Mesmo com o PSDB aliado do prefeito Renildo Calheiros, em Olinda, a ex-pré-candidata tucana Terezinha Nunes e o pré-candidato a prefeito André Luis Farias (PMN), o Alf, se uniram contra a gestão do comunista. Nesta terça-feira, a administração olidense teve que responder em audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sobre as antenas de telefonia celular que foram retiradas da cidade alta, no ano passado, e deixou boa parte da população sem sinal.
A ex-deputada Terezinha Nunes foi quem entrou com a representação no MPPE e se juntou a Alf para contestar a ação da prefeitura. Na primeira audiência sobre o caso, estiveram presente representantes da Prefeitura de Olinda, Anatel e demais operadores telefônicas. A promotora de cidadania de Olinda, Helena Capela, deu um prazo de 20 dias para o município analisar um laudo técnico e dar uma resposta se vai ou não alterar a legislação. Depois isso, será marcada uma nova audiência.
Vale lembrar que a Prefeitura retirou as antenas com base em uma lei aprovada em 2002, mas que só no ano passado foi posta em vigor. Em sua representação, Terezinha Nunes reclamou que a Prefeitura não poderia tomar esta atitude sem antes mostrar uma saída para os moradores do sítio histórico. “Por conta disso, em pleno Século XXI, uma cidade como Olinda, principalmente a cidade alta, que recebe milhões de turistas de todo o mundo, está isolada, praticamente sem comunicação telefônica e internauta, o que é imprescindível para o mundo globalizado em que vivemos”, relata o documento.
O pré-candidato Alf, que foi convidado por Terezinha para participar da audiência, elogiou a iniciativa da tucana e a conduta do MPPE para avaliar o caso. Segundo ele, há outras formas de resolver a questão preservando o patrimônio histórico e a saúde pública da cidade. “Um ato inconcebível para uma cidade que tem uma importância grandiosa para Pernambuco e que recebe milhões de turistas. Nós já temos uma telefonia móvel de péssima qualidade e uma atitude desta só faz piorar o serviço. É uma discussão de total interesse da população olindense”, falou.