quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



        Bruno ou Daniel Coelho?
Os partidos de oposição dispõem de dois candidatos a prefeito do Recife: Raul Jungmann, do PPS, que já reiterou que entra na disputa de todo jeito, seja com ou sem o apoio do PSDB, e o postulante tucano, que sai ente o deputado federal Bruno Araújo, lançado na semana passada com muito barulho, e o deputado estadual neotucano Daniel Coelho, que está deixando os quadros do Partido Verde.
Bruno tem ligado para aliados do partido com tanta convicção que a impressão é de que acertou a estratégia previamente com o presidente Sérgio Guerra. Daniel é o grande opositor de Bruno e tem deixado a entender que essa movimentação prévia de Bruno não o preocupa porque, caso ocorra uma disputa interna com ele, leva muitas vantagens, como a votação expressiva que recebeu no Recife na eleição passada, a sua identidade com a cidade e uma possível performance nas pesquisas bem superior ao concorrente.
Sérgio Guerra, a quem caberá a condução do processo, não é de dar murro em ponta de faca. Ganha o aval dele o nome que se apresentar com mais chances de crescer ao longo da campanha, apresentando de fato viabilidade eleitoral. Não há chances de a legenda tucana vir a decidir seu candidato em prévias, conforme já reiterou o próprio Guerra.
O mais provável é que essa indefinição seja protelada o máximo possível, provavelmente para janeiro, quando do lado governista já seja conhecido também o candidato, que tende a ser o prefeito João da Costa.
ROUBALHEIRA– Um dia após a Controladoria Geral da União (CGU) recolher computadores usados no Ministério da Agricultura por servidores suspeitos de integrar um esquema de fraude em licitações e pedidos de propina, a Polícia Federal prendeu, ontem, seis pessoas envolvidas em irregularidades com emendas parlamentares destinadas a eventos culturais. Entre os detidos, o secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa. Nunca se viu tanta corrupção!
Mudo e surdo - O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, que ganhou o apelido de “Isaltino Buracão”, se fechou em copas e não dá mais entrevista para tratar das estradas da morte no Estado. Ontem, nem uma repórter da poderosa TV-Globo conseguiu arrebatar informações dele sobre a violência nas estradas esburacadas.





Estradas em ritmo tartaruga - Pelos menos em obras nas estradas, o Governo Eduardo imprime ritmo tartaruga. Leva, por exemplo, 405 dias para pavimentar uma via de apenas 7 km ligando o distrito de Atapuz à PE-49. Segundo o líder da oposição na Assembleia, Antônio Moraes (PSDB), a previsão era de a obra sair em 300 dias e a demora está provocando transtornos aos moradores da localidade.
Corte no salário - Em Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) radicaliza o tratamento dispensado aos professores da rede municipal em greve. Anuncia que descontará no salário os dias parados por julgar que a paralisação é fora de propósito. Mas a justiça ainda não decretou a ilegalidade do movimento paredista, pedida por Queiroz.
Trindade sem água -  Os gesseiros de Trindade, maior polo gipsita do mundo, estão temendo perdas em seus negócios devido ao colapso no sistema de abastecimento de água sob a responsabilidade da Compesa. O racionamento já reduziu a produção de gesso e tem provocado queixas e reclamações, principalmente nos bairros mais afastados.


CURTAS
HOMENAGEM– A Câmara dos Deputados prestou, ontem, homenagem à memória do ex-deputado José Mendonça Bezerra durante sessão especial de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP). Parlamentares de diversas tendências enalteceram Mendonção.
VERGONHA Primeiro, o DER. Agora, é a Prefeitura de Tabira que passou a tapar parte da estrada que liga Tabira a Afogados da Ingazeira com barro. Parte dos buracos já foi reaberta numa pequena chuvarada ocorrida ontem. Isso é jogar dinheiro pelo ralo. Uma vergonha!
LAMENTO – O deputado Betinho Gomes (PSDB) usou a tribuna, ontem, para lamentar que o Cabo tenha perdido a montadora da Fiat para Goiana. “Fiz a minha parte, mas isso não depende da nossa vontade. A perda é grande e lamentável”, afirmou.

Nenhum comentário: