segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quem vive consertando buracos no Recife não tem direito a segurança no trabalho



Gostaria de compartilhar um fato presenciado por mim. Quero que vejam como os órgãos do nosso amado país encontram-se às migalhas. Seja por falta de pessoal qualificado, ou por questão de falta de profissionalismo das empresas contratantes e contratadas.

Sou técnico de Segurança do Trabalho e o que mais combatemos é que a mínima condição de trabalho e de segurança seja ofertada aos profissionais que trabalham duro para a manutenção de vias públicas desse nosso Brasil.


Vamos aos fatos:

1.NR 6– subitem 6.3 diz: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situações de emergência.

Vemos claramente na foto a falta de Equipamentos de Segurança, que seria o mínimo a se ofertar: 

Fardamento com calça cumprida para que nenhuma parte do corpo fique exposta a microorganismos presentes nos locais de realização do serviço (principalmente nestes serviços que envolvem redes de esgoto);

Falta do uso de luvas para complementar a proteção das mãos contra o contato com potenciais microorganismos causadores de doenças;

Botas de segurança com a mesma função dos mencionados acima;

Capacete de segurança para evitar choque acidental na região craniana;

OBS: isso é o mínimo, se esta empresa que ganhou a licitação para estes serviços não oferece isso, imagina o resto?!

Outro problema verificado é que o trabalho está sendo realizado em vias públicas, então deveria ser feita uma sinalização no local, para evitar riscos de atropelamento. Como vemos na foto, nenhuma medida foi tomada quanto a isto!

Meus caros amigos do blog, presenciei este fato, mas se me permitem, entro em outro detalhe. A sinalização das obras em céu aberto e, conseqüentemente, nas vias públicas, é precária. Por estes dias quase caia num buraco na Av. Norte nas imediações da FAUPE (bairro de Santo Antonio). Na localidade existia um serviço de troca de placa de concreto da via, e uma cratera enorme estava apenas localizada com fita zebrada, e nenhuma luz ou placa de aviso (placa que reflita a luz dos faróis do carro – mais conhecida como olho de gato).

Nenhum comentário: