O pré-candidato a prefeito de Olinda André Luiz Farias, o Alf, foi nomeado presidente municipal do PMN na noite da quinta-feira (29), em reunião no partido. O oposicionista escreveu uma nota lamentando a quebra da unidade dos partidos de oposição da cidade. No texto, o ex-deputado critica a falta de união entre as legendas, que cada vez mais estão se dividindo e enfraquecendo o movimento. Veja a íntegra do documento:
“Lamento que a União das Oposições por Olinda, algo proposto pelo PMN em outubro de 2011, tem sido quebrada em nome de projetos pessoais. Com a nossa proposta da Mesa da Unidade surgiu a União das Oposições, inicialmente composto por dez partidos: PMDB, DEM, PSC, PRP, PPS, PTN, PMN ,PSL, PTC. Partidos estes, que assinaram a carta das oposições, e lançaram a Tribuna do Povo, denunciando a gestão do prefeito Renildo ao MPPE, por exemplo, entre outras ações.
Dos dez partidos, três (PRP, PTN e PSDB) migraram sem qualquer justificativa coerente para a base de apoio ao prefeito Renildo. Dos sete partidos que restaram, mais três (PSL, PSC e PTC) acabaram lançando a candidatura do deputado Ricardo Costa, que se coloca como candidato alternativo da Frente Popular. Sempre numa conta para dividir, nunca para somar. Dos quatro partidos que sobraram, vêm o PMDB e DEM e anunciam um ‘Bloco Olímpico’, o que tem o maior tempo na televisão. Nessa ‘Olimpíada’, nos parece que o único pódio que vai levar a oposição é a quebra definitiva da unidade das oposições.
Escutamos que as oposições não têm um candidato natural que polarize com o atual prefeito. Não consideram que o PMN lidera todos cenários considerando os nomes da oposição e mais no cenário II chegamos até a um empate técnico com o atual prefeito que aparece 20% a 15% para Alf, segundo a única pesquisa realizada até então, pela Folha de Pernambuco. Lamentavelmente as decisões começaram a surgir sem que a mesa da unidade fosse respeitada, os critérios passaram a ser tempo na televisão e desejo pessoal. Não vem sendo observado o espírito de renúncia em nome do coletivo de um projeto maior e mais com o compromisso de construir um novo projeto para Olinda. Decisões isoladas vêm sendo tomadas, quebrando a unidade tão sonhada e desejada pela população de Olinda.
O PMN, apesar de liderar todas as pesquisa de opinião entende que o importante na construção desse projeto é a unidade, e nada pode ser feito de costas para a população e com base no individualismo. Lutamos e vamos continuar levantado nossa bandeira que só a mobilização em torno da união nos levará a vitória. Nosso compromisso quando assinamos a carta das oposições será até cumprido até o fim. Nosso acordo com a unidade em nome da vitória do povo de Olinda será honrado porque esse é o espirito público que direciona o nosso partido, que acredita que ainda é possível fazer política com ética.”
Andre Luis Farias – ALF”