O apoio declarado do PT de Olinda à reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), firmado no início do mês, corre risco de deixar de existir. Parte dos integrantes da sigla ainda não digeriu o ingresso do PSDB na aliança, anunciado na semana passada. Na ocasião, os petistas não compareceram ao encontro do presidente nacional dos tucanos, deputado federal Sérgio Guerra, com os comunistas, o que aumentou as especulações.
Por conta disso, a executiva municipal do PT se reunirá, na próxima segunda-feira, para discutir o assunto, com a possibilidade de rever o posicionamento atual, o que poderia gerar uma nova aliança ou uma candidatura própria – no caso, a da presidente municipal do PT, deputada estadual Teresa Leitão. Procurada pela Folha, Teresa confirmou que o ingresso dos tucanos na aliança gerou muito incômodo no grupo petista, em especial naqueles que apoiavam sua candidatura, a qual foi retirada para não causar um racha no partido.
“Vamos analisar a questão do ingresso do PSDB na aliança governista. Teve um grande debate na Câmara de Vereadores na terça-feira passada, e recebi um documento de uma das correntes políticas. Não dá para desconhecermos essa realidade. O PSB também já mostra alguns incômodos. Não posso adiantar nenhum juízo de valor ou conclusão de mérito, mas o encaminhamento do debate já está assegurado para a reunião ordinária da executiva, que ocorre a cada 15 dias”, explicou a petista.