sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Em crise com aliados, Dilma troca afagos com a oposição



<b>FLERTE: </b>Com a presença de Anastasia (MG) e de Cabral (RJ), Dilma Rousseff lançou em SP versão do plano Brasil sem Miséria
FLERTE: Com a presença de Anastasia (MG) e de Cabral (RJ), Dilma lançou em SP versão do  Brasil sem Miséria

Em crise com os aliados, a presidente Dilma Rousseff encontrou afago na oposição. Cercada por tucanos, ela transformou ontem o lançamento para a região Sudeste do plano Brasil sem Miséria, carro-chefe de sua política social, no gesto mais enfático de aproximação com o PSDB desde sua posse. O programa, que unifica ações de transferência de renda federais e estaduais, foi apresentado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, feudo dos tucanos desde 1995. Ao final, o evento foi classificado pela presidente como 'um grande pacto republicano', capaz de 'mudar a realidade do país'. Para atuar ao seu lado como anfitrião de Dilma, o governador Geraldo Alckmin convidou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -com quem ela já havia trocado elogios públicos.
No discurso, o governador paulista só se dirigiu a Dilma como 'presidenta' -tratamento usado por petistas e aliados do Planalto- e atribuiu a ela qualidades como 'patriotismo', 'generosidade' e 'espírito conciliador'. Alckmin disse que a parceria com o governo federal era um 'marco'. A fala foi interpretada como uma demonstração de rompimento com a relação imposta por seu antecessor, José Serra, com o governo federal. Apesar de convidado, Serra não compareceu. Após os afagos, Dilma convidou Alckmin a acompanhá-la hoje, em agenda na qual entregará 1.900 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. O governador passará a defender publicamente a faxina no governo federal.

Nenhum comentário: