quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA




            Ferro queima Humberto
Ao reafirmar o apoio do PT à reeleição do prefeito João da Costa e ao mesmo tempo anunciar que o partido tem um compromisso antecipado com João Paulo para 2014, o deputado Fernando Ferro incendiou a corrente petista de Humberto Costa. Ninguém mais sonha em disputar a sucessão do governador Eduardo Campos do que o senador petista e para isso já vem se articulando e cumprindo uma espécie de pré-agenda eleitoral pelo Interior.
João Paulo e Humberto são as principais lideranças do PT no Estado, mas não se toleram e Ferro sabe disso. Qual a razão, no entanto, que levaria o deputado a queimar Humberto antecipadamente, quando o processo da disputa interna hoje do partido está relacionado à eleição municipal? Não se tem explicação.
O fato é que Ferro e o prefeito João da Costa, a quem se abraçou com fervor inigualável, também não toleram Humberto, mesmo o senador sendo, hoje, voz ativa na Prefeitura do Recife, onde indicou, dentre outros cargos, a sua mulher Luciana Félix para o comando da Fundarpe.
Como petista costuma viver comendo o fígado do outro de forma disfarçada, Humberto e João da Costa vão levando a vida assim, enganando-se um ao outro. Há quem diga, aliás, que Ferro combinou com o prefeito, antes da entrevista à Rádio Folha, em jogar a isca de 2014 para João Paulo, com a intenção apenas de instigar Humberto Costa. Para uns, a política é um reino da falsidade. Para outros, um picadeiro.
NEM SINALIZAÇÃO– Numa entrevista exclusiva, ontem, à repórter Rivânia Queiroz, deste blog, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarli (DEM), se derramou em elogios ao governador Eduardo Campos pela palestra que proferiu em Natal. Mas, em nenhum momento sinalizou que poderia apoiar uma eventual candidatura do socialista ao Palácio do Planalto em 2014. Nem poderia, claro. Na condição de democrata irá esperar o rumo que o partido tomará.
Um duplo golpe - Depois de ser pilhado usando jatinho da Polícia do Maranhão para se deslocar até a sua fazenda no Maranhão, o presidente do Senado, José Sarney, deu, ontem, mais um golpe na viúva: recorreu à justiça e obteve autorização para voltar a pagar supersalários, acima de R$ 26 mil, a 700 servidores da Casa.




Rubem, o bombeiro - O deputado Paulo Rubem (PDT) deu uma de bombeiro. Está reaproximando o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, com o presidente estadual do PDT, José Queiroz. Uchoa, que nunca assimilou o trabalho de Queiroz, anda dizendo por aí que o partido está sem comando, sem rumo no Estado, porque o prefeito não tem tempo para cuidar do diretório.
Balança, mas não cai - Na corda bamba, os ministros Mário Negromonte (Cidades) e Pedro Novais (Turismo) perderam completamente o apoio que necessitavam neste momento dos seus partidos – PP e PMDB. Ontem, a Frente Contra a Corrupção teve encontro com entidades da sociedade civil, que cobraram o afastamento de ambos os ministros, acusados de corrupção.
Sem namorico - De malas prontas para aterrissar no ninho tucano, o deputado Daniel Coelho (PV) negou, ontem, que mantenha ainda um namorico com o PMDB, alternativa para disputar a Prefeitura do Recife nas eleições do ano que vem. “Já me decidi, estou me filiando ao PSDB. A data depende agora apenas da agenda de Sérgio Guerra”, disse.

CURTAS
MORDAÇA 1– A bancada governista na Câmara do Recife encontrou a forma de amordaçar a oposição: exige que o vereador madrugue para se inscrever no grande expediente. Nenhum oposicionista tem conseguido. As seis da matina, a bancada lagartixa está de plantão para garantir vez e voz.  
MORDAÇA 2– Um vereador da oposição chegou ontem na Câmara antes da seis da manhã e os colegas chapa-branca já haviam se inscrito para falar na sessão de ontem. O critério é espúrio, antidemocrático e inaceitável. Mas, os governistas jogam a culpa na mesa diretora.
TERRENO – A Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou, ontem, por unanimidade, projeto de lei do executivo doando um terreno para instalação de uma empresa de esquadrias e móveis no Distrito Industrial. De início, serão gerados em torno de 150 empregos.

Nenhum comentário: