quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coluna Politica



      Henry vice de Rands
Pré-candidato do PMDB a prefeito do Recife, o deputado Raul Henry já foi apontado como o plano B do governador Eduardo Campos (PSB), caso o deputado Maurício Rands perca as prévias do PT para o prefeito João da Costa.
Na eleição de 2008, quem apareceu numa situação semelhante foi o deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC), que acabou tendo uma votação abaixo da expectativa. Em política, esses acordos por debaixo do pano nunca dão certo.
Com Henry, não pode ser diferente. O fato novo que se ouve nos bastidores agora é que Henry pode vir a ser o vice de Rands, num cenário em que João da Costa seja derrotado nas prévias. Henry nega de pés juntos. Político sempre costuma contestar especulações que têm certa lógica.
Nesse caso, a lógica de Henry na vice de Rands se deduz pela reaproximação do governador com o senador Jarbas Vasconcelos. Para isso, no entanto, teria que haver uma aliança formal do PT com o PMDB, que no plano nacional, já existe.
E em vários Estados, também. Henry já esteve várias vezes com o governador, uma delas em Brasília em um jantar no qual acertou detalhes da visita que Eduardo fez a Jarbas no dia seguinte, no Senado. Se o apelo para vice de Rands partir do governador, como se supõe, dificilmente ele resistirá.
CENÁRIO 2- Num cenário em que o governador tenha que indicar um vice do nome do PSB, o nome mais cotado é o do ex-governador Joaquim Francisco. Danilo Cabral, que setores da legenda socialista chegaram a espalhar, não tem chances, nem tampouco o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. Joaquim, embora oriundo da pefelândia, é, hoje, extremamente ligado ao governador, tendo sido indicado por ele suplente do senador Humberto Costa.
Estradas abandonadas - O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, abandonou, literalmente, o projeto de restauração das estradas estaduais, especialmente no sertão, depois que assumiu a coordenação da campanha de Rands, nas prévias para escolha do candidato do PT a prefeito do Recife.


Risco de assalto - O trecho que está gerando mais protesto e indignação é o da PE-360, que liga Floresta ao município de Serra Talhada. A estrada está intransitável tamanha é a extensão dos seus buracos. Trafegar por ali virou um grande risco devido aos constantes assaltos. O mais grave é que a rodovia está incluída no plano de R$ 2 bilhões anunciado pelo governador há quase um ano.
Disque denúncia - Pré-candidato do PPS a prefeito do Recife, o ex-deputado Raul Jungmann tem sido uma usina de boas ideias para irritar o prefeito João da Costa. Deve anunciar esta semana o “Disque denúncia”, para estimular a população a protestar contra os abusos e abandono da gestão petista. A ideia de levar a oposição a denunciar a campanha antecipada do PT no Recife também foi de Jungmann.
Munição para CPI - Integrante da CPI mista do escândalo Carlinhos Cachoeira, o deputado Sílvio Costa (PTB) passou o feriadão debruçado na leitura sobre as peraltices do acusado. Levantou ainda detalhes das últimas denúncias envolvendo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).  Pela munição que levantou, tende a fazer muito barulho esta semana na CPI.

CURTAS
INAUGURAÇÕES– O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), tem um conjunto de obras para inaugurar até junho, prazo limite, quando começa o período das convenções partidárias. Até lá, ele pretende cumprir também a promessa de transformar Petrolina no maior centro de creches do País.
VAI VOLTAR?– O ex-deputado Luiz Piauhylino, que entrou na vida pública como suplente do ex-senador Mansueto de Lavor, já falecido, está sendo estimulado a disputar um novo mandato federal. Mas ele não quer. Diz que está muito bem como advogado na ponte entre Brasília e São Paulo.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando o Ministério Público vai se pronunciar em relação às denúncias feitas pela oposição no Recife?

Nenhum comentário: