terça-feira, 16 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



       João refém de Lula
João Paulo entregou, ontem, ao ex-presidente Lula o seu destino em Pernambuco, especialmente em relação às eleições de 2012. Isolado no PT e sem o apoio do partido para disputar a Prefeitura, o deputado preferiu apostar na capacidade de articulação e na força de Lula, para não ser acusado lá na frente de ter tomado uma decisão errada, conseqüência do seu isolamento.
Sabe João que Lula não é santo nem faz milagres, mas sem tê-lo como principal aliado nessa empreitada não iria a lugar algum. Lula não é favorável as prévias no PT, tese que ganha corpo em São Paulo, seu reduto eleitoral, onde tenta emplacar a candidatura do ministro da Educação, Paulo Haddad, contra vontade da maioria do PT, que ora pende para Marta Suplicy ora para Aloísio Mercadante.
Sendo assim, não iria sugerir a João Paulo que viesse a disputar uma prévia com João da Costa, até porque compraria um problemão com o PT estadual, que já fechou com a reeleição do prefeito. Então, o que teria proposto Lula? João Paulo não revela nem sob tortura, mas é fácil concluir: sonha com uma reviravolta no Recife, na qual o PT e as forças que dão sustentação ao Governo Eduardo recuariam no apoio a João da Costa por ser um candidato inviável.
Isso não é sonho, mas pesadelo. O que João tem que construir rapidamente é o caminho para se filiar a um novo partido se quiser ser candidato. No PT, será fritado, como já está. João Paulo, hoje, na verdade, não sabe o que quer.
A FORÇA DE ALDO– O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está tirando o sono da deputada Ana Arraes (PSB-PE). Candidato a vaga de Ubiratan Aguiar no Tribunal de Contas da União, o comunista tem, hoje, o voto fechado da bancada ruralista e de boa parte do baixo clero. Entra bem, ainda, na base governista, onde goza de amplo trânsito pela sua condição de ex-presidente da Câmara. Pelo visto, a deputada socialista pegou agora pela frente um osso duro de roer.
Professores protestam - Professores da rede estadual fazem, hoje, uma paralisação de 24 horas para marcar o Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial. Ao final do manifesto, em frente à Assembleia Legislativa, será divulgado um documento em defesa do piso, que será entregue também ao Tribunal de Justiça.

Armando animado com 2012 - O senador Armando Monteiro regressou, ontem, de mais um giro pelo sertão pernambucano convencido de o PTB tem quadros para eleger um grande número de prefeitos. Ele ficou entusiasmado com o crescimento da popularidade do prefeito de Araripina, Lula Sampaio. Que aproveitou a visita do senador trabalhista para inaugurar obras, entre elas, um centro de saúde.
Perdendo o sono - Se João Paulo não definiu, ontem, o seu futuro partidário, pelo lado da oposição a contagem regressiva para mudar de legenda – 30 de setembro – amargura o deputado verde Daniel Coelho, que deve entrar no PSDB, mas quer o aval antes do comando tucano para disputar a Prefeitura do Recife. Virou uma novela mexicana.
Buraqueira infernal - O editorial do Jornal do Commercio de ontem, retratando o drama das estradas sertanejas, na pena do companheiro Ivanildo Sampaio, teve uma grande repercussão. Muita gente chegou a produzir milhares de cópias distribuídas no Vale do Pajeú, onde não há mais estradas, mas só buracos. Uma vergonha, como diria Casoy.

CURTAS
PARIU UM RATO– Antes de João Paulo ser recebido por Lula, ontem, em São Paulo, a sua fiel escudeira Lygia Falcão chegou a postar mensagem em seu twitter sugerindo que seria o dia D para definição do futuro partidário do ex-prefeito. Mas a montanha pariu um rato.
NO ATAQUE Reunidos, ontem, na sede do PSDB, os principais líderes da oposição no Recife definiram fazer mais uma investida numa obra de João da Costa que possa mostrar que sua gestão não tem compromisso com a Educação. A pauta pode também incluir a saúde.
MARATONA – A partir de hoje, inicio uma nova maratona de palestras pelo Sertão. Começo por Flores, às 19 horas, na Câmara Municipal. Na quarta, estarei em Arcoverde, também na Câmara, na quinta em Solidão e na sexta-feira em Afogados da Ingazeira.

Nenhum comentário: