sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PONTES DO RECIFE EM ROTEIRO GRATUITO


O próximo roteiro gratuito realizado pela Secretaria de Turismo do Recife será pelas pontes da cidade e pelo Museu do Estado. O “Conheça o Recife” é uma ação de Sensibilização Turística que tem como propósito fazer com que o recifense conheça mais da cidade.
O circuito será realizado no sábado (06), com saída da Praça do Arsenal da Marinha, às 14h.  O roteiro começa no Museu do Estado de Pernambuco, com visita à casa do antigo Barão de Beberibe. O espaço mantém mais de 14 mil peças de diferentes momentos da história de Pernambuco. Seus jardins exibem belas esculturas em ferro fundido francês do século XIX produzidas pela Val D’Osne.
De lá, o grupo segue para um passeio panorâmico pelas pontes do Recife. O roteiro vai contemplar as pontes do Limoeiro, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau, 12 de Setembro (antiga ponte Giratória), Princesa Isabel, Duarte Coelho, Boa Vista e 6 de Março (ponte Velha).
Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível que será doado ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). O número de participantes é limitado. As inscrições são feitas através do telefone 81 3355.8847.
PONTE MAURÍCIO DE NASSAU: Instalada no local onde existiu a primeira ponte do Brasil, construída na administração de Maurício de Nassau,  em 28 de fevereiro de 1644  para servir às necessidades de transporte de água. Sofreu reformas em 1683, 1742 e em 1917. Na última, durante o governo de Manoel Borba, foi reconstruída em concreto armado e reinaugurada com o nome Ponte Maurício de Nassau. Suas cabeceiras possuem quatro estátuas de bronze confeccionadas na França, na Fundição Vale do rio Osne (VALDOSNE) que representam o comércio, a justiça, a cultura e a lavoura
PONTE 6 DE MARÇO: Inaugurada em 6 de março de 1921, seu nome é uma homenagem da cidade do Recife ao dia em que irrompeu a Revolução Pernambucana de 1817. Também é conhecida como Ponte Velha.
PONTE 12 DE SETEMBRO (antiga Ponte Giratória): Construída em 1923 para atender as necessidades do Porto do Recife. Antigamente era uma ponte móvel para poder dar passagem às embarcações que se dirigiam ou regressavam do mar. Caiu em desuso, provocando a sua desativação, sendo reconstruída em 1971, passando a denominar-se Ponte 12 de Setembro, em homenagem à data de inauguração das grandes obras do Porto do Recife (12 de Setembro de 1923).
PONTE BUARQUE DE MACEDO: Sua construção teve início em 1882, sob responsabilidade do engenheiro Antonio Vicente Feitosa. Em 1885 passou a ser de responsabilidade do engenheiro Alfredo Lisboa que a concluiu em 1890.  Inicialmente era em madeira e seu nome é uma homenagem ao político e engenheiro pernambucano, Manuel Buarque de Macedo, que na época era engenheiro fiscal da ferrovia Recife/São Francisco. Sua estrutura atual foi erguida entre os anos de 1922 e 1923, quando ganhou o formato de alvenaria com super estrutura de ferro. É conhecida como a ponte mais extensa da cidade.
PONTE PRINCESA ISABEL: Idealizada pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier e construída pelo engenheiro inglês Willam Martineua, foi aberta ao público em dezembro de 1873, é toda construída em ferro. Em 1967, na gestão do prefeito Augusto Lucena, a ponte foi reestruturada.
PONTE DUARTE COELHO: Já foi conhecida como Ponte da Maxambomba, porque antes da atual construção, existiu no local uma outra, cuja função era limitada ao tráfego das viaturas da “Transporte Carril Urbano” e esses serviços eram conhecidos como “Maxambombas” e funcionou até 1914, quando foi desativa com a criação dos bondes elétricos. A ponte deve sua denominação ao primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho e foi construída em 1941, tendo as suas calçadas revestimento em mosaico vermelho.
PONTE DA BOA VISTA: Inicialmente chamada de Ponte Holandesa da Boa Vista ligava o bairro da Boa Vista ao de Santo Antônio e ia da frente do Palácio da Boa Vista onde hoje se encontra o convento do Carmo, até a altura correspondente ao local onde foi construída depois a Casa de Detenção, atual Casa da Cultura. Resistiu por um século, sendo destruída para construir outra, nos meados do Século XVIII. Essa nova ponte, construída no mesmo local da que existe hoje, era também de madeira e passou por várias reformas, quando foi praticamente reconstruída, em 1815, quando recebeu gradis de ferro. Em 1874, foram novamente iniciadas obras de reconstrução, por ordem do Barão de Lucena, com projeto do engenheiro Francisco Pereira Passos e estrutura totalmente metálica e de origem inglesa.
PONTE LIMOEIRO: A primeira ponte no local foi construída em 1881 para dar passagem aos trens explorados pela companhia inglesa Great Western, que se destinavam à cidade de Limoeiro. No final dos anos 50, foi determinada a construção da atual ponte do Limoeiro, desta vez destinada ao tráfego rodoviário e edificada em concreto, sendo inaugurada em 1966, na administração do prefeito Augusto Lucena. Nesta ponte há o encontro do Rio Beberibe com o Capibaribe.

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