terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COLUNA POLITICA


         Ministra derrapa na ética
A ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União, deixou os demais colegas numa situação constrangedora ao informar que os pernambucanos José Jorge e José Múcio, também integrantes daquela corte, ocupam apartamentos funcionais do Senado.
Ora, Jorge não é mais senador há muito tempo e Múcio nunca foi senador. Portanto, trata-se de uma ilegalidade brutal, tendo em vista que o TCU também tem apartamentos funcionais para uso dos seus ministros.
Só que, neste caso, Ana se recusou a ocupar o imóvel deixado pelo cearense Ubiratan Aguiar, alegando não ter as condições compatíveis. Chegou a comparar a um cárcere, com a ressalva de que lembrava a cela onde esteve o seu pai, o ex-governador Miguel Arraes, durante a prisão na época da ditadura.
“À minha família, foi acolhedor. Têm cômodos grandes e até dependências para os empregados”, reagiu o ministro Aguiar diante das reclamações da colega. Para ele, a ministra deve não ter adorado o apartamento porque só há uma suíte, diferentemente dos imóveis do Senado, que têm duas e até três suítes.
Aguiar não quis ser grosseiro, mas as reclamações de Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos, só têm uma explicação: luxo. Luxo ferindo a ética. Como um ministro do TCU pode se apresentar isento e insuspeito para julgar uma conta do Senado ocupando um imóvel do próprio Senado?
SINAL À UNIDADE – A passagem da presidente Dilma, hoje, pelo Recife, para inaugurar um conjunto habitacional ao lado do prefeito João da Costa, tem tudo a ver com a sucessão na capital. É um recado claro da chefona ao PT pernambucano de que a executiva nacional do partido, o ex-presidente Lula e ela própria desejam a unidade em torno da reeleição do prefeito. Que, aliás, é o responsável direto pelo regresso da presidente ao Estado 20 dias após a visita à Transposição.
A lista negra - Integrante da Frente de Combate à Corrupção, o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT) tem dedicado boa parte do seu tempo nos últimos dias para levantar a lista dos políticos pernambucanos atingidos pela Lei da Ficha Limpa e que ficarão inelegíveis para o pleito municipal. Em 10 dias, o listão estará disponível no site Transparência Brasil.

Humberto segura Odacy - Pré-candidato a prefeito de Petrolina, o deputado Odacy Amorim (PT) recebeu, ontem, a garantia do senador Humberto Costa e da presidente do diretório petrolinense, Isabel Cristina, de que o processo no município não ficará atrelado ao que venha ocorrer no Recife. Na capital, o candidato da Frente Popular será do PT, no caso João da Costa. E em Petrolina, o PSB quer rifar o PT.
Fatia é o herdeiro - Em Petrolina, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) não abriu mão de graça da disputa pela Prefeitura. Seu projeto é ter o apoio do grupo do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, para eleger o seu filho Genedy Patriota deputado estadual em 2014. Como todo político, Patriota também quer fazer o seu herdeiro.
Jogo de cena - O presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, tentava a todo custo, ontem, desvincular a passagem de Dilma, hoje, pelo Recife, com o reforço que ela dará, indiretamente, ao processo de consolidação do nome do prefeito João da Costa na disputa interna no partido. “A viagem é administrativa, não tem relação com eleição”, enfatiza. Alguém ainda acredita em Papai Noel?



 CURTAS  
FICHA LIMPA– A Câmara de Nazaré da Mata aprovou, ontem, por unanimidade, projeto de autoria do vereador Leonardo Carneiro Teobaldo (PTB), proibindo que fichas sujas possam ocupar cargos públicos no município, tanto na administração direta quanto na indireta. Recife foi a primeira capital do País a tomar igual iniciativa.
SEM INTERFERÊNCIA – O governador respirou aliviado, ontem, quando soube da liminar mantendo no cargo o presidente da Funase, Alberto Vinicius do Nascimento. A decisão foi do Tribunal de Justiça. Na semana anterior, o MP pediu o afastamento de Vinicius por causa da rebelião na instituição, que resultou na morte de três adolescentes.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que disse o governador a Dilma sobre a sucessão no Recife no encontro reservado que teve, ontem, com a presidente?

Nenhum comentário: