quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coluna Politica


     O dia 'D' de João da Costa
Sai, hoje, em São Paulo, a decisão da executiva nacional ratificando ou não o resultado da prévia vencida domingo passado no Recife pelo prefeito João da Costa. Para os aliados de Maurício Rands, candidato derrotado, a eleição será anulada, porque teria sido fraudada.
Já os partidários do vencedor não acreditam em anulação, porque faltaria ao comando nacional do PT as provas de que eleitores piratas, como afirma Rands, teriam votado. O que seria eleitor pirata? Numa leitura simplória, pirata seria o eleitor não filiado ao PT que aparecesse na lista dos votantes.
Pirata seria alguém do PT com residência em outra cidade fora do Recife que tivesse votado comprovadamente. Pirata seria identificar na lista dos votantes alguém filiado a outro partido no Recife. Pirata seria ainda algum filiado ao PT no Recife que não estivesse em dia com a contribuição obrigatória do partido.
Se algum exemplo desses tiver sido constatado pelos auditores que passaram o pente fino na lista dos votantes na prévia estará aberto o caminho para a sua anulação.
O prefeito João da Costa garante que todos os que votaram são filiados ao PT com residência fixa no Recife e em dia com o partido. E se a direção nacional contestar a lista, porque existiam duas listas de votantes?
João reafirma que ambas as listas foram feitas e encaminhadas pela direção estadual do partido e que ele defendeu a validade de ambas contra a vontade de Rands.
O DIA SEGUINTE- Se a direção nacional do PT anular a prévia, o que pode acontecer? Nem o PT sabe, mas vão aqui algumas suposições: 1) A confirmação de Rands no lugar de João da Costa. Esta hipótese, a menos provável, ainda é cogitada. 2) Uma intervenção no diretório municipal do PT no Recife, com a indicação, consequentemente, de um novo candidato. Fala-se em Humberto Costa. E, por último, a realização de uma nova prévia, desta feita organizada pelo PT nacional.
Brecha para anular - A direção nacional do PT deixou vazar, ontem, a informação de que foram encontrados 1,2 mil votos suspeitos ou piratas na auditoria feita na listagem dos votantes da prévia no Recife. E que diante disso não havia outra saída que não fosse anular a eleição na reunião de hoje em São Paulo.




Fazendo as cabeças - Derrotado na prévia do PT, o deputado licenciado Maurício Rands passou, ontem, o dia inteiro em Brasília fazendo articulações junto aos integrantes da executiva nacional. Procurou um a um os que têm direito a voto na reunião de hoje em São Paulo. A todos, insistiu na tese de que houve fraude e que os auditores enviados ao Recife estariam apresentando as provas durante o encontro de logo mais.
No tapetão - Já o prefeito João da Costa, que também fez um esforço concentrado em Brasília, esteve com o presidente do PT, Rui Falcão, na noite da última terça-feira. Numa conversa aberta e tranquila, relatou tudo que aconteceu, garantiu que nada houve de ilegal e insistiu na tese de que seus adversários dentro do PT querem dar um golpe recorrendo ao tapetão.
Arrumação com Humberto - A escolha de Humberto como candidato imposto pela executiva nacional, caso a prévia venha a ser anulada, contemplaria a princípio a Frente Popular. Armando Monteiro veria com bons olhos, porque teria menos um para competir dentro do bloco governista na eleição para governador em 2014. E no caso de vitória do petista, Joaquim Francisco, do PSB de Eduardo, assumiria o Senado na condição de suplente do senador petista.


CURTAS
CABO SAI AMANHÖ Em função da reunião do PT em São Paulo, que está atraindo as atenções de todo o Estado e da mídia nacional, porque representa o desfecho do quadro sucessório no Recife, resolvi transferir para amanhã a divulgação da pesquisa de intenção de voto para prefeito do Cabo contratada por este blog ao Instituto Opinião.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Anulando a prévia, o que a executiva nacional do PT fará para resolver o impasse no Recife?

Nenhum comentário: