terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Duas quadrilhas que assaltavam bancos são capturadas

Ao todo, 12 homens foram presos. Um dos grupos foi responsável pelo roubo ao Banco Santander no Parnamirim, na última sexta-feira (24)

Um dos grupos conseguia armas rendendo seguranças de bancos / Foto: Milton Raulino / Especial para o JC

Um dos grupos conseguia armas rendendo seguranças de bancos


Duas grandes quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e estabelecimentos comerciais foram desarticuladas por operações das Polícias Civil na última sexta-feira (24). Os dois grupos, que juntos somam 12 envolvidos, foram apresentados por representantes da Polícia na manhã desta terça-feira (28).
Uma das quadrilhas foi detida na BR-101, no trecho próximo à fábrica da Carne e Queijo. A Polícia Civil recebeu naquele dia denúncia que o grupo estava se deslocando para realizar uma ação criminosa no Posto de Atendimento do Detran em Garanhuns.

Através da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os assaltantes foram interceptados em um Ford Ka de cor branca e foram autuados em flagrante. Foram presos Daniel André da Silva Júnior e Gustavo Gomes da Silva, ambos de 24 anos, Misael Ribeiro da Silva, 31, e Luciano Ribeiro da Silva, 35.

Na abordagem, ainda havia um quinto elemento menor de idade. E.R.S.S., de 16 anos, foi encaminhado para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). A quadrilha foi a responsável por roubos aos bancos do Banco do Brasil da Avenida Agamenon Magalhaes e da Abreu e Lima, bem como do Bradesco desta mesma cidade. Além do automóvel, foram apreendidos com a quadrilha dois revólveres calibre 38 e vários celulares.

O outro grupo desarticulado teve envolvimento direto com o assalto que aconteceu no Banco Santander do bairro do Parnamirim, também na sexta-feira. O roubo causou pânico na região e contou com cobertura redobrada da Polícia, na semana passada.

Na ação, os assaltantes também roubaram objetos dos clientes. Com a chegada da Polícia, o grupo trocou tiros e usou reféns como escudo humano. Na tentativa de fuga, um dos bandidos tentou se esconder em uma confeitaria - onde foi morto - e outro em uma residência. Um deles foi pego dentro do estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. A Polícia usou até um helicópeto para encontrar os envolvidos.

Neste segundo caso, seis pessoas foram detidas: Klebson Pereira da Silva, 27 anos, Eric Carlos da Silva e Carlos Alberto da Silva Segundo, 28, Ely de Souza Ferreira, 29, e o líder do grupo Ângelo Marcos da Silva, 19. Leonardo Patrício de Souza, 28, foi o único a falecer.

A quadrilha liderada por Ângelo operava usando uma arma de brinquedo. O líder entrava na agência e rendia os seguranças. Os outros, em seguida, pegavam as armas e realizavam a ação. Estima-se que alguns integrantes do grupo estejam envolvidos com, pelo menos, outras seis investidas em agências bancárias no Estado. Foram encontrados com os acusados quatro armas de fogo e uma arma de plástico, usada nos assaltos.

Segundo a Polícia Civil, a prisão das duas quadrilhas representa um grande avanço. "Com a prisão dos grupos, das 12 investidas contra bancos realizadas este ano, sete estão solucionadas. Este já é um caminho positivo para desvendarmos outros grupos e ocorrências", afirmou o gestor do Depatri, Antônio Barros.

Nenhum comentário: