sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Motoristas aguardam conclusão de obra na Pan-Nordestina




Os motoristas que passam pela avenida Pan-Nordestina, uma das principais vias de acesso a Olinda, Paulista e Igarassu, ainda esperam a conclusão de uma obra que deveria melhorar o trânsito no local. A placa faz o alerta: ‘atenção, homens trabalhando’, mas, no canteiro de obras, nenhum funcionário. O material está encostado, expostos ao tempo e todas as máquinas paradas.

A avenida tem uma circulação de 50 mil veículos por dia, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mas, quem circula pelo local já começa a ficar impaciente com a demora na conclusão da obra. "Isso está parado há algum tempo e a gente não vê ninguém por aqui", diz a professora Olga.

Numa outra placa: o prazo. A obra começou em novembro de 2009 e deveria ter ficado pronta em dezembro do ano passado. Não foi o que aconteceu. Enquanto isso, o mecânico Paulo César do Nascimento sofre com a mudança do itinerário dos ônibus que, há quase dois anos, param bem na porta da oficina dele. "Fica uma fila de ônibus ali e o cliente que poderia parar acaba passando direto. Diminuiu 70% o nosso movimento."

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado informou que até o fim do mês passado, julho, o corredor exclusivo para ônibus e as pistas locais que passariam ao lado do viaduto do Complexo de Salgadinho estariam prontos. 

O novo prazo também não foi cumprido. O aposentado Edvaldo Castro Soares conta que conversou com um funcionário da obra que teria dito por que os trabalhos pararam. "Ele me disse que estava parado porque falta o pagamento na obra que o governo não fez."

A secretária executiva de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Juliana Souza Leão, negou a informação e disse que o atraso teria dois motivos. Um seria a chuva que começou mais cedo e impediu os trabalhos de drenagem e terraplanagem. O outro seria uma adequação do projeto para a Copa de 2014.

O corredor passaria a fazer parte do sistema de Transporte Rápido de Ônibus, o TRO, ligando a Pan-Nordestina a avenida Agamenon Magalhães. "O projeto Norte/Sul, que é um grande projeto do corredor de ônibus rápido, o TRO, eles vão ser no nível de embarque e desembarque e vão ter a parte de acessibilidade. Isso vai trazer um ganho enorme para a população. Então, realmente é esperar essas adequações, que já estão prontas e sendo compatibilizadas, para voltar a execução da obra após esse período de chuva e entregar definitivamente essa obra da Pan-Nordestina até dezembro de 2011”, explicou.

Nenhum comentário: