sábado, 20 de agosto de 2011

Lutas e causas sociais Márcio Morais


Social - A Celpe entregou, nesta semana, 940 novas geladeiras aos moradores de Casinhas, Tracunhaém, São José do Belmonte e Limoeiro, no Projeto Nova Geladeira, e inscritos na Tarifa Social. Mais de 50 mil já foram entregues.
Alunos denunciam escola
Alunos da Escola Politec, que funciona, no Edifício JK (antiga sede do INSS), na Avenida Dantas Barreto, Santo Antônio, no Centro do Recife, denuncia m as condições precárias do prédio e que gera revolta mesmo sendo um colégio particular. Segundo eles, os elevadores quebram constantemente e, além do constrangimento dos alunos, professores e funcionários ficar presos nesses equipamentos,  são obrigados a subir até ao décimo andar. Onde, na maioria das vezes, os sensores de luz estão desligados e todos correm o risco de cair nas escadas. Afirmam que, com isso, são obrigados a largar mais cedo das aulas, pois só um elevador funciona para várias pessoas. Outro problema, que denunciam, é a falta quase que diária de água para higiene nos banheiros dos estudantes. Um deles conclui: “O desrespeito com todos os alunos está em toda parte da Politec, a começar pela frente do prédio, que está inacabada, e os alunos não têm como estacionar os carros. Desta forma, ficam sujeitos a multas e a remoção dos veículos. É um absurdo.”
Hospital - O Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, esclareceu que a sua maternidade tem o perfil de atendimento para casos de média e baixa complexidade. E os casos mais graves são transferidos, por meio da Central de Regulação de Leitos, para uma unidade de alta complexidade, obedecendo a critérios técnicos e de forma segura. Sobre a falta de neonatologistas, por ser um hospital de baixa e média complexidade e não contar com UTI neonatal, não há a necessidade imperiosa deste tipo de profissional.
“Curso de “matologia?”
O leitor Henrique Lotto, autor da foto, queixa-se da falta de manutenção e de uma reforma, na Escola Estadual  Manoel Gonçalves, em Maranguape I, Paulista.Diz que os alunos brincam numa área cheia de mato, lixo e água empoçada da chuva. E que é “normal” verem cobras, ratos, sapos e escorpiões. “O alunado vai se formar em “matologia”, pois a escola está cercada pelo matagal. Falta iluminação, ocorrem assaltos e até tentativas de estupro”, afirma Lotto.

Contrair doenças
Henrique Lotto lembra que há risco de se contrair leptospirose e dengue, além de uma quantidade insuportável de muriçocas. Por fim, pede que a Secretaria de Educação tome providências e, inclusive, reforme a escola e quadra de esportes.
Caracol

Já o leitor Wladimir Maia denuncia que alunos da Escola Estadual Trajano Chacon, na Avenida Caxangá, encontraram caracol junto com  pães no almoço servido, anteontem. E que havia mortos e vivos. Maia quer a presença da Vigilância Sanitária.
Galerias

Severino Silvestre de Oliveira reclama que, apesar da Compesa  iniciar os trabalhos de limpeza, nas galerias e nas redes de esgotos do Ipsep, os moradores da Rua Manuel de Macedo, até o presente,não foram beneficiados. Continuam aguardando.
Curtas
Avenida - Sobre a nota “Avenida dos acidentes”, a Prefeitura de  Paulista informa, ao leitor Henrique Lotto, que está em licitação a  pavimentação da Avenida Colibri, em Maranguape I. E que depois do inverno, vai tapar os buracos de várias vias.

Capela - A Capela Dou­rada da Ordem Terceira de São Francisco do Recife será visitada, hoje, pelos participantes do 8º Encontro Nacional de Ar­quitetura e Arte Sacra. É considerada o maior símbolo da arte sacra barroca do Recife. 

Nenhum comentário: