terça-feira, 30 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



        O guerreiro Carlos Alberto
Não tive uma relação próxima com o ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, que faleceu ontem.  Até porque, embora torcedor da cobrinha coral, dificilmente vou a estádio e não acompanho o dia-a-dia dos desportos. Também não o conheci militando na política. No seu último mandato de deputado federal, em 1978, ainda morava em Afogados da Ingazeira e nem imaginava ingressar no jornalismo político.
Mas, é possível fazer referências a alguém que parte com base em testemunhos de outras pessoas. Pelo menos à frente da FPF não ouvi nada que desaabonasse a conduta de Carlos Alberto Oliveira. Pelo contrário. Entre os depoimentos que recebi e li só elogios. Pelo pouco que convivi com ele, fiquei com a impressão de um gestor austero, competente, dedicado ao futebol, mas de um temperamento explosivo.
Na verdade, como parlamentar e dirigente esportivo era um tremendo pavio curto e não levava desaforo para casa. Aliás, a coragem e a bravura eram traços destacados da sua personalidade. Carlos Alberto ainda alimentava sonhos de voltar à militância política e partidária.
Tanto que, há pouco, assinou a ficha de filiação ao PSD e teria planos de disputar a Prefeitura de Jaboatão. Partiu, no entanto, sem poder concretizar o desejo, mas pelo tempo que esteve na vida pública conquistou uma legião de amigos e fãs. E assim, como disse Jarbas, fica dele a imagem de um grande guerreiro. Seu legado no futebol fica como orgulho e referência.
AGENDA CARREGADA – A presidente Dilma cumpre, hoje, no Estado, uma agenda super corrida. Começa pelo município de Cupira, depois vai a Garanhuns e, por fim, encerra a maratona no Recife. Traz boas notícias, como a assinatura de dois contratos para barragens de contenção de cheias na Mata Sul e assina convênio para tirar do papel a Adutora do Agreste. Em Garanhuns, a presidente deve falar aos radialistas que atuam no Agreste Meridional.
Marajá ganha o dobro de Dilma - O super-marajá do Senado atende pelo nome de Osvaldo Maldonado Sanches, segundo revelou, ontem, o site Congresso em Foco. Embolsa mensalmente R$ 45,9 mil como consultor aposentado e seu salário faz inveja a muita gente, pois é quase o dobro do que é pago a presidente da República.





Propina de 60% - Nos bastidores do escândalo no Ministério do Turismo, empresários, ex-funcionários de ONGs e da pasta contaram detalhes impressionantes ao jornal O Globo. Segundo a reportagem, a propina cobrada para liberar verba da pasta chegava a 60%, a taxa mais alta de Brasília. Certamente, nem na era Dirceu, o então homem-forte de Lula, mentor do mensalão.
Novela mexicana - A novela que se transformou a ida do deputado Daniel Coelho para o PSDB chega ao final quando? Eis a pergunta que mais se ouve nos bastidores da oposição no Recife. Até porque, o parlamentar, hoje no PV, é apontado como pré-candidato a prefeito do Recife pela legenda tucana, que tem ainda outras opções, como o deputado Bruno Araújo.
Sem ciúmes - O presidente do PSD, André de Paula, nega que seu trabalho de arregimentar quadros para o novo partido esteja provocando racha na base governista. As mais recentes aquisições foram três vereadores do PTB de Belo Jardim, mas Armando Monteiro, segundo André, entendeu e não se estressou. “Foi uma situação bastante localizada”, observou.


CURTAS
QUEM ASSUME?– Com a morte de Carlos Alberto Oliveira, como será decidida a sua sucessão na Federação Pernambucana de Futebol? Eis a pergunta que mais se ouvia, ontem, no velório do ex-dirigente. Faltam nomes à altura de Carlos Alberto.
CABO ELEITORAL– Segundo a mídia nacional, o ex-presidente Lula entrou definitivamente na batalha pelo voto para eleger a deputada Ana Arraes ministra do Tribunal de Contas da União. E a boataria em Brasília dá conta de que Aldo Rebelo desistirá.  
MUDANÇA – Na corda bamba, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será alvo de novas acusações, além do uso de aviões de empresários. O que se diz em Brasília é que se ele cair seu substituto será o jornalista Franklin Martins, ex-porta-voz.

Nenhum comentário: