terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estudantes de Timbaúba pedem restauração de Cine-Teatro Recreios Benjamin Segundo a leitora, o cine-teatro pertence a particulares e está alugado à Prefeitura Municipal de Timbaúba

Estudantes fizeram protesto pedindo a reforma do espaço / o centro da cidade de Timbaúba, Zona da Mata Norte pernambucana, distante 96 km do Recife, foi tomado pela presença de centenas de estudantes oriundos de escolas públicas e particulares com um objetivo: somar esforços e erguer suas vozes em defesa do velho e histórico Cine Teatro Recreios Benjamin, inaugurado no dia 05/03/1916, pelo poeta e jornalista Jader de Andrade (1886-1931).
Tombado pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, o espaço ficou famoso em todo o Brasil por receber as principais companhias teatrais do sul do país depois que essas se apresentavam no Teatro de Santa Isabel, cujo palco tem as mesmas dimensões do imóvel timbaubense. Os filmes eram apresentados diariamente e suas sessões só eram suspensas quando havia espetáculos.  
O Cine Teatro Recreios Benjamin é personagem de uma situação atípica que se arrasta há anos. Carecendo de uma restauração urgente, a fim de não desabar, não foi desapropriado, pertencente a terceiros e está alugado à Prefeitura Municipal de Timbaúba. A Fundarpe declara que tem o maior interesse em restaurar o imóvel, todavia declara que o assunto esbarra no fato de o mesmo não pertencer ao município ou Estado. Enquanto isso, o Governo Municipal alega que o projeto de restauração está concluído e aguarda algumas formalidades para ser executado.

Nenhum comentário: