sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

COLUNA POLITICA



Henry é peça chave no tabuleiro da oposição
A oposição do Recife aguarda ansiosa a decisão do deputado federal Raul Henry (PMDB), que pode ou não entrar na disputa pela Prefeitura do Recife, este ano. O peemedebista é visto como a peça principal do xadrez eleitoral do bloco. E, caso entre no páreo, provocará uma rearrumação no tabuleiro. Hoje, há pelo menos três nomes postos no grupo: Raul Jungmman (PPS), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (PSDB.
Especula-se que com Henry na disputa o bloco optaria por duas candidaturas, apenas. Henry conta a seu favor com a força do ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). O senador já disse a amigos próximos que não deseja ser o coordenador dessa empreitada, mas que tem disposição para ajudar na campanha do aliado.
“Não há como definir nada enquanto Raul Henry não anunciar sua decisão”, confidencia um prefeiturável do grupo. Enquanto Henry não anuncia se é candidato ou quem vai apoiar, o bloco trabalha com o difícil cenário das múltiplas candidaturas. Sabe que não é a melhor alternativa e que pode, inclusive, ser engolido pela máquina e pelo andor do prefeito João da Costa.
Isolado no PSDB, Daniel mantém firme sua pré-candidatura e continua tentando aproximar o líder dos tucanos, Sérgio Guerra, a Jarbas, o que, aliás, foi uma de suas promessas ao entrar no ninho tucano. Pelo jeito, não será fácil cumpri-la. Mendonça Filho é bem colocado nas pesquisas de intenção e tenta viabilizar seu nome. Mas pode, eventualmente, compor com o PMDB, caso Henry seja candidato. Já Raul Jungmman deve recuar e se lançar na eleição proporcional, algo que vem sendo especulado há algum tempo.

CANTANDO DE GALO - Há quinze dias, o governador Eduardo Campos (PSB) esteve no Agreste e visitou um trecho da PE-90, estrada que liga o município de Surubim a cidades do Polo de Confecções. Ao se deparar com a buraqueira da via, prometeu resolver o problema imediatamente. Disse que a estrada iria virar um grande tapete e símbolo do Estado no quesito pavimentação. Até agora, nada! A obra não foi iniciada porque o Governo não assinou o empenho. Por certo não assinou porque falta dinheiro no caixa.

A ORIGEM DO PROBLEMA 1 - Os problemas envolvendo possível superfaturamento em licitações para a contratação de empresa de fogos de artifício e de banheiros químicos teria origem na Diretoria de Gestão e Equipamentos Culturais - responsável pela elaboração dos Termos de Referência e execução dos serviços. A Diretoria é ocupada hoje por Fábio Izaias Cavalcante Silva, braço direito de Luciana Félix. Na ausência da presidente, Fábio vem assumindo a Fundação.

A ORIGEM DO PROBLEMA 2- Fábio Izaias Silva foi assessor do atual presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), que manda e desmanda na gestão da Cultura.  Vale lembrar que Jurandir esteve com Luciana Félix, Fábio Izaias e outros membros da Cultura no tour pela Europa, no ano passado. Viagem essa que até hoje não foi bem explicada. 

SEM PRESSA - O deputado federal Raul Henry (PMDB) disse que não está com a menor pressa em anunciar se é ou não candidato à Prefeitura do Recife. Avisou que só lá para abril é que vai se pronunciar. Segundo o deputado, uma eventual candidatura não passa por uma escolha pessoal, mas do PMDB. “O partido quer minha candidatura porque entende que é bom para o fortalecimento da sigla”, resumiu Raul.

NÃO COLOU - O que se fala em Garanhuns é que o candidato preferencial do governador Eduardo Campos (PSB) pode desistir da disputa pela Prefeitura do Município. Numa pesquisa feita uma semana antes do Carnaval, Antônio João Dourado apareceu com apenas 3% da intenção de votos e uma rejeição na casa dos 68%. Ninguém quer colocar a imagem nele, para não se queimar. Enquanto isso, o correligionário Givaldo Calado (membro da Comissão Provisória) vem se intitulando o candidato do Palácio das Princesas.

CURTAS
BATE SEM PENA - O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT) não se cansa de bater no prefeito João da Costa (PT). Além de criticar os problemas da cidade, ele tem cobrado do PT uma explicação sobre a verdadeira história da briga entre os Joões. “O que estava em jogo. O que dividiu ou foi mal-acertado entre eles (João Paulo e João da Costa)?”.

FÓRUM PETISTA - O PT vai realizar mais um ciclo de debates do Fórum Metropolitano. Desta vez, no Cabo de Santo Agostinho, na segunda, dia 27. O tema é ‘Saneamento Ambiental’, mas deve se estender para questões eleitorais. O presidente estadual da sigla, Pedro Eugênio, estará presente.

EM GRANDE ESTILO - A equipe do cerimonial da Prefeitura do Recife está se reunindo hoje para organizar todos os detalhes da visita da presidente Dilma Rousseff (PT), na próxima terça-feira. A PCR espera fazer uma grande festa na inauguração de habitações do Via Mangue.

Nenhum comentário: