quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Coleta diária de lixo reduziria risco de leptospirose.

A partir de uma conversa com uma moradora de Boa 


Viagem, Paulo Santos conclui que coleta em dias 


alternatos favorece praga de ratos


Presenciei, no Recife, uma pessoa colocando o lixo na porta 


de casa fora do dia de coleta previsto e perguntei se não 


sabia dos dias do recolhimento, com certa indignação, pois 


achei que a mesma não colaborava para a limpeza da cidade 


agindo daquela forma.
Mudei de idéia logo após a explicação dada gentilmente, apesar da minha bisbilhotice: a senhora, de Boa Viagem, bairro nobre, argumentou que, em décadas passadas quando a coleta era diariamente, nunca teve problemas com ratos na sua residência, nem os vizinhos. Mas que, com a coleta em três dias apenas, o acúmulo de dejetos orgânicos atraíra os bichos para as casas, passando a ser motivo de temor, pois havia crianças e animais domésticos na residência. Por isso ela começou a colocar o lixo acumulado em dias não previstos, pois entre a atitude anti-cidadã e a saúde e segurança da família, ficaria com a segunda opção.
Pedi desculpas e vi nos noticiários recentes que a leptospirose cresceu assustadoramente no Recife. A causa pode estar aí, na explicação da dona de casa. É óbvio: acúmulo de lixo! Em Boa Viagem, nos finais de semana, fica impraticável andar pelas calçadas, pois dos lixões dos edifícios exala odor de podridão devido aos restos guardados para o dia de coleta.
O povo quer coleta diária, e o Ministério Público poderia colaborar com a população mandando a Prefeitura do Recife rever o método de coleta e voltar a fazer como sempre foi, colaborando para afastar e diminuir o risco da doença do rato das populações.

Nenhum comentário: