quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

COLUNA POLITICA


        Dilma decepciona dissidentes
postura em cima do muro da presidente Dilma em relação aos direitos humanos na visita a Cuba não agradou aos dissidentes cubanos nem aos opositores do regime ditatorial. Foi tachada de hipócrita quando defendeu um amplo debate sobre a situação dos detentos de Guantánamo.
É possível e admissível ser contra o embargo americano, contra a situação dos presos em Guantánamo e contra a repressão em Cuba. O comentário não ficou a altura da história política da presidente. Ela sofreu na pele a repressão no Brasil quando combateu a ditadura militar e é uma lutadora em prol da liberdade.
Mas tratar um tema direitos humanos com igual distanciamento e frieza só contribuiu para frustrar a expectativa gerada pela sua visita. O que se esperava, na verdade, por parte dela, era algum tipo de retratação do governo brasileiro depois que o então presidente Lula comparou, durante visita ao País em 2010, a situação dos prisioneiros políticos com a de detentos comuns.
O tema de direitos humanos é universal, mas deve ser abordado sem exclusões. Infelizmente, a presidente Dilma, vítima da tortura no Brasil quando militante de esquerda, preferiu olhar para outro lado, no lugar de observar a triste situação do povo cubano, massacrado pela violenta ditadura de Fidel há 53 anos.
PEGOU MAL– A presidente Dilma disse que ninguém pode atirar a primeira pedra em se tratando de direitos humanos. “Concordo em falar do tema sob uma perspectiva multilateral”, afirmou. Segundo a presidente, o assunto não pode servir de arma de combate ideológico. Quando disse que todos os países têm telhado de vidro em relação a direitos humanos, Dilma quis atingir os Estados Unidos, mas acabou defendendo o indefensável: a repressão cubana.
Renildo abandona Olinda - Desapontados com o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), moradores de Jardim Brasil foram, ontem, à Assembleia Legislativa apelar ao deputado Ricardo Costa (PTC) para intermediar no Governo a construção de uma Academia das Cidades. Em tom ríspido, disseram que Calheiros deixou a praça atual se transformar em ponto de prostituição e consumo de droga.
Humberto sai derrotado - O senador Humberto Costa (PT) saiu derrotado no embate com a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que bateu o pé e não largou a vice-presidência do Senado. Pelo acordo fechado com o então líder petista no Senado, ela ficaria apenas um ano. No rodízio, seria contemplado o senador cearense José Pimentel. Humberto garantiu que Marta não ficaria no cargo.
Faxina geral - O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, confirmou, ontem, que será mudado todo o comando da Sudene, da Codevasf e do Dnocs. É possível que o novo superintendente da Sudene seja indicado pelas forças que apóiam o Governo Dilma na Bahia. O governador baiano Jacques Wagner, aliás, acompanha a presidente na viagem a Cuba e Haiti.
Sem definição - Pelo boletim do Instituto do Coração divulgado, ontem, no final da tarde, a equipe médica que acompanha o vice-governador João Lyra Neto (PDT) não tem ainda a exata dimensão da extensão do comprometimento das veias do coração dele. Sendo assim, o número de pontes de safena somente será definido na segunda-feira, dia marcado para a cirurgia.



  
CURTAS  
VAI EXPLICAR? – O vereador Edinho de Santa Tereza (PP), de Agrestina, deixou o Governo em maus lençóis, ontem, ao afirmar da tribuna que os policiais que prestam serviços ao município recebem uma ajuda dele, através de doação de carne. Do contrário, não poderiam atuar no município. Com a palavra, o secretário de Defesa.
ABANDONO– O Governo do Estado abandonou completamente os terminais rodoviários do Interior. O de Caruaru, principal cidade do Agreste, é uma pocilga. O blog mostrou, ontem, a situação dramática do terminal de São José do Egito. O de Afogados da Ingazeira também é uma vergonha.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – A prática de fazer doações de arrouba de carne aos policiais militares em PE é algo restrito a um vereador de Agrestina?

Nenhum comentário: