domingo, 14 de agosto de 2011

O PREÇO DO DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO



PREJUÍZO - 
Prefeitura vai gastar novamente para asfaltar toda Rua do Farol
A Prefeitura de Olinda vai asfaltar todo o trecho em paralelepípedo da Rua do Farol, entre a agência dos Correios e o Bar Manicômio – passando por trás do Fortim do Queijo, a partir de amanhã. O objetivo é retificar a via já que o piso em pedra não resistiu ao tráfego de veículos na via.
Tudo isso seria muito bom se não fosse por alguns detalhes que mostram como a administração anterior (Dra Luciana Santos) foi irresponsável no trato com o dinheiro público; o dinheiro que é recolhido dos nossos impostos (IPTU, IPVA, ISS, IR e todas as outras siglas iniciadas pela letra “I”, de imposto).
Muita gente ficou de “orelha em pé” desde o anúncio da tal obra de “requalificação” do entrono do Fortim do Queijo, às vésperas da eleição de 2008 (!). Não por ser contra a recuperação do patrimônio, mas pelo fato de a intervenção ter sido cara e absolutamente desnecessária do ponto de vista prático de melhorar a vida dos cidadãos. Era uma obra que ligava NADA a LUGAR NENHUM.
O PROJETO - Propunha-se, à época, modificar a faixa de tráfego e dotar a área de equipamentos de lazer, valorizando o Fortim. O resultado, porém, foi um desastre e causou uma série de transtornos para quem depende daquela via para chegar em casa ou trabalho.
Ficou claro que o projeto não tinha consistência – como tantas outras intervenções equivocadas ocorridas nas duas primeiras gestões da ex-prefeita Luciana Santos. Ao trocar o asfalto pelo paralelepípedo a rua ficou cheia de buracos e provocava engarrafamentos terríveis, a qualquer hora do dia ou da noite.
Em meio ao caos, já na gestão de Renildo Calheiros, a Prefeitura contratou uma consultoria para fazer um estudo do solo e corrigir o problema. O esquisito é que normalmente isso deve ser feito antes de realizar a obra. Ou seja; mais gasto do seu, do meu, do nosso dinheiro. E o que o estudo recomendou????? Adivinhe!!! Cobrir tudo com asfalto!!!! Exatamente como era antes da absurda intervenção “inventada” na gestão passada.
Agora preparem-se para mais um mês de transtornos. De acordo com a Prefeitura a Rua do Farol será bloqueada para o trânsito das 20h às 5h. Neste horário, os condutores utilizarão a Rua do Sol em mão-dupla. Nos demais horários do dia, o trânsito terá seu fluxo normal pela Rua do Farol.
PREJUÍZOS - Em relação aos prejuízos que a má realização da obra causou à cidade, a Prefeitura diz que “após detectar as falhas foi determinado o não pagamento de créditos para a empresa contratada e o contrato foi reincidido unilateralmente”.
A Prefeitura afirma também que realizou nova licitação para contratar empresa destinada a executar os serviços de reparação na pavimentação da via e colocação do asfalto, além de ter adotado medidas judiciais no intuito de reaver os prejuízos financeiros causados pela empresa anteriormente contratada.

Nenhum comentário: