra caspas.
Uso caseiro: Muito usada como forrageira.
Efeitos colaterais: Seu uso interno pode provocar sérios problemas hepáticos.


Nomes Populares
Confrei , erva do cardeal
Nome Científico
Symphytum officinale - família das borragináceas
Partes usadas
Principalmente a raiz seca; também folhas e rizomas
Caracteristicas
e Cultivo
Erva vivaz, de rizoma grosso e raízes fusiformes, fasciculadas, caules eretos, vigorosas, ramosos, eriçados, ásperos, angulosos e alados, crescendo até 80 cm. Flores brancacentas, tubulosas, grandes, dispostas no ápice dos ramos em cimeiras geminadas curtas e escorpióides. Gosta de climas frios, cresce de 40 a 80 cm de altura, flores brancas ou lilazes.

Capeba
Medicinal Capeba
Diurética e desopilante do fígado.
Uso culinário: Charutos de Caapeba
Ingredientes: 6 folhas de capeba de tamanho médio, 1 copo de arroz, 1/2 kg de carne moída ou cenoura picada, 1 pires de queijo ralado, alho, cebola, sal, molho de tomate.
Refogue a carne ou cenoura com alho, cebola e sal. Junte o arroz e deixe cozinhar até amolecer. Em seguida coloque a mistura sobre as folhas de caapeba e enrole os charutos. Prender com palitos para que não se abram. Coloque em forma refratária, cubra com molho, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
 

Nomes Populares
Pariparoba, caapeba, catajé, malvarisco, manjerioba.
Nome Científico
Pothomorphe umbellata L
Piper umbellata L
Família Piperáceas
Planeta
Júpiter
Origem
Nativa brasileira, ocorre desde a Amazônia até o Rio de Janeiro, em solos estercados e úmidos, próximos ou em bosques.
Partes usadas
Flores e folhas
Caracteristicas
e Cultivo
Arbusto de 1 a 2 metros de altura, com ramos estriados e com pelos. Folhas ovaladas, arredondadas ou em forma de rim. As flores são minúsculas e distribuídas em espigas de até 10 cm de comprimento.

Capuchinha
Medicinal Capuchinha
Folhas e flores ricas em vitamina C, combate bronquites, expectorante. anticatarral, combate queda de cabelos, previne prisão de ventre, bom para pele. Abre o apetite, facilita a digestão e são calmantes. Trata de infecções urinárias.
Infuso: 2gs de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia ou usar como loção no couro cabeludo
Cosmética
Esmagar sementes, misturar sumo vaselina, passar espinhas. Poderoso aliado contra o envelhecimento da pele. É rico em vitamina C, podendo ser consumido em sucos ou saladas.Para ter cabelos fortes e brilhantes, ferva 50 gs folha fresca (2 col de sopa) triturada em um litro de água por cinco minutos. Esprema, coe e use para enxaguar os cabelos. A capuchinha também é usada popularmente para combater a queda de cabelos; para tanto prepare um emplastro triturando bem as folhas e flores frescas num pilão e friccione o couro cabeludo por 5 minutos. Enxague com água fria e repita uma vez por semana o procedimento.
Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário: Atualmente foi valorizada principalmente pelos restaurantes finos, que servem suas folhas e flores em saladas nutritivas e atraentes.Suas folhas contém grandes quantidades de vitamina C, de reconhecidas propriedades anti-escorbúticas. Comer suas folhas e flores cruas em saladas, ajuda a combater o início da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco das folhas é auxiliar na expectoração, ajudando a acalmar a tosse. Se consumida à noite, a Chaguinha atua contra a insônia. O sabor das folhas e flores da chaga lembra o agrião; as sementes, conservadas em vinagre, são conhecidas como alcaparra dos pobres, e podem perfeitamente substituir a própria na preparação de pratos.

 
Nomes Populares
Capuchinha, chaguinha, chaga de cristo, nastúrcio
Nome Científico
Tropaeolum majus / Família Tropeoláceas
Planeta
O planeta regente é o SOL
Origem
Sua origem remonta aos Andes peruanos.
Partes usadas
Folhas, flores e sementes
Características
e Cultivo
Trepadeira ou prostrada de caule grosso, retorcido e suculento, com folhas grandes e arredondadas. Flores têm coloração alaranjada ou vermelho, com manchas escuras no seu interior. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal. Terrenos incultos, melhora a saúde do pêssego (atrai nematóides), amiga da couve e do repolho. Afasta pragas. Em solos férteis reproduz-se por pedaços de caule e sementes, e raízes
Capim Santo ou Erva Cidreira

É utilizado como refrigerante, diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.
Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura.
O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris. Para baixar a febre: Faça uma infusão com 1 xíc.de chá de água e 1 xíc. de chá de folha ou rizoma fresco, ou metade se forem secos. Coe e tome quente.
Para reumatismo e dores musculares: Esmague num pilão um pouco de rizoma com 1 col (sopa) de óleo de côco. Coe e empregue em massagens, nos locais doloridos.
Contra ansiedade: Faça uma infusão com 5 gs de folha ou rizoma para cada xícara de chá de água. Coe em seguida. Tome de duas a três xícaras por dia.

Uso caseiro: Pode ser usado em banhos aromáticos (preparar sempre o chá forte e nunca colocar a erva direto no banho), e como sachê para perfumar tecidos e afastar traças e outros insetos.
Uso culinário: Batido com água, o capim limão faz um refresco para tirar desânimo dos dias de calor. Usado como aromatizante de bebidas alcoolicas.
Uso mágico:
Aromaterapia:Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.
Nomes Populares
Chá-de-estrada, capim cheiroso,erva cidreira, capim-cidrilho,capim santo, lemon grass, capim cidreira, falsa cidreira, capim cidrão.
Nome Científico
Cymbopogon citratus Staupf - Família Gramineae
Origem
Propriedades ativas concentram-se nos óleos essenciais (citral e mirceno).Originária da Índia, introduzida no Brasil na época da colônia. Combate a erosão, tendo sido usado no Brasil Colônia para plantio à beira das estradas recém abertas.
Partes usadas
Flores e folhas
Caracteristicas
e Cultivo
Planta perene, forma enorme touceiras de folhas finamente estriadas, com margens cortantes, exalando um forte odor de limão. Flores agrupadas em pequenas espigas.
Cultivo: A planta prefere terrenos pouco úmidos, vegetando bem em regiões de clima tropical e temperado. Faz-se mudas desmembrando pedaços da touceira mãe, plantando em lugar bem ensolarado à um metro uma da outra.

 
Carqueja
Medicinal Carqueja
Tônico amargo, combate diabetes, bom para distúrbios do fígado, estômago, vesícula, intestino solto, pois age como estimulante de secreção gástrica. Coadjuvante de regimes de emagrecimento, e cura de chagas ulceradas de pele.

Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário: Substitui o lúpulo na cervejaria caseira, serve também para aromatizar licores e refrigerantes. Ótimas para 'gua do chimarrão.

Nomes Populares
Carqueja Amarga, tiririca de babado, Bacanta, cacaia amarga, vassoura.
Nome Científico
Baccharis trimera De Candolle / Família das Compostas
Planeta
Júpiter
Origem
Sua origem remonta aos Andes peruanos.
Lendas e
Mitos
Na Argentina a população rural credita-lhe a capacidade de combater a impotência masculina e a esterilidade feminina. Outra crença diz que a infusão dessa planta faz as cabras conceberem mais rapidamente.
Características
e Cultivo
Subarbusto ruderal, perene, de até 80 cm de altura, hastes ramificadas, eretas, lenhosas na base. Ramos trialados, folhas nulas, alas membranáceas, seccionadas, glabras e verdes, flores amarelas nascem agrupadas, formando bolas
Outras espécies
Baccharis genistelloides Pers.

Cavalinha
Cavalinha Medicinal Por conter grande quantidade de silício, é uma excelente mineralizante, sendo boa para problemas nos ossos, como osteoporose; é conhecida também como erva da terceira idade, pois além dos ossos, protege também quem tem problemas de próstata.Diurética e anti-úrica, a cavalinha é usada popularmente para tratar de retenção e irritação das vias urinárias (rins e bexiga), anemias, hemorróidas, hemorragias nasais, inflamações de útero, fraturas e descalcificação de dentes e ossos, sob forma de infusão (2 a 3 xíc/dia), auxilia no tratamento de hemorragias ( sob forma de vapor ou compressas)..Sua utilização é sob forma de chá, feita com infuso (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando antes de tomar pelo menos por cinco minutos) de 2 colheres de sopa da erva picada para 500 ml de água.
Cosmética
Em infusão, combate a celulite; ferva 30 gs da erva (caules estéreis) em 2 litros de água por 15 minutos. Coe e despeje na banheira. Tome banho de imersão por 20 minutos. Repita 2 ou 3 vezes por semana.Uma infusão mais forte aplicada com bandagens, ou mesmo um cataplasma da erva, aplicada em locais do corpo propensos a celulite, faz verdadeiras maravilhas.A cavalinha é ainda excelente tônico para peles oleosas
Uso caseiro: Utilizada na marcenaria para polir madeira. Também usado como corante verde.Usa-se contra transpiração excessiva nos pés, sob a forma de tintura, com banhos preparados com a planta.Muito bonita em arranjos com flores, antigamente era usada como uma espécie de "bombril" vegetal, bom para arear panelas ( pelo seu teor de silício).
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia: : Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.
 

Nomes Populares
Rabo de cavalo, cauda de cavalo, erva carnuda, equisseto.
Nome Científico
Equisetum arvense L. / Família Equissetáceas
Planeta
Saturno
Origem
Remanescente de plantas pré-históricas, único sobrevivente de um gênero fóssil que existiu antes do aparecimento do homem, há milhões de anos, a cavalinha pertence ao grande grupo das Criptógamas vasculares. A erva é remanescente desse período, quando cavalinhas gigantes se proliferavam à beira dos lugares úmidos, como uma espécie de bambu mais aquático.
Partes usadas
Flores e folhas
Caracteristicas
e Cultivo

Caules ocos de até 30 cm de altura, parece um bambú sem folhas e fino. Os caules podem ser de dois tipos:
-estéril: mais alto, de cor esverdeada, pequenas folhas em forma de agulhas emendadas ; essa parte produz alimentos para si mesma, realizando a fotossíntese.
-fértil: aparecem na primavera, são mais curtos , de cor branco amarelada na base e vermelho escuro na ponta, com tufos de esporos bissexuados.
A cavalinha possui grandes quantidades de ácido sílico, flavonóides, sais de potássio, ferro e magnésio, além de tanino e outras substâncias.
Prefere solos pantanosos ou campos úmidos.

Côco
Quando se fala em coco a primeira coisa que vem a cabeça é o coco-da-baía. No entanto, todos os tipos de palmeiras produzem coco. Nos trópicos, o coco é muito apreciado, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores são: a Bahia, o Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O coqueiro gosta de clima quente e úmido. Sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros. A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. Propriedades: O coc-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas. A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco.Por exemplo:
hidrata e amacia a pele
reduz o nível de colesterol
combate a verminose infantil
previne e auxilia no tratamento da artrite
controla a pressão arterial
combate a desidratação
repõe imediatamente a energia
evita vômitos e náuseas durante a gravidez
depura o sangue
é calmante natural
reduz a febre
trata de ulcera estomacal
combate a prisão de ventre
previne o enjôo causado pela maresia
Embaúba

Medicinal Embaúba
Eficaz contra a hipertensão, tônica e regularizadora cardíaca (infuso de folhas: 1 col de sopa de folhas em 1 litro de água fervente. Abafe por 5 minutos.). Extremamente diurético, provoca três vezes mais urina que o normal. Popularmente também usada para xaropes para tosses e gripes.
Princípios Ativos: taninos e flavonóides
Nomes Populares
Umbaúba, árvore da preguiça, pau de lixa, caixeta, imbaíba, ambaíba, baibeira, torém.
Nome Científico
Cecropia glazioui
Planeta

Partes usadas
Raiz, brotos e folhas
Lendas e
Mitos

Caracteristicas
e Cultivo

Árvore de tronco reto, oco. Folhas longipecioladas, duras, ásperas, esbranquiçadas em baixo. Fruto oval, pequeno(0,5 cm), roxo escuro.

Embaúba é designação comum a várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia, podendo chegar a 15 m de altura. Pertence ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica. É também chamada de árvore da preguiça, pois seus frutos são alimento preferido por este animal.As embaúbas são árvores leves, pouco exigentes quanto a solo, e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves, são capazes de se dispersarem rapidamente. Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas especialmente as do gênero Azteca, que habitam no seu interior e que as protegem de animais herbívoros - daí seu nomes castelhanos de hormigo ou hormiguillo.


Sinonímia
Embaúba, imbaúba, umbaúba.

Em outros idiomoas: trumpet tree, bois canon, bois trompette, grayumbe, grayumbo, trompette, trompettier, yagruma, yagrumo, akowa, chancarpo, chancarro, guarumbo, guarumo, hormigo, hormiguillo, snakewood tree, pop-a-gun, tree-of-laziness, trompetenbaum, yaluma, certico, ambiabo, ambai, tree-of-sandpaper, palo lija


Espécies e sinonímia botânica
Cecropia schreberiana
C. palmata
C. peltata
C. obtusifolia
C. hololeuca
C. glaziovii
C. amphichlora
C. arachnoidea
C. asperrima
C. concolor
C. dielsiana
C. hondurensis
C. juranyiana
C. mexicana
C. pachystachya
C. polystachya, Trécul
C. scabrifolia
C. surinamensis
Ambaiba palmata

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales

Família: Urticaceae

Género: Cecropia
Espinheira Santa
Medicinal Espinheira Santa
Ação cicatrizante em caso de úlcera péptica, gastrite e dispepsia; recobre o estômago com muco protetor.
.Alivia azia, gases, inflamação intestinal, hepatite, insuficiência hepática, inflamações intestinais, doenças dos rins e bexiga, anemia, fraqueza, acne e eczemas.
Princípios Ativos: tanino e óleo essencial
Decocto: Ferver 20 minutos a mesma quantidade de cascas em 1 litro de água.


Infuso: duas colheres de sopa de folhas para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras ao dia morno.
Efeitos colaterais: Não indicada para uso interno em crianças, nem em mulheres grávidas, pois pode provocar contrações uterinas e suprimir a secreção do leite materno.
Nomes Populares
Espinheira divina, maiteno, espinho de deus, salva vidas
Nome Científico
Maytenus ilicifolia Martius / Família Celastráceas
Planeta

Partes usadas
Cascas e folhas
Caracteristicas
e Cultivo
Árvore de crescimento lento, no meio de bosques.

Erva Cidreira de Arbusto

(Lippia alba (Mill) N. E. Brown)
Indicações: antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo; combate a insônia e asma.


Parte usada: folhas.
Preparo e dosagem
Infusão: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada ½ litro d'água, tomar 4 a 6 xíc. de chá ao dia.
Outros usos: planta melífera.
Toxicologia: popularmente não se recomenda o uso por hipotensos (pressão baixa).


Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.

 
Nome Científico: Lippia alba (Mill) N. E. Br.

Família: Verbenaceae

Nomes Populares: Chá de tabuleiro (CE), erva cidreira, falsa melissa, erva cidreira brava, erva cidreira do campo (PA), salva do Brasil, salva limão, alecrim do campo, salva brava (RS), cidrila, orégano e salvia nos outros países Latino-Americanos.

Erva Doce
Medicinal Erva Doce
Digestiva, diurética, carminativa e expectorante.O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma excitação nervosa e insônia. Age contra a cólica de recém nascidos. As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite.
Cosmética A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impuresas, sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito anti-rugas.


Utilização
Uso doméstico:Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 col de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
Uso culinário: Muito utilizada sob forma de semente para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também em tortas de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés.As sementes também temperam e dão aroma às carnes, linguiças na grelha, salames. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. Os europeus costumam por um galhinho com folhas nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete.No quentão, tira o gosto ardido do picles, suavizando o sabor..
Uso mágico: Uma das ervas usadas como proteção.
Aromaterapia: O óleo essencial tem largo emprego nas indústrias alimentícias e de cosmética. No ambiente, a essência atua como aromatizante tranquilizador.


Nomes Populares
Erva doce, pimpinela, anis
Nome Científico
Pimpinella anisum / Família das Umbelíferas
Origem
Já era cultivada pelos egípcios em 1500 AC para alimento, bebida e remédio. Em outros tempos nativa no Mediterrâneo e Ásia Menor. Também cultivada no México.
Partes usadas
Sementes, folhas e bulbos


Lendas e Mitos
Os romanos faziam com a pimpinela o MUSTACEUS, um bolo que era servido ao final dos banquetes (foi o precursor dos bolos de noiva condimentados); era tão preciosa na Antiguidade, que a Inglaterra pagava impostos sobre sua importação.
Caracteristicas
e Cultivo
Planta anual, de 30 a 35 cms de altura. Folhas verdes, as inferiores orbiculadas, as médias são penadas e as superiores são inteiras ou tripartidas. Flores em buquês brancos, com frutos ovóides, um pouco alongados.O plantio é de setembro a novembro. Gosta de clima ameno. Quando o objetivo do cultivo for as sementes, colher no verão, quando estiverem amarronzadas. As folhas podem ser colhidas à partir dos 15 cms.

Erva de Santa Maria
ERVA-DE-SANTA-MARIA
(Chenopodium ambrosioides L.)
Indicações: estomáquico, diurético, vermífugo, sudorífico, para angina e infecções pulmonares. Cicatrizante e para contusões (uso externo).
Parte usada: folhas e flores.
Preparo e dosagem
Infusão: 1 xíc. de cafezinho de planta fresca com sementes em 1/2 litro d'água, tomar 1 xíc. de chá de 6 em 6 horas (vermífugo, estomáquico).
Sumo: 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xíc. de chá de leite, uma vez ao dia; as crianças maiores de 2 anos, devem tomar a metade da dose (peitoral).
Sumo: 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite, bater no liquidificador, tomar 1 copo de suco 1 vez ao dia por 3 dias seguidos (vermífugo).
Cataplasma: colocar 1 xíc. de cafezinho de vinagre, 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa, colocar sobre o local afetado e enfaixar (contusões).
Geléia: pegar 4 bananas nanicas maduras com casca , picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã, 1 copo e meio de açúcar. Triturar bem as plantas em um pilão, pode-se adicionar um pouco de água, em seguida juntar a banana e o açúcar, amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia, pura ou passar na bolacha, pão, etc. (vermífugo).
Outros usos: elimina e repele pulgas e percevejos (colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura).
Toxicologia: deve ser administrada com cautela. É contra indicado para gestantes e para crianças menores de 2 anos de idade. Usar sob orientação de profissional da área.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999

Guiné

Indicada para afecções da cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo, em compressas. O pó da raiz ameniza a dor de dente.
Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta.

Uso mágico: A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A guiné funcionaria como uma espécie de "antena"que captaria as más vibrações, que seriam então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda.
Efeitos colaterais: Não usar internamente, pois é tóxica e abortiva.
Nomes Populares
Guiné, erva de pipi, tipi,, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá, pipi
Nome Científico
Petiveria tetranda gomez.Petiveria alliacea / Família: Fitolacáceas
Partes usadas
Toda a planta, especialmente a raiz
Características
e Cultivo
Subarbustiva perene de até 1 m de altura, ramos eretos, folhas alternas elípticas, lisas. Flores brancas minúsculas em espigas terminais.
Cultivo:Precisa de solo fértil e pouco ensolarado.

Gengibre
GENGIBRE (Zingiber officinalis)
Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vômitos, rouquidão; tônico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.
Parte usada: rizoma ("raiz").
Preparo e dosagem
  • Pulverizar o rizoma e ingerir contra vômitos.
  • Decocção: preparar com 1 colher (chá) de raiz triturada em 1 xíc. de chá de água, tomar 4 xíc. de chá ao dia.
  • Cataplasmas: preparar com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano, e deixar no local (para reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações).
  • Rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão).
  • Tintura: 100 g do rizoma moído em 0,5 l de álcool, fazer fricções para reumatismos.
  • Xarope: pode ser ralado e adicionado a xaropes, juntamente com outras plantas.
Toxicologia: o uso externo deve ser acompanhado para evitar possíveis queimaduras.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.
Guaco
Medicinal Guaco
expectorante e broncodilatador, combate tosses, asma, bronquites e rouquidão, além de problemas do aparelho respiratório.Combate reumatismos.É antifebrífugo. Popularmente também usado para combater sífilis, gota e infecções intestinais.
Os sertanejos empregam a planta contra picadas de cobra e de insetos venenosos.


No uso para crianças, administrar infusos fracos na proporção da metade da dose dos adultos.
Xarope por decocção: Pegar um punhado de caules e folhas e ponha em 2,5 litros de água fervendo, deixando até reduzir para 0,5 litro no fogo. deixe esfriar um pouco, filtre, junte 250 gramas de açúcar e ferva até o ponto de xarope. Quando ferver acrescente 3 colheres de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro. Tomar 1 colher de sobremesa junto ao café da manhã, almoço e jantar.
Infuso: coloca-se 2 ou 3 gramas de folhas em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 2 vezes ao dia.
Macerado: é preparado com 4 gramas de folhas em 100 ml de vinho, deixando por 10 dias num vidro fechado e esterelizado. Coar e tomar um cálice pequeno duas vezes ao dia.
Xarope: Misturar água e açúcar em ponto de calda. Adiciona-se o chá forte de guaco e toma-se 4 a 6 colheres de sopa ao dia.
Uso caseiro: Quando em flor, é muito procurado por abelhas melíferas. No caso de aversão ao leite, pode se substituí-lo por infusão de guaco adoçada com mel.
Uso culinário:
Uso mágico:
Aromaterapia: Auxilia na restauração da paralisia parcial e sequelas.
Efeitos colaterais: A erva provoca vômitos, usada em dosagens elevadas.
Nomes Populares
Erva-de-serpentes, cipó-catinga, erva-de-cobra,uaco
Nome Científico
Mikania glomerata / Família - Compostas


Planeta
Mercúrio
Origem
Originário da América do Sul, já utilizado pelos índios como contraveneno para serpentes. Vegeta nas regiões sul e sudeste do Brasil, nas matas e cerrados, mas serve bem para o cultivo doméstico.
Partes usadas
planta florida, folhas
Características
e Cultivo
O guaco é uma planta que se desenvolve como um arbusto lenhoso e cheio de ramos. Cresce como uma trepadeira, e não tem garras para se prender, precisando de um arrimo. Folhas opostas, simples, ovais, acuminadas, verde escuras na face principal e mais claras na reversa. Folhas novas apresentam cor verde limão.Secas cheiram a amêndoa. A floração em forma de pequenos capítulos longipedunculados., de cor branca.

Hortelã

Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
  • Infusão - 3 gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.
  • Óleo medicinal - Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens.
1. M.piperita - Fortificante de glândulas, nervos e coração. Efeitos antiespasmódicos e calmantes. Dores do baixo ventre, cãimbras e prisão de ventre. Infusão quente favorece transpiração e facilita menstruação. Os chás são conhecidos calmantes para idosos e crianças. Para combater o soluço, tomar 1/2 colher de suco fresco de folha de m.piperita com algumas gotas de vinagre.
2. M. spicata- recomendado por suas virtudes diuréticas e anti-térmicas
3. Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (família compostas) para distúrbios do estômago e da cabeça (infusão de não mais de 5 minutos para não amargar); também indicada para gota, ciática e dores semelhantes(maceração em azeite de oliva por 4 dias, aplicação externa local.Curiosidade: na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis mascavam suas folhas para afastar o sono.
4. Hortelà do norte, levante: usam-se as folhas e ramos floridos nas cólicas intestinais e como excitante do sistema nervoso central, na proporção de 3 gramas para um copo de água fervente.
Cosmética
Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho do hálito.
Sauna facial antinevrálgica: em uma tigela, adicione 1/2 litro de água fervente a 25 gramas de hortelà pimenta. Exponha o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com um pano formando uma cabana para o rosto.

  • Banho estimulante: Ferver em fogo brando por 3 minutos 50 gramas de folhas de hortelã em um litro de água. Misturar à água da banheira (tomar pela manhã).
  • Uso caseiro: Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.
  • Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
  • Uso mágico: Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo.
Aromaterapia: Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.
Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia.As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.

Nome Científico
Hortelãs - Menthas - Famílias Labiadas.


Planeta
Vênus


Origem
Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela aparece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados
Partes usadas
Folhas e sumidades floridas.


Lendas e Mitos
Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego.Erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade, conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças disfarçados pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram o casebre num palácio. Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de estórias ao sultão para não morrer, desfiava seus contos ao sabor de chazinho de hortelã. O símbolo da virtude, pelo asseamento e pelas qualidades medicinais.


Características e Cultivo
Planta herbácea, perene, de 15 cm a 1 metro de altura, folhas ovadas, aromáticas, verdes e geralmente rugosas, flores pequenas, de cor malva ou violeta. Algumas espécies possuem caules púrpura e folhas pubescentes. Gostam de 1/2 sombra e solos úmidos e férteis. Floresce no verão. Companheira da camomila e urtiga.


Outras espécies
Existem diversas espécies de hortelã, mais do que se consegue identificar, pois a polinização das várias espécies acontece de forma cruzada, dando origem a novos híbridos. As espécies mais conhecidas são:
Hortelã pimenta - Mentha piperita (planeta Lua/Vênus)
Hortelã verde - Mentha spicata (planeta Lua)
Poejo- Mentha pulegium(planeta Lua/Vênus)
Hortelã Crespa - Mentha crispa
Hortelã doce-Mentha arvensis
Hortelã Romana-Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas,planeta regente Júpiter)
Gatária - Nepeta gataria L.
Hortelã do Brasil(hortelà vulgar, hortelà do norte, levante)
Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega.
 

Jurubeba

Diurética, desobstruente tônico, antiinflamatória. Emprega-se popularmente com bom resultado para combater as icterícias, cistites, febres intermitentes, prisão de ventre e as inflamações do baço(suco dos frutos). Externamente empregam-se as folhas amassadas sobre machucados. A raiz é indicada nas dispepsias atônicas e na diabete. Desobstruente do fígado.
  • Maceração: 4 gs de folhas ou frutos verdes em um copo de água fria; também consumida sob forma de vinhos, bastando para tanto deixar macerar no vinho branco.
  • Infusão: 2 col de sopa de folhas ou flores ou fruots picados para 1 litro de água fervente. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar, por dia.
Uso mágico: Usado em poções afrodisíacas.
Efeitos colaterais: Como a planta apresenta alcalóides e esteróides, recomenda-se evitar seu uso prolongado.
Nomes Populares
Jubeba, juribebe, jupeba, jurubeba verdadeira, jurupeba-altera, jurubebinha, juripeba.
Nome Científico
Solanum paniculatum L. / Família : Solanáceas


Planeta
Júpiter
Origem
As propriedades medicinais da alcaçuz são conhecidas há mais de 3000 anos. Egípcios e gregos o apreciavam pelo sabor suave e calmante.Arbusto que cresce sobretudo na Europa Meridional e na Ásia Menor.
Partes usadas
Raízes, folhas e frutos


Características e Cultivo
Arbustivas, perenes, com caules e ramos espinhosos. Folhas sinuadas tomentosas, verde escuras na face superior, verde-claras na inferior, apresentando espinhos no pecíolo e nervura mediana muito saliente. Inflorescências cimosas e de flores azuis (Solanum paniculatum L) ou brancas ( (Solanum variabile Mart). O fruto é uma baga esférica, amarelada, presa a um pedúnculo comprido.Dá em cachos. Reprodução por sementes e vegetativamente por rizomas. Solos semi-arenosos e ácidos.

Losna

Fortificante e estimulante de apetite; bom para anemias. O chá bem concentrado é bom para aliviar vermes. Os sucos ou extratos não devem ser usados, pois são tóxicos.
  • Infuso: 20 gs de folhas em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher de sopa de hora em hora.
  • Uso caseiro: Cerveja de absíntio - 01 parte de folhas de losna para 30 partes de cerveja, deixando macerar por 24 horas.(bom para lombrigas e oxiúros).
Efeitos colaterais: Não deve ser usado por quem estiver fazendo tratamento radioterápico.
Nomes Populares
Losna, absinto, erva dos vermes, artemísia, erva dos velhos, sintro, alvina, erva santa.


Nome Científico
Artemísia absinthium - Família Compostas
Origem
Seu nome latino significa "sem prazer".
Partes usadas
Folhas e pontas floridas.
Lendas e
Mitos
Na Bíblia é apresentada como um símbolo de prova.


Características e Cultivo
Erva perene, cresce de 60 cm a 1 metro. Folhas bem recortadas, de cor verde acinzentadas e esbranquiçadas na parte inferior. Flores amarelas em cachos. Clima temperado, solos areno-argilosos, bem drenados e rico em matéria orgânica. Semear ou dividir touceiras ou fazer estaquia de galhos para reproduzir.
 

Louro
Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de unguentos (por exemplo a pomada com o sumo das folhas misturada com lanolina ou vaselina para picada de insetos).
  • Uso caseiro: Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajuda a afastar traças.
  • Uso culinário: Utilizar em pequenas quantidades em molhos, sopas, feijão, marinadas de carnes, caldos de peixe, recheios, carnes de caça. Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida.. Cozer em leite para aromatizar cremes de leite e ovos e pudins de arroz.
Efeitos colaterais: Consumido em grandes doses, tem efeito narcótico.
Nomes Populares
loureiro vulgar, loureiro dos poetas
Nome Científico
Laurus Nobilis / Família das lauráceas


Origem
Originária do Mediterrâneo, se adaptou bem em regiões de clima temperado:O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.
Na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.


Lendas e Mitos
Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.


Características e Cultivo
Árvore ou arvoreta aromática, de até 10 metros de altura. Flores amareladas seguidas por pequenos frutos azul escuro. Usa-se somente as folhas e eventualmente os frutos. Gosta de sol pleno em locais frios e meia sombra em regiões quentes. Solo leve e rico em matéria orgânica. Propagação por estaquia de galhos. Precisa de podas anuais de renovação.
Outras espécies
Alcaçuz da terra- periandra uruçú huê, vegeta espontaneamente no Paráná e SP. Raiz preta por fora e amarela por dentro. Caule esbranquiçado, folhas opostas, flores rosas ou azuis. Uso medicinal Moléstias inflamatórias e diuréticas.


Manjerona

Usada na inalação, ajuda a eliminar muco e catarro, previnindo a sinusite. o chá de manjerona combate cólicas mentruais e úlcera estomacal. Folhas frescas e cozidas aplicadas com gaze são boas desinflamadoras no caso de pancadas, feridas e tumores.
  • Pomada para muco nasal infantil: Um molho de folhas secas de manjerona, machucadas e misturadas à gordura vegetal, constitui uma excelente pomada caseira para muco nasal. Unte a mucosa interna duas ou três vezes ao dia. Guarde na geladeira.
Efeitos colaterais: Altas doses por longos períodos de tempo apresentam hipertensão arterial. Em pequenas doses não tem problema. É inadequado para água do chimarrão. Contra-indicada para diabéticos.
Nomes Populares
Manjerona, amáraco
Nome Científico
origanum manjerona / família Labiadas


Lendas e Mitos
Como erva preferida de Afrodite, a manjerona fortalece o amor e protege a casa. Atrai pensamentos alegres, especialmente indicada para pessoas tristes e deprimidas.


Características e Cultivo
Arbusto de caules lenhosos, com delicadas folhas opostas,ovaladas, verde claras e aveludadas na parte de baixo. As flores formam um pequeno buquê em tons de rosa, branco ou lilás. Planta de climas subtropicais e temperados, prefere locais ensolarados e protegidos de ventos fortes.

Manga
Essa fruta, rica em vitaminas e outros elementos importantes para o nosso organismo, tem sido difamada por conta de preconceitos e tabus. Um deles é considerá-la veneno quando misturada ao leite. Isso não passa de superstição. há também uma falsa informação de que manga é uma fruta pesada e indigesta, especialmente se ingerida no desjejum ou à noite. Mas, em vez de prejudicar, têm grande importância como auxiliares dos movimentos peristálticos intestinais
Propriedades:
As vitaminas do complexo B, presentes em boa quantidade nas suculentas mangas, fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes. Sua carência no organismo torna impossível a ingestão equilibrada de carboidratos e proteínas, causando falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento.
A manga possui, ainda, boa quantidade de um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo: o potássio.
É verdade que ela perde para o abacate, a banana, a laranja e o mamão em potássio. Mas sua quantidade na manga é muito significativa. Nesse particular, recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena. Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes nessa fruta deliciosa. Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.
O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, se sabe atualmente que é o melhor combatente dos radicais livres. Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um excelente antioxidantes do organismo.
Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue.

A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera, que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).
As mangueiras são grandes árvores, atingindo até 35-40 m de altura, com um raio de sua copa próximo de 10 m. Suas folhas são perenes, com 15-35 cm de comprimento e 6-16 cm de largura; quando jovens estas folhas são rosa-alaranjadas. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa distância.

As sementes, quando jogadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.
A manga é uma fruta do tipo drupa, de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mais isso depende do cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e anti-oxidantes, podendo conter vitamina A, vitamina B e vitamina C.

Graças a alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro.
Pesquisadores acreditam que a manga seja originária do sudeste da Índia, Myanmar e Bangladesh após terem sido encontrados registros fósseis com cerca de 25 a 30 milhões de anos.

Durante os anos mais recentes, mangas têm sido produzidas nas áreas tropicais e sub-tropicais mundiais, onde o clima favorece seu crescimento. É então largamente cultivada em regiões de clima tropical e subtropical: sul da Ásia, América do Norte, América do Sul e América Central, no Caribe, nas porções sul e central da África e Austrália. As mangueiras, as árvores que produzem manga, necessitam de calor e períodos secos para poderem produzir bons frutos. Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. A manga foi introduzida na Califórnia (Santa Barbara) nos anos de 1880.

Antes dos anos 1900 as mangueiras eram disseminadas por sementes. Em 1900, George B. Cellon criou e usou o enxerto de gomo com sucesso. Estabeleceu então um viveiro em Miami. O Florida Mango Forum que foi organizado em 1938, tem feito muito pelos desenvolvimentos e avanços da manga na Flórida.

A presença de mangueiras no morro próximo à residência dos imperadores do Brasil, na Quinta da Boa Vista, no século XIX, originou seu nome, Morro da Mangueira, hoje em dia um dos redutos mais famosos do samba no Rio de Janeiro (a Estação Primeira de Mangueira).
Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropicais. Devem ser plantadas em uma área com boa drenagem e um solo ligeiramente ácido. Devem ser regadas regularmente quando jovens, porém, ao atingirem a maturidade, devem ser regadas com intervalos entre 10 e 15 dias[4]. Cerca de 4 a 5 meses após a floração, as mangas estão maduras. Quando a manga já chegou em seu tamanho final e está pronta para ser colhida, ela se torna fácil de ser tirada do pé, com um simples puxão.

Pestes e doenças
Diversas doenças atacam as plantações de manga. Agentes patogénicos podem provocar diversos tipos de doenças, podendo causar pesadas perdas na produção de manga[5].

Mais de 492 espécies de insetos, 17 espécies de ácaros e 26 espécies de nemátodes têm atacado as mangueiras.

Maracujá

Tratamento de Diabetes
Já faz quatro anos que a auxiliar administrativa Yvette Monteiro toma remédio diariamente, por causa da diabete. A taxa de açúcar no sangue já chegou a 362, considerada um risco. O normal é entre 90 e 110. Com a taxa alta, os sintomas são imediatos. “Coceira nos olhos, muita sede, vontade de urinar e muita fome”, ela conta.
Para controlar a glicose, dona Yvette precisou trocar os doces, sorvetes e salgadinhos por pratos mais saudáveis. “Muita alfacinha, muita cebola, muito tomate, pimentão. Não posso misturar no mesmo dia macarrão, arroz e batata”, ressalta dona Yvette.
“Nunca experimentei remédios naturais, mas gostaria. Não custa nada, para eu poder comer um pedacinho de pudim, um sorvete”, comentou. Se era isso que dona Yvette queria, já tem. Ela foi uma das primeiras a testar um produto natural, a farinha de maracujá, criada para controlar a taxa de açúcar no sangue.
Um teste rápido mostrou que a taxa de glicose estava alta. Mesmo com remédios e cuidados: 175. O quadro é perfeito para a farinha de maracujá. A casca da fruta, que normalmente é jogada fora, na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é material nobre. Ela é rica em uma substância chamada pectina.
“A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose”, revela o doutor em alimentos da UFRJ Armando Sabba Srur.
A farinha já foi testada em ratos, com bons resultados. O preparo é no laboratório. Depois de lavar e retirar toda a polpa e a semente, a casca é cortada e levada ao forno para torrar. A casca de maracujá é triturada e peneirada. Estava pronta a farinha que dona Yvette ia levar pra casa.
O professor ensina como a farinha deve ser usada. “Durante as refeições. No café da manhã, almoço, jantar, pode-se colocar uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou no suco e beber”.
Em casa, dona Yvette cumpriu à risca. Durante quatro dias, três vezes por dia tomou a farinha de maracujá. O teste de sangue mostrou que a taxa baixou de 175 para 148. Um resultado comemorado por ela. “Nunca tinha chegado a esta taxa depois que descobri a diabete”, ela diz.
“Vou incorporar a farinha de maracujá a minha alimentação”, anuncia dona Yvette. Para o pesquisador, a queda na taxa de glicose mostra que a farinha de maracujá cumpriu o seu papel. Mas alerta que ela não cura a diabete. “Se parar de usar, a taxa volta a ficar como era”, ressalta.
Modo de preparo
Pegue o maracujá corte-o, use apenas a casca, coloque-o no forno asse-o em forno médio depois triture-o em um liquidificador até que vire um pó, tome uma colherinha de chá misturado ao suco ou nas refeições três vezes ao dia. Pode ser no café da manhã, almoço e jantar, não esqueça de estar sempre acompanhado de um profissional na área.
Maracujá (do Tupi"mara kuya "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora da família Passifloraceae.

É espontâneo nas zonas tropiciais e subtropicais da América.

Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.


Flor de maracujáO fruto é utilizado especialmente para produzir sumo ou polpa de maracujá, geralmente misturada a sumos de outros frutos, como a laranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.

Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos ,cinco chagas,três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado.


Principais Pragas
Lagartas das folhas; Dione juno juno, Agraulis vanillae vanillae – Lepidoptera.

Dione: adulto é borboleta amarelada com margens das asas pretas; a lagarta é escura, com 30 a 35mm. de comprimento e corpo coberto de espinho. Vive de forma gregaria (em grupos). O adulto coloca ovos agrupadamente (70-130) na face inferior da folha.

Agraulis: adulto é borboleta cor alaranjada com manchas pretas nas asas; adulto põe ovos, isoladamente na face inferior das folhas e no caule. A lagarta madura (30mm.) tem cor amarelada com corpo coberto por espinhos.As lagartas alimentam-se das folhas, retardam o crescimento da planta o que afeta a produção; desfolhamento sucessivos causam morte da planta. As lagartas da Dione pode raspar a casca dos ramos, também.

Controle: em áreas pequenas catar e destruir ovos e lagartas; em áreas extensas há recomendação de pulverizações de calda contendo Bacillus thuringiensis (Dipel PM, Thuricide) na dosagem de 100g. do produto comercial/100l. água – 300 a 600g. por hectare em aplicações semanais. A lagarta morre 3 a 5 dias depois.

Outros lagarticidas indicados são carbaryl 85 PM (Carvim, Sevin) Triclorfom 50 S (Dipterex).

Broca da haste (broca do maracujazeiro): - Philonis passiflorae, Cooleoptera.Adulto é besouro cerca de 5mm. de comprimento e coloração marrom com manchas amareladas no dorso; a fêmea ovipõe no ramo. A lagarta é branca, sem pernas, desenvolve-se no interior da planta formando galerias na haste e nos ramos. Externamente nota-se, na planta, aparecem dilatações nos ramos que podem partir-se longitudinalmente. Ataque à haste principal causa morte da planta.

Controle: a ocorrência mais freqüente dá-se em plantios novos localizados em áreas recém-desbravadas, na periferia da plantação.Vistorias periódicas podem identificar focos iniciais de infestação quando se recomenda poda e queima de ramos atacados. Em infestação da haste principal utilizar fosfeto de alumínio (Gastoxim pasta) ou injeção com paration metilico (2ml.). Pode-se, também, pincelar haste principal com inceticida (ação de contato ou de profundidade).

Percevejos: Diactor bilineatus, Holumenia clavigera, Leptoglossus gonagra, Hemiptera.

Diactor: cor verde-escuro com manchas alaranjadas e pernas traseiras com expansão em forma de folha.

Holymenia: bastante ágil, tem cor escura com manchas alaranjadas, antenas pretas com extremidade branca.

Leptoglossus: percevejo do melão-de-S. Caetano, cor marrom, ultimo par de patas com expansões laterais. Percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta ocasionando queda de botões florais e frutos novos além de murchamento dos frutos desenvolvidos.

Controle: em áreas pequenas com catação de ovos, formas jovens e adultos, manutenção do mato roçado, eliminação de melão-de-S. Caetano.

Em áreas grandes pulverizações de caldas inseticidas, contendo fentiom 50 E a 0,1%, triclorfom 50 S a 0,24%, malathion 50 E a 0,25%, endolsulfam 35 E a 0,2%.

Mosca das frutas: Anastrepha spp., Ceratitis capitata, Diptera, Tephridae.

Adultos da Anastrepha são amarelos com 2 manchas amareladas nas asas, 6,5 a 8mm. de comprimento; adultos da Ceratitis são amarelados com asas de tonalidade rosada e medem 4-5mm. de comprimento.As fêmeas ovipõe em frutos ainda verdes causando seu murchamento antes da maturação ou com destruição da polpa e queda de frutos.

Controle: catação e enterrio de frutos atacados, plantio em áreas distante de cafezais; aplicar de 15 em 15 dias 100 a 200ml./planta, uma calda contendo 5kg. de melaço, 250ml. de Malatol em 100l. de água pulverizando de um lado da planta 100 a 200ml. da calda em 1 m2.

Outras Pragas: lagarta-da-teia, pulgões (Myzus, Aphis), abelhas (Irapuá e Apis mellifera), besouro de flores que podem ser controlados com carbaryl (lagarta, besouro) malatiom, diazinom (abelhas e pulgões). Além desses ácaros (plano, branco, vermelhos) atacam folhas e ramos tenros sugando a seiva; para seu controle indica-se enxofre molhável (Kumulus, Thiovit) triazofós (Hostathion 400) em pulverizações em ambas as faces da folha.Nematoides (Metoidogyne, Pratylenchus) atacam o sistema radicular. Fonte: (http://www.seagri.ba.gov.br/Maracuja.htm#Pragas)


 
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Malpighiales
Família: Passifloraceae

Género: Passiflora

Espécie: P. edulis

Nome binomial
Passiflora edulis
Monarda

Combate indisposições, flatulências, dores menstruais, insônia, náuseas e vômito.
Essência muito usada na fabricação de perfumes.
  • Uso caseiro: : Flor e folhas podem ser aproveitados em ramalhetes e potpourris. A flor atrai abelhas.
  • Uso culinário: Usar a folha para fazer infusão num tacho de esmalte, fervendo por 10 minutos. Por folhas frescas no chá da china para se obter o aroma Earl Grey. Juntar com moderação às saladas, recheios e carne de porco.
  •  
Nome Científico
Monarda Didyma - Família Labiadas
Origem
De origem norte americana, a palavra monarda deriva do botânico e médico espanhol Nicolás Monardes, de Sevilha, que escreveu sobre a flora da América em 1569. Chamou-a de bergamota porquê o aroma de suas folhas se assemelha ao cidrão (bergamota italiana). Tribos índias usavam a espécie silvestre para combater a gripe. Na Nova Inglaterra popularizou-se como chá.


Características e Cultivo
Erva vivaz, perene, rústica, de 60 cm a 1 metro, folha serrada, ovada, aguda, verde-escura, com nervuras avermelhadas, libertando aroma de água de colônia, mas intenso nas folhas novas. Os fascículos felpudos têm densas flores tubulosas, vermelho vivo, que desabrocham no fim do verão. O caule é pubescente, duro, estriado, quadrado, ramoso e tingido de vermelho nos nós. Gosta de locais úmidos.


Outras espécies
M. fistulosa - flores em botão cor de alfazema.
M.d. Blue stocking - flores azul púrpuras; folhas um pouco menos aromáticas do que as da bergamota.
M.d.Croftway pink - Flores rosa.

Melão
Muito próximo do pepino e da melancia, o melão procede das zonas tropicais da Ásia e da África. A variedade mais conhecida no Brasil tem a casca amarelo-canário, com finas rugas longitudinais e a polpa é espessa, macia e branco-amarelada. Pesa cerca de dois quilos.
Costuma-se consumir os melões em estado natural, com ou sem açúcar e, às vezes, condimentados com gengibre. Na França, são temperados com sal ou pimenta. Entram também no preparo de compotas e outros tipos de doces. Deve-se ingeri-los moderadamente pois em excesso podem causar peso no estômago, cólicas e diarréia.

Propriedades:
O consumo do melão é recomendado contra gota, reumatismo, cirrose hepática, cálculos biliares, insuficiência hepática, prisão de ventre, leocorréia e uretrite. É também reconstituinte do organismo e pode ser usado como suavizante, em alguns tipos de inflamação.
Utilizam-se as sementes e as raízes como vomitórios devido ao seu elevado teor de emetina. Como que resumindo todo o potencial da fruta, os vendedores de melão napolitanos gritavam o refrão
"coma, beba e lave a cara com ele"

Melão (Cucumis melo L.) é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.


Valor nutricional
Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:
Calorias - 31kcal
Proteínas - 0,85g
Gorduras - 0,15g
Vitamina A - 2800 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg
Vitamina C
Ferro - 0,4 mg

Melissa

Sedativo, digestivo, contra pressão alta e dor de cabeça (infusão folhas).Combate gases e cólicas intestinais, auxilia na produção da bile, facilita menstruação, combate infecções virais (gripe, herpes, cachumba e varicela), bom para digestão, icterícia, arrotos, enmjôos, fadigas, inflamações oculares.
  • Infuso: 3 gs de erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia
  • Macerado: 3 a 5 gs de erva em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia.
Para baixar febre de gripe, tomar 1/2 xícara de chá a cada 2 horas.
Colocar folhas frescas esmagadas sobre ferimentos e cubra com band-aid.
Revigorante para peles e cabelos cansados e sem vida.
  • Uso caseiro: Misturar a seiva com líquido de limpeza de móveis, em potpourris.
  • Uso culinário: Saladas, molhos.Ótimo tempero para o ponche (1 mão cheia de erva picada). Licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodka, 3/4 xíc de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar. Picada fina a erva vai bem em molhos brancos para peixe, arenques em conserva, aves e carne de porco. O vinagra de estragão e melissa é muito apreciado e dá excelente mistura.
  • Uso mágico:
Aromaterapia: óleo essencial usado para combater a depressão, o nervosismo, náuseas, palpitações, herpes, cólica menstrual, candidíase, cansaço mental pelos poderes anti-oxidantes e anti-inflamatórios.
Nomes Populares
cidreira verdadeira, cidrila, melissa romana
Nome Científico
Melissa officinalis / Família Labiadas
Planeta
LUA
Origem
A origem do nome melissa vem do grego que significa abelha, já que os insetos adoram o néctar produzido por esta erva. É citada na Odisséia de Homero.
Partes usadas
Raiz
Lendas e Mitos
Fortalece o amor, colocar ramos no vinho e servir para o ser amado. Para encontrar o ser amado, andar com folhas de erva na bolsa. Simboliza o sucesso, principalmente no amor e na cura.


Características e Cultivo
Planta perene, de clima temperado para quente, cresce até 50 cm de altura, com folhas verdes claras em formato de coração, com cheiro de limão, um tanto vilosa, com nervuras sulcadas, serrada e ovada; as folhas tornam-se amarelas e de odor desagradável se estiverem à luz direta do sol, em terreno seco. As flores são pequenas, bilabiadas, amarelo-claras, em fascículos; ao secar passam ao branco e depois a azul-claras; desabrocham no Verão e Outono. Clima temperado, protegida de invernos rigorosos, gosta de sol pleno ou meia sombra, perto de riachos, lagos e rios. Solo leve e rico em matéria orgânica. No Brasil há uma planta da família das Verbenáceas, a Lippia Geminata, que é popularmente chamada de falsa-melissa que pode ser usada igualmente(ver Cidrão); as folhas são parecidas mas são mais grossas e o caule é lenhoso. Semeadura de setembro a janeiro.
Outras espécies
M.o.Aurea - Folhas com aroma de limão, manchadas de dourado, altura de 30 cm; cultivar à luz indireta do sol.

Malva

Expectorante, emoliente, diurética e calmante. Popularmente indicada para catarros de garganta e dos brônquios. Previne inflamações dentárias, dores de dente e extrações. Bom para inflamações da bexiga, intestinos e garganta.Benéfica contra picadas de insetos e irritações da pele. Recomendados banhos de assento no abrandamento da irritação dos intestinos. Popularmente costuma-se dar raízes da malva, à época da dentição, para que elas masquem, pois além de acalmar a dor, favorece o desgaste necessãrio da pele onde os dentes estão irrompendo. A folha fresca e lavada da malva, friccionadas em picadas dolorosas de insetos, logo aliviam a dor.
  • Infuso: Ferver por 10 minutos 20 gramas de malva em 1/2 litro de água. Tomar 3 ou 4 vezes ao dia.
  • Decocto: 5 gs em 100 ml de água, fervendo por 1 minuto e deixando em infusão durante 15 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.
  • Inalação: 1 col de sobremesa de malva e 1 col de sopa de eucalipto para 100 ml de água fervente: desobstrui as fossas nasais e pode aliviar rinites e sinusites.
Excelente emoliente para pele e cabelo. Anti-rugas e refrescante.
  • Uso caseiro: Os caules da malva crispa podem ser utilizados como fibras com a qual se fabricam tecidos e cordões..
  • Uso culinário: As folhas frescas e vagens são comestíveis; nos países atacados pela fome são uma importante fonte de subsistência. As raízes podem ser fervidas ou cozidas no vapor e em seguida refogadas com manteiga e cebola.
  • Uso mágico:
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: As folhas e toda planta podem ser parasitadas pela Puccinia malvacearum (fungos), ficam manchadas e cheias de pústulas pardas: não devem ser usadas. Não deve ser usada por diabéticos.
Nomes Populares
Guanxuma, sidas, sardinheiras
Nome Científico
Malva parviflora L. / Família: Malváceas
Planeta
Vênus
Origem
As malváceas compreendem quase mil espécies, que se distribuem dos trópicos ao ártico. O nome da família vem do grego "malake"ou suave, uma vez que a planta cura e acalma.
Partes usadas
Folhas,flores e raízes.


Características e Cultivo
Anual, sub-lenhosa, comum nas culturas de solo arenoso e semi-arenoso, úmidos. caules ásperos de até 60 cm de altura, flores azuis, amarelas ou púrpuras. Folhas lobadas, com bordos ondulados, que podem ser pubescentes.Reprodução por sementes. Colher as folhas 6 meses após o plantio; as raízes podem ser colhidas após dois anos.
Outras espécies
Malva roxa (Urena lobata L.)
Malva silvestre - M.sylvestris L
Malvaísco - Althaea officinallis L
Malva rosa - Alcea rosea L.

Malva é um género botânico, bem como o nome vulgar de diversas espécies de plantas herbáceas da família Malvaceae. O género distribui-se geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. As suas folhas são alternadas, lobadas e palmadas. As flores medem de meio a 5 cm, com cinco pétalas rosa ou brancas.

Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins, enquanto outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas.

Algumas são comestíveis como verdura. A M. verticillata é produzida, em escala limitada, na China.


[editar] Espécies
Existem muitas espécies de malvas. Que são muito difíceis de distinguir:

Cerca de 30 espécies, incluindo:
Malva alcea
Malva crispa - Malva-crespa
Malva borealis
Malva mauretanica
Malva moschata
Malva neglecta - Malva-redonda
Malva nicaeensis
Malva parviflora - Malva-de-flor-pequena
Malva pusilla
Malva sylvestris - Malva-silvestre
Malva verticillata - Malva-chinesa

Matricária

Febrífuga, carminativa, aperiente e levemente calmante. Muito usada contra dores de cabeça e febres baixas. Bom também para picada de mosquito, abelha e borrachudo.
Para reduzir enxaquecas, comer diariamente de 3 a 5 folhas frescas entre duas fatias de pão.
Uso culinário: Juntar à comida em pequenas quantidades, para "cortar"a gordura.
Nomes Populares
Matricária, artemísia dos ervanários
Nome Científico
Tanacetum parthenium L. Schultz Bip - Chrysanthemum parthenium Bernh / Família das Compostas
Planeta
Vênus.
Caracteristicas e Cultivo
Planta herbácea, vivaz e rústica, atinge até 1,5 metro de altura, com folhas aromáticas, recortadas e verde amareladas, caule ligeiramente puberulento, estriado, cilíndrico, ramoso e verde. As flores são pequenos corimbos frouxos com ligulas brancas e disco amarelo, achatado, que desabrocham a partir de meados do Verão.É cultivada no início da primavera, solo rico e argiloso, com muito sol. Brotos na base fazem novas mudas.
 

Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Género: Matricaria
Milho
Se depender do professor Armando Sabba Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não vai faltar produto diferente para dona Yvette provar. Ele é uma espécie de Professor Pardal - descobre utilidade para tudo, principalmente para partes de alimentos que costumam ir para o lixo.
Foi assim com o sabugo de milho, que até agora só era usado em ração animal. Com a ajuda dos alunos de nutrição, o professor descobriu que o sabugo é riquíssimo em fibra e podia ser uma boa indicação para quem tem prisão de ventre. A palha e os grãos não interessam nesta experiência.
O sabugo é cortado em pedaços, depois é levado ao forno para secar. A farinha do sabugo de milho não é solúvel, ela não se dissolve na água ou no leite, por isso, a melhor forma consumo é usando em receitas de bolos, de massas de pizza, por exemplo.
O professor Sabba preparou um biscoito com a farinha do sabugo de milho. A experiência foi feita em uma fábrica de biscoitos na Região Serrana do Rio. Leva manteiga, açúcar, farinha de trigo, ovos e a farinha do sabugo. O biscoito é crocante e o sabor não decepciona quem experimenta.
A criação do professor foi aprovada no sabor e também como fonte de fibra, para ajudar no funcionamento do intestino. “As fibras, tanto do sabugo quanto da casca do maracujá, são excelentes fontes de fibras, nutrientes e sais minerais. Não podemos abusar deles, mas não há nenhuma contra-indicação”, diz o médico Sérgio Puppin.
Uma vitória para o nosso Professor Pardal dos alimentos, que não se cansa de buscar na natureza a fonte
Informações coletados do globo reporter 23/05/2003
O milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. É extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Existem várias espécies e variedades de milho, todas pertencentes ao gênero Zea.

Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem americana, já que aí era cultivada desde o período pré-colombiano. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo excessões a lisina e o triptofano.

Tem alto potencial produtivo, e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. A produção mundial de milho chegou a 600 milhões de toneladas em 2004.

O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. Os maiores produtores mundiais são os Estados Unidos. No Brasil, que também é um grande produtor e exportador, São Paulo e Paraná são os estados líderes na sua produção. A maior produção municipal é a de Jataí, em Goiás.

Atualmente somente cerca de 5% de produção brasileira se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e à ausência de uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais, bem como aos hábitos alimentares da população brasileira, que privilegia outros grãos.

História
Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milhos datam de há 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa "sustento da vida". Alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos, os Olmecas, Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e religião. Grande parte de suas atividades diárias eram ligadas ao seu cultivo. Segundo Linda Perry, em artigo publicado na revista Nature, o milho já era cultivado na América do Sul há pelo menos 4.000 anos.

O milho era plantado por índios americanos em montes, usando um sistema complexo que variava a espécie plantada de acordo com o seu uso. Esse método foi substituído por plantações de uma única espécie.

Com as grandes navegações do século XVI e o início do processo de colonização da América, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz.

No Brasil, o cultivo do milho vem desde antes da chegada dos europeus. Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros.

O plantio de milho na forma ancestral continua a praticar-se na América do Sul, nomeadamente em regiões pouco desenvolvidas, no sistema conhecido no Brasil como de roças.

No final da década de 1950, por causa de uma grande campanha em favor do trigo, o cereal perdeu espaço na mesa brasileira. Atualmente, embora o nível de consumo do milho no Brasil venha crescendo, ainda está longe de ser comparado a países como o México e aos da região do Caribe.


Composição
O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.

Além das fibras, o grão de milho é constituído de calorias, gordura puras, vitaminas (B e complexo A), sais naturais (metal, isuqieo, fóssio, cálcio), óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras e celulose .

Maior que as qualidades nutricionais do milho, só mesmo sua versatilidade para o aproveitamento na alimentação humana. Ele pode ser consumido diretamente ou como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até cerveja.

Apesar de serem usados para fazer pães, o milho não contém a proteína glúten. Isso faz com que os assados de milho não sejam especialmente nutritivos (como é o caso dos assados feitos de trigo).

Usos
O milho é basicamente utilizado na alimentação, seja em forma direta (consumo humano direto), ou indireta (na alimentação de animais).

Uso na alimentação humana direta
Nos Estados Unidos, o uso do milho na alimentação humana direta é relativamente pequeno - embora haja grande produção de cereais matinais como flocos de cereais ou corn flakes e xarope de milho, utilizado como adoçante. No México o seu uso é muito importante, sendo a base da alimentação da população (é o ingrediente principal das tortilhas, e outros pratos da culinária mexicana).

De acordo com a Embrapa, no Brasil apenas 5% do milho produzido se destina ao consumo direto humano.

No Brasil, é a matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, entre outros como bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido.

Usos alternativos
O uso primário do milho nos Estados Unidos e no Canadá é na alimentação para animais. O Brasil tem situação parecida: 65% do milho é utilizado na alimentação animal, e 11% é consumido pela indústria, para diversos fins.

Seu uso industrial não se restringe à indústria alimentícia. É largamente utilizado na produção de elementos espessantes e colantes (para diversos fins) e na produção de óleos e de etanol. O etanol é utilizado como aditivo na gasolina, para aumentar a octanagem.

Algumas formas da planta são ocasionalmente cultivadas na jardinagem. Para este propósito, são usadas espécies com folhas de cores e formas variadas, assim como espécies com espigas de cores vibrantes.

Pesquisas genéticas
O milho é a espécie vegetal mais utilizada para pesquisas genéticas. Em 1940, Barbara McClintock ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pela sua descoberta de transposons, enquanto estudava o milho.

A produção de milho é uma das mais difundidas entre as de alimentos transgênicos, em parte por que seu consumo é basicamente para ração animal, onde a resistência do consumidor é menor.

Algumas variedades não comerciais e selvagens de milho são cultivadas ou guardadas em bancos de germoplasma para adicionar diversidade genética durante processos de seleção de novas sementes para uso doméstico - inclusive milho transgênico.

Variedades especiais

Milho branco
Uma das variedades mais difundidas no Brasil é o milho branco. Tem como principais finalidades a produção de canjica, grãos e silagem.

A planta tem altura próxima de 2,20 metros, sendo que a espiga nasce a 1,10 metro do solo. A espiga é grande, cilíndrica e apresenta alta compensação. O sabugo é fino, os grãos são brancos, profundos, pesados e de textura média. O colmo tem alta resistência física e boa sanidade. A raiz tem boa fixação.

A planta é especialmente resistente às principais doenças foliares do milho, em diferentes altitudes e épocas de plantio. Podem ser colhidas até duas safras de milho branco por ano.

Em algumas épocas e regiões do Brasil, a cotação da saca de milho branco pode ser até 50% superior à do milho tradicional. O auge da demanda ocorre no período imediatamente anterior à Quaresma, pois a canjica é um prato típico destas festividades.

No Brasil, o milho branco é bastante difundido nos estados do Paraná e São Paulo, mas há também plantações isoladas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso. Entre os principais municípios produtores estão Londrina, Irati e Pato Branco no Paraná, e Tatuí e Itapetininga em São Paulo.

Nos Estados Unidos, a produção de milho branco em 2004 correspondia a 3% do total. Embora ainda minoritário, o milho branco tem ganho espaço no mercado nos últimos anos, e a área plantada tem refletido o aumento na demanda. Um dos motivos é que o mercado reconhece que ainda não existem variedades trangênicas de milho branco, o que automaticamente aumenta seu valor de mercado em nichos específicos.

Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Poales

Família: Poaceae

Género: Zea
Espécies
Zea diploperennis
Zea luxurians
Zea mays ssp. huehuetenangensis
Zea mays ssp. mays
Zea mays ssp. mexicana
Zea mays ssp. parviglumis
Zea nicaraguensis
Zea perennis
Mirtilo
Nome Científico: Vaccinium asbey Read

Família: Ericaceae

Origem e dispersão: o mirtilo é uma planta nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá.

Características: o mirtilo é uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido.

Clima e Solo: esta planta adapta-se bem ao clima temperado. O mirtilo é uma planta que exige solos com pH ácido.

Propagação: a principal forma de propagação do mirtilo é por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.

Variedades: cultivares como
Delite e Powder Blue podem ser cultivados sem maiores problemas.

Utilização: os frutos podem ser utilizados para consumo “in natura”, sucos, geléias, iogurtes.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Viajamos até a Serra Gaúcha, onde a mais nova promessa de saúde chegou com um nome meio esquisito: mirtilo uma frutinha menor que a uva. Faz bem, principalmente para os olhos. O plantio do mirtilo em Forqueta, perto de Caxias do Sul.
O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte (Vaccinium myrtillus) é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil. Em Portugal vive em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º centígrados, daí a enorme dificuldade em cultivá-lo na maior parte do território, é na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.


Uso medicinal
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.

Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc.

Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organimos.


Uso culinário
Na culinária pode ser utilizada em müsli, geléias, marmeladas, vinho e bolos. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.

Mentrasto
MENTRASTO (Ageratum conyzoides L.)
Família: Compositae.
Outros nomes populares: erva-de-são-joão, picão-roxo, catinga-de-bode.
Indicações: anti-reumática (uso externo), antidiarrético, febrífuga, antinflamatória, carminativa, emanagogo, tônica, útil contra resfriados e para cólicas menstruais.
Parte usada: toda a planta.
Preparo e dosagem:
  • Infusão (cólicas menstruais): 1 xíc. de cafezinho da planta seca picada em 1/2 l de água, tomar 1 xíc. de chá de 4 em 4 horas.
  • Tintura: 1 xíc. de cafezinho da planta fresca para 5 xíc. de álcool, tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais (reumatismo/artrose).
  • Pó: colocar 1 colher das de café do pó em água ou suco de frutas para cada dose a ser tomada, tomar 3 a 4 vezes ao dia (artrose).
  • Decocção (uso externo): cozinhar a planta inteira e despejar o chá morno numa vasilha, colocar os pés ou mãos dentro durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Ou usá-lo sob a forma de compressas, 2 vezes ao dia (reumatismo e artrose).
  • Outros usos: apresenta atividade contra insetos hemípteros (precocenos).
Toxicologia: sem efeitos tóxicos nos estudos realizados.
Contribuição: Sérgio Antonio Barraca. Relatório do Estágio Supervisionado em Produção Vegetal II. "Manejo e produção de plantas medicinais e aromáticas". ESALQ/USP. Piracicaba, 1999.
Orégano
Medicinal Orégano
Estimulante das funções gástricas e biliares, funciona como sedativo, diurético e expectorante. Folhas frescas amassadas podem ser usadas em compressas para aliviar inflamações. Também é carminativo, emenagogo e diaforético.Bom para dores reumáticas, parasiticida, tem ação estimulante sobre o sistema nervoso. Chá morno pode ser usado em bochechos para aliviar dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas. Infusão é recomendada para as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade.
  • Para asma: decocção 30 gs de sumidades floridas em 1 l de h20 por 10 minutos. Amornar e adoçar com mel.
  • Má digestão: infusão 1/2 l de água fervente e 10 gs de sumidades floridas.
Cosmética
Bom tônico capilar; bom para eliminar caspa e males do couro cabeludo.
  • Loção para caspa: Ferva 30 gs de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.
  • Uso caseiro: Bom para estimular o apetite. Macerado para o apetite: 50 gs de prégano em 1 litro de vinho branco seco. Macere por 08 dias. Coe e tome dois cálices por dia.
  • Uso culinário: Molhos de tomate, pizza, saladas de tomate, para aromatizar churrascos, jogar caules de orégano na brasa. Esfregar nas carnes para assar. Patê com ricota: Picar finamente um punhado de folhas de orégano previamente lavadas, misturar com ricota, azeite, sal e pimenta do reino à gosto.
Aromaterapia: Poderoso anti-oxidante,o óleo essencial misturado à água do banho, é extremamente relaxante.


Nome Científico
Origanum vulgare / Família das Labiadas
Origem
Os gregos deram o nome desta erva, oros ganos, alegria das montanhas, pois os oréganos cobriam suas colinas e perfumavam o verão.A medicina grega usava o orégano como chá para convulsões e antídoto para venenos narcotizantes.
Considerado pelos antigos romanos como símbolo da paz e da felicidade, é originário do Mediterrâneo Oriental e Ásia, em colinas com boa insolação.
Muito confundida com a manjerona, possui cheiro e sabor característico mais acentuado.
Partes usadas
Folhas e sumidades floridas.


Características e Cultivo
Arbusto perene, com altura de 15 a 60 cms, folha ovada de verde à verde escura, um pouco maior que a da manjerona, com as pontas levemente mais pontiagudas. Cultino em sol pleno, solo leve e rico em matéria orgânica, proteger em locais de clima frio. Flores brancas ou cor de rosa, em fascículos.

Pimenta Rosa
Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta. Em Santa Catarina a planta é conhecida como aroeira ou aroeira-vermelha. Em outras regiões do Brasil é conhecida por aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta brasileira, entre outros, já que ocorre desde o Rio Grande do Sul até Pernambuco, nas restingas do litoral e em terrenos profundamente alterados pela ação do homem. No exterior foi introduzida na cozinha européia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de “poivre rose”. Dizem que a aroeira-vermelha acrescentou um gostinho tropical à “nouvelle cuisine”. O plantio da pimenta-rosa desponta como uma das alternativas para a diversificação agrícola, principalmente por ser um produto orgânico. Na atualidade a exploração de seus frutos se restringe à coleta manual em populações naturais, presentes principalmente em áreas de restinga do litoral brasileiro, em especial no estado do Espírito Santo. Esse estudo foi pioneiro na caracterização funcional do sistema reprodutivo da espécie, sendo desenvolvido em uma área natural de vegetação de restinga e noutra área alterada antropomorficamente. Os resultados demonstraram que apenas, os tratamentos de polinização livre e polinização cruzada manual em flores femininas resultaram em frutificação, confirmando a dioicia da espécie. Desta forma, sua estratégia é a polinização cruzada (xenogamia/alogamia), portanto necessitando de agentes bióticos para o transporte dos seus grãos de pólen. Sabe-se agora, que essa transferência de pólen está sendo mediada exclusivamente por insetos polinizadores, que se constituem, na sua maioria, de abelhas (Apidae, Halictidae, Colletidae e Megachilidae), de moscas (Syrphidae, Calliphoridae, Muscidae, entre outras) e de vespas (Vespidae, Pompilidae e Sphecidae), que visitaram as flores de ambos os sexos ao longo de todo o dia. As maiores taxas de frutificação encontradas foram da ordem de 56,25% e 51,25% (nos tratamentos de polinização manual), entretanto, os resultados da polinização livre também apresentaram taxas de frutificação relativamente altas (43,75% e 41,25% em dois locais). A redução no número de polinizadores ocasionou uma redução nas taxas de frutificação, principalmente na área alterada. Entretanto, nesta área, esse problema parece ter sido atenuado, com o aumento da presença de abelhas Apis mellifera, as quais também se mostraram eficientes polinizadoras da espécie. Concluiu-se assim, que a polinização livre (mediado principalmente por abelhas) é o método mais indicado para aumentar a frutificação da aroeira-vermelha, devido ao pequeno tamanho de suas flores (<5 mm) e à grande queda das mesmas, durante a manipulação por ocasião de polinizações manuais. Nesse sentido, os resultados obtidos nesse estudo, tornam-se um indicativo inédito para a conservação dos remanescentes de restinga e daqueles próximos às áreas de cultivo, como garantia da sobrevivência de inúmeras espécies animais e vegetais e, por conseguinte das próprias populações de aroeiras-vermelhas.



Poejo
Medicinal Poejo
O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. Contra tosse, bronquite, insônia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para  transtornos menstruais , crises nervosas e reumatismo. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjôos, azia.É um excelente coadjuvante para estados gripais.Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.
Infuso: 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, após as refeições.
Cosmética O poejo presta-se a um delicioso banho estimulante. Ferva 100 gs de folha em 2 litros de água por 10 minutos. Coe e dissolva 2 colheres de sal grosso. Acrescente à água da banheira.
Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris
Uso culinário: Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques.Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
Uso mágico: Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva de paz, e plantado perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
Nomes Populares
Poejo das hortas, hortelã dos pulmões, menta selvagem,erva de São Lourenço.
Nome Científico
Mentha pulegium, Pulegium vulgare / Família Labiadas
Planeta
Vênus
Origem
Recebeu esse nome de Plínio, por sua reputação de afastar pulgas (oulex em latim). Planta originária da Europa e Ásia Ocidental
Partes usadas
Folhas e sumidades floridas
Lendas e Mitos
Alguns povos da Antiguidade usavam o poejo para confeccionar coroas empregados em cerimônias religiosas. Os antigos chineses também já faziam referências a suas virtudes calmantes e antiespasmódicas.

Características e Cultivo
Planta vivaz, perene, de 30 a 50 cm de altura. Folhas verde vivo, pequeninas e de cheiro parecido com hortelã pimenta, caules frouxos, rastejantes, lançando raízes nos pontos em que entram em contato com o solo. Altura máxima de quinze centímetros.Floração em forma de espiga arroxeadas, brancas ou lilazes. Pede clima ameno, com muita claridade mas sem incidência direta de sol, solo leve e rico em matéria orgânica, úmido.Se aclimata também em locais não muito úmidos, ficando bem mais rastejante.
Papoula
Medicinal   Papoula
As pétalas totalmente livres de agrotóxicos podem ser empregadas em chá como calmante.
  • Para tosse nervosa: Fazer infusão de 1 colher de chá de papoula silvestre em 1 xícara de água fervida por 15 minutos. Coe e beba.
Cosmética
Loção antirugas:Macere por 30 min. 50 gs de flor de papoula silvestre em 1/2 litro de água bem quente. Coe e esprema. Faça compressas e aplique no rosto de manhã e à noite. Conserve o líquido na geladeira.
  • Uso caseiro: Plantar como ornamental em jardins.
  • Uso culinário:
  • Uso mágico:
Efeitos colaterais: As papoulas são tóxicas e provocam convulsões, cólicas e tremores. Têm efeito narcótico, mortais em grandes quantidades.
Nome Científico
Papaver rhoeas -papoula silvestre
Papaver somniferum-papoula dormideira.
Família papaveráceas.
Origem
Em 3.000 A.C. as papoulas eram usadas em cultos sumérios.
Características e Cultivo
Anual, até 80 cm de altura, caules finos cobertos por delicada penugem, folhas estreitas e divididas em segmentos lanceolados. A papoula silvestre dá flores brancas, rosas, laranja ou vermelhas, sempre com a base das pétalas brancas. A papoula somniferum é de onde se obtém o ópio, retirado à partir do látex encontrado nas cápsulas que não atingiram a maturação. Também desta espécie é extraída a morfina e a codeína. Semear entre março e junho, as flores desabrocham no fim do Verão.

Porangaba
Família: borraginácea
PORANGABA (Cordia salicifolia)
Descrição: planta glabra, de flores e cálice campanulado e fruto drupáceo.
Outros nomes populares: chá-de-bugre; bugrinho.
Ação: tido como excelente diurético, combate com eficácia a obesidade e ajuda a evitar a formação de depósitos gordurosos. Ajuda a diminuir a barriga.
Fonte: Dicionário Aurélio; Laboratório Vitalab Ltda.
Family: Boraginaceae
Genus: Cordia
Species: salicifolia, ecalyculata
Common Names: Chá de Bugre, Porangaba, Cafezinho, Café do Mato, Claraiba, Café de Bugre, Cha de Frade, Louro-salgueiro, Louro-mole, Boid D'Inde, Bois D'Ine, Coquelicot
Part Used: Leaves, Fruit, Bark

MÁRCIO MORAIS

Nenhum comentário: