domingo, 7 de agosto de 2011

Dependencia Quimica Tratamento involuntario e voluntario


Tratamento
Dependência Química
1° Fase
Nos primeiros 90 dias o paciente passa pelo processo de educação alimentar, proporcionando, uma desintoxicação do seu físico. Terapias de grupo com nossos terapeutas e psicólogo, tratando seu mental (emocional) e também tendo o conhecimento da doença da dependência química e de 12 passos de alcoólicos e narcóticos anônimos passando naturalmente pela fase mais critica, que é sua abstinência física e mental. Terapia Ocupacional, (semanalmente) vídeo terapia, grafo terapia (trabalhos escritos).
Compreensão da Dependência Química. 
Consulta psiquiátrica (semanalmente)
Consulta psicológica (semanalmente)
2° Fase
O paciente começa a aprender a lidar com suas obsessões (maneira de pensar) através do P.P. R (plano de prevenção a recaída) e também com T.R.E (terapia racional emotiva) onde o mesmo começa a lidar melhor com seus sentimentos e emoções, não precisando ser mais escravo de seus pensamentos insanos e eufórico ou depressivos e auto destrutivos. 

OBS: Para cada paciente, é montado um plano de tratamento individual, onde o mesmo é avaliado semanalmente, pela equipe terapêutica podendo assim obter um melhor resultado em seu tratamento.
Exemplo
Um paciente de primeira internação tem avaliações com nossos profissionais, diferente de um que já tem mais do que uma internação ou uma pessoa de idade maior, pois avaliamos todas suas conquistas e perdas da sua trajetória de vida, podendo assim identificar os pontos produtivos de sua historia de vida.

Nosso tratamento baseia-se na filosofia de narcóticos anônimos e alcoólicos   anônimos T.R.E. (terapia racional emotiva), P.P.R. (programa de prevenção a recaída) e Terapia cognitiva comportamental
 12 passos A.A   N.A
Metodologia mais usada na recuperação de alcoólicos e Dependentes químicos.
Objetivo
Terapia cognitiva comportamental
É um sistema terapêutico que tem demonstrado grande êxito no tratamento dos mais variados transtornos e patologias clinicas. A terapia cognitiva tem como base a hipótese de "vulnerabilidade cognitiva". Tem como pressuposto básico a interpretação que um sujeito faz de uma determinada situação, sendo que esta pode ser interpretada das mais variadas maneiras por pessoas diferentes, e essas interpretações que vai definir a resposta emocional e comportamental do sujeito. As nossas interpretações são determinadas pelos nossos esquemas e crenças, funcionais ou disfuncionais. Essas crenças quando ativadas geram pensamentos automáticos (positivos ou negativos), que por fim interferem no nosso comportamento.
Objetivo
Em relação ao dependente químico, estas relações estão abaladas. A TCC apresenta técnicas para reorganizar este funcionamento, favorecendo novos comportamentos que proporcionam prazer e bem-estar sem o uso de drogas.
 P.P.R.
Este programa serve para quem teve recaído de comportamento e volta ao uso, onde o próprio dependente com o programa identifica os seus sintomas  que o levaram a recaída ou ao uso de drogas e álcool.

Nenhum comentário: