segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

COLUNA POLITICA


    Estado faz obra sonrisal
As chamadas obras sonrisais, que se dissolvem com o vento e ficaram famosas no final da década de 80 com as barragens do projeto Asa Branca, no Governo Marco Maciel, também existem na gestão atual.
A mais recente “pérola” entregue à população sem o devido zelo do Governo do Estado. Refiro-me ao corredor exclusivo de ônibus da Avenida Pan Nordestina, em Olinda.
Depois de dois anos em obras, o trecho que se gastou rios de dinheiro afundou apenas três dias após ser liberado, congestionando a área e revoltando motoristas que transitam pelo local. O engraçado é que, diante do fiasco, o Governo do Estado joga a culpa diretamente na construtora responsável.
Ora, a empreiteira é parte da obra, do projeto e do problema. Se houve erro por uso de material inadequado, a culpa não é exclusiva de quem tirou a ideia do papel, mas também do contratante, no caso a Secretaria de Cidades, que não fez o dever de casa, ou seja, uma fiscalização rigorosa e permanente durante o tempo da construção, que não foi pequeno, durou 24 meses.
A conclusão é simples: o Governo foi relapso com o dinheiro público. Mas, incrivelmente, os responsáveis ficam impunes. Quem paga o pato, mais uma vez, é apenas a empreiteira.
Das duas, uma: ou o governador não sabe selecionar uma empreiteira para um projeto de igual magnitude, ou adotou a política do desleixo, embriagado pelos altos índices de aprovação.
AS DERRAPADAS – Diante da recusa do Governo em encarar a trapalhada na Pan Nordestina, o engenheiro Maurício Andrade, professor da UFPE, foi ao local e constatou erros primários na obra, como a camada abaixo da camada de brita úmida e muito argilosa, ou seja, muito plástica. Também encontrou sujeira dentro da galeria pluvial, que deveria estar limpa para não acumular a água de chuva. Já o asfalto usado tem 3,5 cm de espessura quando deveria ser 5 cm. Uma vergonha!
Boicote ao Pacto - Na sexta-feira passada, mais um banco foi assaltado no Recife, desta feita em Parnamirim, bairro nobre que viveu um dia de cão. Para o promotor Ricardo Coelho, os bancos estão boicotando o Pacto pela Vida, na medida em que não seguem as recomendações mínimas de segurança. Até o Bradesco, dono da conta única do Estado, tenta desmoralizar o programa de redução da violência.
Lei é muito mais ampla - A Lei da Ficha Limpa não enquadra apenas político condenado em segunda instância ou por colegiado. Pega ainda os com condenação transitada em última instância na justiça eleitoral por abuso de poder econômico; os que tiverem contas rejeitadas por irregularidade grave e dolosa e os condenados por compra de voto, além dos que renunciaram ao mandato para evitar a cassação.
Pena de oito anos - Também fica sem poder concorrer às eleições municipais deste ano aqueles políticos que foram impedidos por entidades de classe de exercer a profissão por conta de infração ético-profissional. A lei prevê a inelegibilidade por oito anos. Esse prazo se soma à pena estabelecida na condenação. No caso da renúncia, o político fica impedido por oito anos a partir da data do fim do mandato do qual abriu mão.
Os clássicos - O Palácio já tem uma avaliação interna das eleições mais disputadas no Interior. Caruaru terá um clássico entre José Queiroz e Miriam Lacerda. Outros clássicos: Serra Talhada (Luciano Duque x Sebastião Oliveira); Petrolina (Lóssio x Fernando Filho); Cabo (Vado da Farmácia x Betinho); e Afogados da Ingazeira (Patriota x Gisa).

CURTAS  
EM PETROLINA– O deputado Gonzaga Patriota (PSB) reúne seu grupo em Petrolina no próximo sábado para comunicar que apoiará a candidatura a prefeito daquele município do deputado Fernando Bezerra Filho (PSB). Só após a formalização da decisão de Patriota, que estava na condição de pré-candidato socialista, FBF fará o ato de anúncio.
DEFESA TÍMIDA - A entrevista da ex-deputada Miriam Lacerda (DEM) ao jornal Vanguarda, na qual elogia o marido Tony Gel, mas não se compromete em dar continuidade à sua gestão, tem todos os ingredientes para ser explorada pelos seus adversários. Passou a impressão de tentar separar o joio do trigo, lembrando as diferenças de FHC com Serra.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Na visita ao Recife, amanhã, a presidente Dilma formaliza seu apoio à reeleição do prefeito João da Costa?

Nenhum comentário: