sábado, 6 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



           Um soco no estômago
Parece mentira, de tão grave como se apresenta, mas não é. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria estadual de Transportes, foi flagrado, ontem, pelas lentes do fotógrafo Marcelo Patriota, de São José do Egito, tocando a operação tapa-buraco substituindo asfalto por barro. Foi na PE-275, que liga Brejinho, no Pajeú, ao município de Sertânia, no Moxotó.
O mais grave do aberrante flagrante é que, dois dias antes, numa entrevista ao repórter Adriano Roberto, do Frente a Frente, o governador Eduardo Campos (PSB) garantiu que as estradas estaduais iriam dar um salto de qualidade tão logo cessassem as chuvas.
Aí está essa beleza de salto, obra do secretário de Transportes, que não consegue mais ser tratado de outra forma se não de “Isaltino Buracão”. Quem já se viu tapar asfalto com barro? É, certamente, mais uma inovação da engenharia de quem comanda um setor sem dele conhece absolutamente de nada. As imagens, postadas ontem no meu blog, falam por si só.
Parodiando Boris Casoy, isso é uma vergonha. Vergonha que não pode passar em branco, mas denunciada pela sociedade, pelos representantes políticos da região que se opõem ao Governo. E pelos prefeitos.
Mas, ninguém reage, temendo represálias. Este blog cumpre com a sua função social, de denunciar os desmandos e cobrar providências. Os sertanejos, que trafegam hoje em estradas que são tábuas de pirulito, levaram mais um soco no estômago.
DRAMA– É delicada a situação da presidente Dilma. Para governar, depende de grupos aliados, que são políticos do PMDB, do PT e de legendas de aluguel. Estes mesmos aliados, por herança e imposição de Lula, ocupam ministérios e empresas públicas. Com estes cargos nas mãos, o País vai aos poucos falindo, como resultado dos bilhões e bilhões que são desviados através de todos os tipos de mecanismos. Se a faxina for ampliada para outros ministérios será um deus-nos-acuda.
Tropeço verbal - O presidente do Senado, José Sarney, tentou corrigir o tropeço verbal no affair Jobim quando sugeriu que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, era gordinha. “Eu falei fofinha e não fraquinha”, afirmou depois de sentir de perto a repercussão negativa junto ao segmento feminino.



Guerra dá puxão de orelha - O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, anda irritado com o açodamento por parte dos pré-candidatos a prefeito do Recife no campo da oposição. “Não sei a razão de tamanha pressa. Não vejo nenhuma movimentação da parte do governador Eduardo Campos, que hoje está muito bem e com um governo aprovado”, desabafou. O puxão de orelha tem endereço: os próprios aliados tucanos.
Plano de mobilidade - Durante a passagem de Dilma, ontem, por Petrolina, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) aproveitou para entregar o plano de mobilidade urbana, que inclui a implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilho), duplicação de avenidas e restauração de BRS, totalizando investimentos da ordem de R$ 430 milhões. O PMDB nacional promete ajudar Lóssio.
Nas asas do poder - A sinalização do deputado tucano Antônio Moraes, de que o PSDB terá cargos no Governo Eduardo, não se deu por acaso. Aliados do governador Eduardo Campos já falam que a formalização da adesão dos tucanos ao Governo será feita após o prazo de filiação e troca de partido para as eleições de 2012 – 30 de setembro.



CURTAS
SEM CAMPANHA– Em resposta, ontem, ao Ministério Público, que proibiu fazer propaganda comparando seu governo aos anteriores, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), mandou avisar que não tem nenhuma mídia no ar nem tampouco plano para isso.
SEM ALIANÇAS Na reunião do seu diretório nacional, ontem, no Rio, o PT tirou de pauta um dos itens mais polêmicos: a definição dos partidos preferenciais para se montar alianças nas eleições de 2012. A questão será remetida para o congresso do partido.
REFORMA – Segundo a deputada Teresa Leitão, que participou do encontro, o diretório nacional do PT fechou questão num assunto: a reforma política. Embora não haja mais tempo para fazer mudanças nas regras para 2012, o partido vai tentar reformar para 2014. 

Nenhum comentário: