terça-feira, 29 de maio de 2012

Coluna Politica


       Jogo sujo nas Câmaras
A presidente do Tribunal de Contas, Teresa Duere, recorreu, ontem, ao Ministério Público contra 52 Câmaras Municipais que se recusam a votar as contas dos respectivos prefeitos. A corte está recomendando a rejeição de todas as contas.
Só em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, o Legislativo se recusa a apreciar sete contas. E não se trata de um caso isolado. Barreiros também tem igual número e São José da Coroa Grande chega bem próximo – seis contas. Por que as Câmaras dão as costas ao Tribunal?
Porque seus gestores, por ignorância aparente, acham que têm poder para proteger prefeitos que caminham para a lista dos fichas sujas. É uma ignorância, vale a ressalva, porque o TCE tem poderes que contrariam os presidentes das respectivas Casas Legislativas.
Se a Câmara não votar, em 60 dias fica valendo o voto do TCE pela rejeição das contas do prefeito. De qualquer forma, o prefeito que tenta procrastinar a votação das suas contas, por ter maioria na Câmara, ficará inelegível, caso esteja em pré-campanha de olho na reeleição.
Mais sábio seria votar, e em caso de derrota recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, instância natural após a votação pela Câmara.
JOGA A TOALHA?- Nos bastidores do PT, o que mais se ouviu, ontem, no Recife foram especulações de que o deputado licenciado Maurício Rands, adversário do prefeito João da Costa na segunda prévia do próximo domingo, iria jogar a toalha. Ele se encarregou, no entanto, de desmentir a boataria com uma presença sistemática em emissoras de rádio. Em uma das entrevistas, disse que se perder o segundo turno não apoia a reeleição do prefeito.
Só um palanque - Numa café da manhã, ontem, com o deputado Inocêncio Oliveira (PR), o governador Eduardo Campos reafirmou que em Serra Talhada só terá um palanque: o do deputado Sebastião Oliveira, que participou do encontro. E disse que está disposto a ir quantas vezes for possível a Serra, para derrotar o candidato do prefeito Carlos Evandro, o ex-peemedebista e agora petista Luciano Duque.
Seca no descaso - No Sertão castigado pela seca, o que mais se ouve é reclamação contra as medidas anunciadas pelo Governo Federal, que continuam muito propaladas, mas sem sair do papel. Existem atrasos no pagamento de carros pipas, manipulação política na distribuição de água e falta de recursos para o financiamento da ração para o gado. Isso sem falar na fome, que campeia.
Triste exemplo - A presidente do Tribunal de Contas, Teresa Duere, relata episódios gravíssimos que se passam pelas câmaras municipais. Segundo ela, o maior absurdo vem da cidade de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, onde dois prefeitos foram afastados por improbidade administrativa e mesmo assim a Câmara aprovou as suas respectivas contas.
Eduardo em Floresta - A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), não acredita na versão do candidato do PDT, Cacá Ferraz, de que o governador Eduardo Campos não irá ao município durante a campanha porque tem simpatia pelos dois candidatos. “Eu sou do PSB, socialista, partido do governador. Precisa dizer mais alguma coisa?',  reagiu.



CURTAS
BOM NÍVEL– De altíssimo nível a escolha dos nomes que irão compor a Comissão da Verdade no plano estadual, que subsidiará o trabalho da mesma comissão no plano nacional. A sua formalização será feita na próxima sexta-feira num ato no Palácio do Campo das Princesas.
LANÇAMENTO– O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), lança na próxima sexta-feira, no Recife, a programação do São João no município, que promete ser um dos mais animados do Estado, com uma grade de artistas e bandas nacionais. Evento semelhante já foi feito em Salvador.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Teremos de fato o segundo turno do PT no Recife no próximo domingo, conforme está marcado?

Nenhum comentário: