quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dois capturados com muita droga

O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) divulgou, na manhã de ontem, o resultado de duas operações que resultaram na prisão de dois homens suspeitos de participação no tráfico de drogas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Evandro José Santos da Silva, 27 anos, e Djalma Ladislau dos Santos Fonsêca, o DJ, de 49 anos, foram detidos em suas respectivas residências. Ao todo foram apreendidos quase 22 quilos de maconha, 660 gramas de crack e R$ 559. Os dois já possuíam passagens pela polícia por tráfico de drogas. Segundo as investigações da polícia, os dois, que não fazem parte do mesmo grupo, seriam grandes fornecedores de entorpecentes nos locais onde moram.

Evandro foi preso na noite do último sábado, no número 136 da rua Ribeiro Roma, no Cordeiro, Recife, onde morava só. Os policiais já estavam investigando o suspeito há cerca de um mês. “Ele cumpriu pena por tráfico de drogas e estava em liberdade. Resolvemos investigá-lo e percebemos uma movimentação suspeita na casa. Na noite do sábado, vimos uma situação favorável para a abordagem”, explicou o delegado João Leonardo, do Denarc. No imóvel, a polícia encontrou 10,5 quilos de maconha e 660 gramas de crack. No momento em que foi detido, ele assumiu o tráfico, mas não revelou onde adquiriu a droga. “Ele confessou que já estava atuando há cerca de seis meses, mas não revelou nomes. Vamos continuar com as investigações para tentarmos identificar os fornecedores”, continuou o delegado.

A ação, que resultou na prisão de Djalma, ocorreu na tarde de anteontem. Ele também foi detido em sua residência, na rua Sergipe, 308, em Pau Amarelo, Paulista. O homem já havia sido preso pela mesma equipe do Denarc em 2009. Na residência também funcionava um estúdio de música. “Tivemos a informação que ele havia sido solto em decorrência de um alvará de soltura. Há cerca de 15 dias começamos a investigar a residência e observamos uma grande movimentação de usuários de droga no local. Pessoas chegavam lá e saíam com sacolas”, contou o delegado. No local foram encontrados 11,3 quilos de maconha e R$ 559. “Ele tinha uma grande quantidade de droga e poderia vender por muito tempo”, acrescentou João Leonardo.

As cargas de maconha dos dois casos, segundo a polícia, possuem características diferentes. A droga encontrada com Evandro seria oriunda do interior do Estado. Já a erva que estava de posse de Djalma seria de origem paraguaia. De acordo com o delegado, é de melhor qualidade que a ‘nacional’. “Elas possuem características diferenciadas. A droga do Paraguai, além de ter uma qualidade maior, possui um aroma diferente, doce, que serve para despistar os cães farejadores da polícia”, relatou.

Outras apreensões de maconha com as mesmas características da que foi apreendida em Pau Amarelo foram realizadas em situações diferentes da área norte da RMR. Evandro e Djalma foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes e já estão no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

Nenhum comentário: