sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Descaso Escolar em Olinda




A Bezerra de Menezes em Olinda Vila Popular, as salas de aula não contam com ventiladores, não há água à disposição e a merenda não é servida, em razão da falta de equipamentos e utensílios na cozinha. Os colegiais reclamam do forte calor, sede e da falta de comida substanciosa. Na tarde de ontem, uma aluna teria passado mal em razão do calor e foi dispensada. 

O problema causado pela falta de ventiladores e de água é potencializado porque a temperatura superou os 30 graus na cidade em todos os dias da semana e cada sala tem, em média, 30 alunos. “A situação incomoda bastante. Para mim, o pior é não ter água gelada. A porta tem que ficar aberta direto”, afirma uma aluna de 11 anos, que estuda à tarde. Ela afirma que já pensou em faltar das aulas, motivada pelo receio de não aguentar o calor. “É difícil se concentrar assim.” Todos os estudantes ouvidos pela reportagem pediram para não ser identificados. 

Os alunos criaram leques improvisados com folhas de caderno e passam o tempo todo se abanando. Um aluno de 12 anos relata que os colegas da sua sala disputam as cadeiras localizadas ao lado das janelas. É a maneira encontrada para reduzir o impacto. “É muito quente. Todo mundo traz água de casa.” 


“Os alunos às vezes volta para casa mais cedo por falta de merenda e quando tem os professores e funcionários fazem uma cota para comprar, pelo que entendo as escolas recebem alimentos não perecíveis e recebem uma verba para os perecíveis, recebem verba também para compras de equipamentos e manutenção dos mesmos, pois nessa escola ninguém ver nada, as salas de aulas não tem ventiladores, quando falta água a diretora deixa os meninos tomarem água da torneira, mas não compra água mineral, por favor, peço providências das autoridades competentes, pois tenho certeza que a Secretaria de Educação do Estado não tem conhecimento desses acontecimentos, peço também que façam uma fiscalização na prestação de contas dessas verbas”. Comentou um pai de aluno que não quis se identificar.

Nenhum comentário: