sexta-feira, 12 de agosto de 2011

População de Igarassu amarga ineficiência da saúde pública




Crise na saúde - Com um serviço de saúde pública fragilizado e incapaz de atender a população, Igarassu foi recentemente apontado como o “abacaxi da saúde” pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Os motivos para isso são vários: hospitais com infra-estrutura deficiente, equipamentos quebrados, falta de profissionais e de medicamentos, filas intermináveis e pacientes sem atendimento, apenas para citar alguns.

Segundo o líder da oposição na Câmara, o vereador Ademar de Barros, o serviço de saúde prestado aos igarassuenses é vergonhoso. “Nosso município tem uma população de quase 100 mil habitantes, mas esse serviço que a prefeitura oferece não é digno nem mesmo para 100 pessoas”, disse. Ele apontou que isso pode ser claramente constatado ao ver que, com quase dois anos de gestão, o prefeito Gesimário Baracho ainda não nomeou ninguém para administrar a pasta.

O vereador falou que a saúde está entre as áreas que mais recebem recursos do Governo Federal. “O dinheiro vem, mas o que está sendo feito com ele?”, questionou. Ademar de Barros disse que durante visitas ao Hospital e aos postos de saúde ele costuma ouvir diversas reclamações, principalmente relacionadas à falta de remédios e de médicos, inclusive nas emergências.

“As pessoas são obrigadas a madrugar em filas para marcar exames e consultas. Há casos ainda em que o município não dispõe de determinados serviços e o paciente precisa ir para outra cidade”, denunciou o vereador. Como exemplo ele citou a atual condição do Hospital de Igarassu onde o bloco cirúrgico não funciona e os especialistas que realizavam esse procedimento pediram demissão por causa dos baixos salários e das más condições de trabalho.

O Hospital soma outros problemas, mencionados pelo vereador. “A ortopedia é um dos serviços mais procurados, mas o número de profissionais para atender é insuficiente. Além disso, a máquina de raio X não funciona desde outubro de 2009, o que é um absurdo. É um absurdo também o município não ter máquina de ecocardiograma e dispor apenas de um cardiologista e que só atende uma vez por semana”, falou.

Ademar de Barros mencionou, além disso, a limitação para marcar exames de ultrasson. “A ultrassonografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher, tanto a preventiva quanto em termos de acompanhamento nos casos de gravidez. Porém as mulheres que precisam de uma ultrasson em Igarassu devem madrugar se quiserem pegar uma das escassas 40 fichas. Isso é vergonhoso para uma prefeitura que diz cuidar da população ”, disse.

De acordo com o vereador Ademar, o maior erro do governo Gesimário é não colocar o humano em primeiro lugar, não olhar para as pessoas que sofrem por não terem condições de pagar planos de saúde e são obrigadas a esperar a boa vontade dos gestores públicos. “São quase 100 mil vidas que não podem ser ignoradas e que merecem o respeito das autoridades que se dizem competentes”, concluiu Ademar. quase 100 mil vidas que não podem ser ignoradas e que merecem o respeito das autoridades que se dizem competentes”, concluiu Ademar.

Nenhum comentário: