sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Assalto causa prisão de filho de delegado O desempregado, de 21 anos, foi detido depois de abordar vítima no bairro dos Aflitos, usando uma pistola da polícia


Policiais militares prenderam na manhã da última quinta-feira (23), no bairro do Torreão, Zona Norte do Recife, o desempregado Mateus Moura de Melo Nogueira, 21 anos. Ele é acusado de assaltar um transeunte minutos antes no Bairro dos Aflitos, na mesma região. O suspeito, filho do delegado da Polícia Civil Francisco Nogueira, usou o carro e a arma do pai para roubar. Mateus foi autuado em flagrante por roubo qualificado e seguiu, no fim da tarde, para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
De acordo com o delegado do Espinheiro, Sérgio Ricardo, por volta das 11h, um homem foi abordado na Rua Doutor José Maria, nos Aflitos, por um jovem que estava em um Celta preto. O rapaz apontou uma pistola e levou um netbook, um celular e R$ 25. A vítima anotou a placa do carro e acionou a Polícia Militar.
Minutos depois, o veículo foi localizado por uma equipe da PM na Rua Marechal Deodoro, no Torreão. Os PMs prenderam o ocupante do Celta e levaram-no para a Delegacia do Espinheiro, onde a vítima reconheceu o acusado.
No carro, estavam uma pistola calibre ponto 40, pertencente à Polícia Civil, os objetos tomados da vítima, mais dois celulares, cerca de 20 gramas de maconha, cartões de banco de várias pessoas e munição.
Em seu depoimento, Mateus Moura de Melo Nogueira afirmou que é usuário de drogas e pediu desculpas à vítima, que o reconheceu na delegacia. Ele explicou que a arma do pai estava escondida, mas que ele descobriu a pistola e a pegou há dois dias.
O delegado Francisco Nogueira, que é chefe do Núcleo de Assistência Policial da Gerência de Recursos Humanos da Polícia Civil, acompanhou o depoimento, mas não interferiu no procedimento. Ele permaneceu ao lado do filho durante todo o tempo em que ele esteve na delegacia.
"O flagrante estava caracterizado. O pai não fazia ideia de que ele havia pego a arma. Ouvimos todos os envolvidos e autuamos o rapaz em flagrante por roubo qualificado. É um crime sem previsão de fiança e ele vai para o Centro de Triagem", detalhou o delegado Sérgio Ricardo.
Mateus informou que é casado e mora com a mulher e a filha, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O rapaz também disse que não estuda e está desempregado.
O chefe de Polícia Civil, Manoel Carneiro, classificou o caso como uma fatalidade. "Não houve facilitação do delegado no acesso do filho à arma. A pistola estava escondida e o rapaz encontrou. O colega é um policial exemplar que, inclusive, dedica a maior parte do tempo a prestar assistência aos companheiros da Polícia Civil", frisou Manoel Carneiro.

Nenhum comentário: