Não tem jeito. Todo Carnaval é a mesma coisa. Mesmo que pequeno, sempre há um aumento no número de ônibus depredados durante os quatro dias de folia. Balanço do Grande Recife Consórcio de Transporte mostra que neste Carnaval 80 coletivos sofreram algum tipo de dano a mais do que em 2011. Foram 612 veículos depredados, enquanto que no ano passado foram 532.

A ponderação do poder público é de que, se compararmos a frota que estava circulando, há uma redução de 5%. Isso porque, em 2012, a frota disponível para atender os focos da folia no Grande Recife foi de 1.803 veículos. Se 612 foram depredados, isso representa 34% da frota. Já em 2011, a quantidade de coletivos foi menor: dos 1.362 ônibus que estavam circulando, 532 foram danificados, o que significa dizer que 39% da frota foi depredada.

Tudo é uma questão de olhar. Mas o fato é que vândalos continuam estragando o transporte público, esquecendo que os reparos serão pagos por eles mesmos quando voltarem a utilizar os coletivos. Pura burrice.