quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lutas e causas sociais Márcio Morais


Sossego só no nome

A Praia do Sossego, em Itamaracá, é um dos mais belos e intocados cenários da Região Metropolitana do Recife. Mas há muito o nome deixou de fazer jus ao ambiente da foto acima. Quem tem casa na área, vive preocupado com a falta de segurança, causada pelo isolamento, pela inexistência de policiamento e pela presença de uma penitenciária de segurança máxima no meio do caminho, que já devia ter saído da região há tempos. O depoimento de uma leitora ilustra bem o problema. “Tive minha casa arrombada em um domingo, em plena luz do dia. E ela não foi a única, sei de pelo menos mais dez casos semelhantes. Na estrada que passa em frente à Barreto Campelo os assaltos também são constantes”, conta Graça Queiroz.


Problema é de toda a ilha
A situação da Praia do Sossego pode ser facilmente transportada a outros pontos de Itamaracá. No último dia 1º, bandidos invadiram uma casa em Jaguaribe e fizeram moradores reféns. No fim das contas, os criminosos acabaram levando a pior, já que uma das vítimas era PM e reagiu, deixando um morto e três feridos. Itamaracá não merece essa situação de abandono. A insegurança afasta cada vez mais os visitantes.


Permissionários
O Conselho Municipal de Transporte de Jaboatão decidiu revogar as licenças de 32 permissionários do transporte alternativo e de táxis do município. Os proprietários não atenderam às exigências e aos chamados do órgão para regularizar a situação.


Esgoto estourado
Em atenção à queixa da leitora Vilani Melo, na coluna da última semana, a Compesa informa que realizou o conserto do esgoto no cruzamento das Ruas Elesbão de Castro e Maria Ramos, em Bairro Novo, Olinda, e desobstruiu toda a rede coletora da via.


Paulista receberá escola técnica
O município de Paulista será contemplado com uma nova escola técnica que oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio, de formação inicial e continuada para trabalhadores. O prefeito da cidade, Yves Ribeiro, participa hoje, em Brasília, de uma solenidade promovida pela presidente Dilma Rousseff para anunciar a expansão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que financiará a unidade.


Com a palavra, o leitor

O leitor Josemar Paiva se queixa do descaso com a orla do Janga, em Paulista, que encontra-se esburacada e com metralha espalhada em vários trechos. “Moradores sentem-se abandonados. Gostaria que o Ministério Público tomasse conhecimento e providências urgentes”.


Quase dois meses sem água
“Gostaria de saber por mais quanto tempo iremos ficar sem água em Jardim Brasil II, Olinda. Ligamos para a Compesa e cada atendente informa uma data para o reabastecimento, que, por sinal, nunca chega. O mais impressionante é que a conta não deixa de chegar, e o valor é o mesmo que pagamos quando temos água”, reclama a moradora do bairro Martha Cristina.


Frota reforçada em São Lourenço
São Lourenço da Mata recebeu, ontem, novos veículos que farão parte da frota da Guarda Municipal. Os quatro carros e seis motos foram adquiridos por meio de uma parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

Nenhum comentário: