domingo, 28 de agosto de 2011

Jardim Paulista Baixo sofre carência nos serviços de saúde, segurança e lazer



3add5742a53f0e8a02beeb100fc81d8a.jpg
A Praça Aníbal Fernandes é um dos focos das reclamações dos moradores, que denunciam abandono

Uma praça pública deteriorada, um posto de saúde desativado e um núcleo de segurança comunitária que não atende às demandas do bairro, esse é o saldo das principais denúncias apuradas pelo Projeto Rádio Jornal, Rádio do Povo, que esteve ao longo desta semana no bairro de Jardim Paulista Baixo, localizado no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Bem no centro do bairro, a Praça Aníbal Fernandes está com bancos amarrados às àrvores através de arames para não cair; grades quedradas, enferrujadas e sem pintura; além de brinquedos deteriorados. "Quando eu passo pela calçada da praça, tenho até medo que meus filhos encostem nas grades e se machuquem, pois elas estão cheias de ferrugem e com trechos quebrados", conta a fatorista Theogina Karina, de 30 anos. A situação piora ainda mais nos finais de semana, quando o comércio irregular atrai dezenas de consumidores que ligam o som de carro em alto volume, perturbando a vida da população.

Do outro lado da avenida, o Núcleo de Segurança Comunitária é visto pelos moradores apenas como "enfeite". O líder comunitário do bairro, Inácio Lima, conta que não consegue atendimento. "Esse posto policial não funciona; não atende à população. Eu mesmo já fui no núcleo prestar queixas e eles me disseram para ligar pro 190, que demora horas pra atender uma solicitação", alega.

Apesar das críticas, os soldados de plantão afirmam que o efetivo do núcleo é de três policiais para atender às ocorrências do bairro e "sempre que ocorre uma necessidade, o policial que está no posto passa a ocorrência para o CIODs e envia uma viatura até o local", com o explica o cabo Barreto, que trabalha no núcleo.

Nenhum comentário: