quinta-feira, 29 de março de 2012

Coluna Politica



     Henry vice de Rands? Boa piada!
Não tenho a menor ideia da origem da notícia. Creio que tenha inspiração no encontro do governador Eduardo Campos (PSB) com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), mas ponho logo uma ducha fria na possibilidade do deputado Raul Henry vir a ser o vice do deputado Maurício Rands, caso este venha a vencer as prévias no PT e ganhe o direito de disputar a Prefeitura do Recife.
Por um motivo muito simples: Jarbas, o padrinho de Henry, quer que o PT se exploda, como diria o Justo Veríssimo de Chico Anysio. Elogiando o governador e admitindo que teria condições de disputar à Presidência da República, Jarbas fez a seguinte ressalva: “Eduardo tem que se afastar do PT”.
Reafirmou, portanto, a sua condição de antipetista. Sendo assim, como Henry teria o aval do senador numa chapa liderada por um petista? Jarbas é a principal liderança do PMDB histórico que faz oposição a Dilma e assumiu uma posição de hostilidade ao ex-presidente Lula.
Como no Recife passaria de uma hora para outra a andar de braços dados com o PT? Isso só se aplicaria a políticos que não prezam pelo bom senso e passam por cima da trajetória marcada por uma certa coerência, o que, suponho, não seja o caso do senador peemedebista.
FIM DA NOVELA– O PT, finalmente, põe, hoje, um ponto final na novela das prévias para escolha do seu candidato no Recife. A corrente do prefeito João da Costa aposta que derrota a proposta dos aliados do deputado Maurício Rands, candidato indicado pelo governador Eduardo Campos para impedir a reeleição de Costa. O clima que antecede a discussão é de muita tensão e apreensão. Os partidários de Rands estão otimistas. Acham que aprovam as prévias facilmente.
Razões do coração - Em Ipojuca, o governador Eduardo Campos tem lá suas razões para optar pelo palanque do tucano Carlos Santana: não poderia contrariar o seu filho, que namora com uma filha do parlamentar. O prefeito Pedro Serafim, do PDT, ainda está entalado com o golpe. Afinal, a Frente Popular recheia o palanque do seu candidato e gostaria de ter o governador como aliado.



A façanha de Petrolina - O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), entrega, hoje, mais mil unidades habitacionais do programa Minha casa, Minha vida. E passa a liderar o ranking estadual das cidades que mais construíram casas para famílias pobres. O evento contará com a presença do presidente do PMDB, Valdir Raupp, que visita o município pela segunda vez por ser admirador da obra de Lóssio.
Faltou combinar - Em Afogados da Ingazeira, a ex-prefeita Giza Simões (PSDB) foi às emissoras de rádio negar uma informação publicada aqui, em primeira mão, passada pelo deputado Inocêncio Oliveira: a escolha do candidato à vice na sua chapa, o poeta Diomedes Mariano (PR). Se ela queria adiar o anúncio esqueceu-se de combinar com o deputado, com quem se encontrou segunda-feira passada.
Obrigação moral - Se as prévias no PT forem aprovadas, hoje, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, será obrigado a se afastar da função. Aliás, se preservasse pela ética e a transparência, o governador deveria ter tomado imediatamente a decisão. Se ficar no cargo, abrirá um precedente grave. Largar o osso, pelo visto, não é nada fácil!
CURTAS
PERNAS CURTAS– Um coronel da PM pernambucana confirmou, ontem, o que antecipamos com exclusividade: não era o filho do deputado Sílvio Costa (PTB) que conduzia o volante do se carro quando foi parado numa blitz da lei seca, mas ele próprio. Que, diga-se de passagem, estava sem habilitação.
GREVE NO SERTÃO– Os enfermeiros da rede municipal de Petrolina continuam de braços cruzados. A categoria decretou greve por aumento de salário e melhores condições de trabalho. Ontem, no segundo dia da manifestação, os grevistas promoveram uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Os alternativos lançarão candidato no Recife caso Rands viabilize e ganhe as prévias?

Nenhum comentário: