quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coluna Politica


      Para onde vai João?
Com a confirmação da decisão do PT nacional em intervir na sucessão do Recife, conforme meu blog antecipou anteontem, com exclusividade, a grande pergunta que se ouve na Frente Popular é a seguinte: para onde vai João da Costa e o seu grupo?
Apoia à força Humberto ou sai do partido e se vincula a outra candidatura, já que não pode mais disputar a reeleição? Enxovalhado pelo seu próprio partido, impedido de disputar um novo mandato, Costa terá dificuldades de se aliar automaticamente ao palanque de Humberto.
Principal figurão do partido no Estado, tendo sido ministro da Saúde e, recentemente, líder do Governo no Senado, Humberto estaria, hoje, numa posição mais confortável se não tivesse ido para a linha de frente, mas errou, se desgastou e não tem como ganhar a confiança do prefeito.
Sendo assim, o PT vai continuar do mesmo jeito, rachado ao meio, não tendo na aliança de Humberto o apoio da máquina, o entusiasmo e o engajamento do prefeito, que só sai, como disse, forçado por uma circunstância, que atende pelo nome de intervenção, o que vai de fato ocorrerá.
MELHOROU- O prefeito João da Costa está sendo rifado num momento em que começa a reagir nas pesquisas. Segundo levantamento do Instituto Opinião, contratado com exclusividade por este blog, o petista cresceu cinco pontos percentuais e lidera com 31%, seguido de Mendonça Filho com 22%. Costa melhorou ainda a avaliação da sua gestão, aprovada por 41% contra 38% em abril. Só não consegue reduzir a sua rejeição, que continua alta, agora em 31%.
Stalinismo puro - Stalinista convicto, o presidente do PT, Rui Falcão, foi e curto e implacável na conversa com o prefeito João da Costa e o deputado Maurício Rands, anteontem, em São Paulo: “Esta não é uma reunião. É um comunicado. Por ordem do ex-presidente Lula, que atende a um pedido do governador Eduardo Campos, vocês terão que chegar a um acordo e renunciar, porque o candidato já está escolhido: Humberto Costa”, disse.

O veto de Dirceu - Maurício Rands teve enormes dificuldades em consolidar o seu nome junto à executiva nacional do PT porque recebeu vetos explícitos do ex-ministro José Dirceu. Para o ex-capitão do time de Lula, numa eventual vitória de Rands quem capitalizaria diretamente seria o governador Eduardo Campos. Na expressão dele, a vitória seria do “PT do Dudu”.
Prometeu abrir - Rands revelou a interlocutores que o prefeito João da Costa assumiu o compromisso perante o presidente do PT, Rui Falcão, em São Paulo, em se submeter à decisão de abrir mão da sua candidatura em favor do senador Humberto Costa. Mas quando chegou ao Recife o prefeito, segundo ele, mudou radicalmente de postura, o que acabará em intervenção.
Henry na vice? - A ida do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Palácio das Princesas, amanhã, para um almoço com o governador Eduardo Campos (PSB) e em seguida participar do ato de oficialização da Comissão da Verdade, provocou uma boataria enorme. Já se diz que, Humberto candidato, como deseja Lula, o vice pode ser Raul Henry, do PMDB.
CURTAS
O TROCO– Em nota, o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, classificou este blogueiro de irresponsável, só porque, ao contrário dele, que é desinformado, antecipei que o candidato seria o senador Humberto Costa. Pelo visto, o presidente petista é do time de Rui Falcão – stalinista.
ALÔ, LULA!– O senador Humberto Costa acompanhou os desdobramentos no PT, ontem, do seu gabinete, em São Paulo. Por telefone, falou várias vezes com o enviado do partido ao Estado, Paulo Frateschi, e em São Paulo com o ex-presidente Lula, que cobrava a todo o instante o desfecho da crise.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quem João da Costa vai apoiar para prefeito do Recife?

Nenhum comentário: