![]()
A coragem de Dilma
Diferentemente de Lula, que se aliou aos banqueiros e permitiu em seu Governo que o País assumisse a liderança mundial na prática de juros extorsivos, a presidente Dilma está disposta enfrentar o sistema financeiro.
Depois de mudar a remuneração da poupança para permitir a queda dos juros, planeja agora reduzir os custos dos empréstimos da casa própria. Como 70% dos recursos que financiam a habitação vêm da poupança, que terá correção mais baixa quando a Taxa Selic chegar a 8,5%, a equipe econômica espera que os bancos repassem essa queda aos mutuários.
Para isso, quer estimular a concorrência, facilitando a transferência do financiamento de um banco para outro que oferecer taxa menor. Poderá ser criado, inclusive, um ranking de juros e tarifas para o cliente buscar melhores condições de empréstimo.
Ao fazer essa cruzada de enfrentamento ao sistema financeiro nacional, Dilma atrai ainda mais o apoio e a confiança da classe média, a mais atacada pelos juros altos, pelas exorbitantes taxas do cheque especial.
E mais do que isso, pela falta de condições e capacidade de buscar o crédito pessoal temendo não ter condições de pagar por causa dos juros de mercado impraticáveis.
MARCHA- As marchas de prefeitos a Brasília nunca dão resultado algum, mas a categoria, mobilizada pela Confederação dos Municípios, já planeja nova manifestação semelhante para o dia 15 de maio. Vai ocorrer um dia após o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentar seu relatório ao projeto de distribuição dos royalties do petróleo. Pela proposta, R$ 6 bilhões serão retirados dos municípios não produtores por ano, o que contraria interesses dos prefeitos.
Na pauta global -
A longa estiagem entrou, definitivamente, na pauta global. Foi a principal reportagem do Jornal Nacional de sábado passado, com repercussão no programa Fantástico. O quadro, gravíssimo, deixou o semiárido nordestino em estada de emergência. Cabe agora ao Governo acelerar a liberação dos recursos prometidos.
Rebanho ameaçado - Armando Monteiro Neto (PTB) foi o único senador presente ao encontro dos prefeitos e lideranças do Pajeú para discutir o avanço da seca, sábado passado em Afogados da Ingazeira. O evento foi coordenado pelo secretário de Agricultura, Ranilson Ramos. Para Armando, a principal medida seria o Governo financiar urgentemente a ração, para evitar a morte do rebanho.
Pauta invertida - O depoimento do senador Demóstenes Torres, envolvido no escândalo Carlinhos Cachoeira, deve ser na próxima quinta-feira, dois dias após o colegiado votar o relatório do senador Humberto Costa pedindo a cassação do parlamentar goiano. A pauta está invertida. Pela lógica, o Conselho deveria ouvir antes o acusado para fazer seu juízo e seguir ou não o voto do relator.
A inquietação de Romário -
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado Romário Dias anda com saudade da política. Chegou a mostrar disposição para disputar a Prefeitura de Garanhuns, abrindo mão do cargo vitalício que ocupa hoje, caso tivesse o apoio do governador Eduardo Campos, com quem tratou do assunto. Mas o socialista já havia dado a palavra ao amigo Antônio João Dourado.
CURTAS
DÍVIDAS– A cruzada da presidente Dilma para reduzir os juros animou os governadores, que consideram que se abriu uma janela para que renegociem a remuneração das dívidas dos Estados com a União. Eles vão pedir isonomia e cobrar coerência do governo federal.
PROTESTO– O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), fez uma dura intervenção na reunião dos prefeitos para tratar sobre o agravamento da seca, sábado passado, em Afogados da Ingazeira. E confirmou que promoverá, hoje, um protesto contra a não liberação de recursos para carros pipas, fechando a BR que dá acesso ao município.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O PT do Recife junta os cacos depois das prévias para escolha do candidato em 20 de maio?
|
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Coluna Politica
às
segunda-feira, maio 07, 2012
Postado por Márcio Morais
Unknown
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário