terça-feira, 23 de agosto de 2011

Carro blindado ofertado a juíza pernambucana já pertenceu a um traficante. É homenagem ou humilhação?

A mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Justiça. Durante a visita, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) doou um veículo blindado para uma juíza pernambucana em situação de risco. A magistrada, que está sob proteção de escolta policial desde 2009, atua na Vara do Tribunal do Júri do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife.

"Nós temos sempre procurado uma integração com as ações do Conselho Nacional de Justiça e, junto com o Pacto pela Vida, estamos somando ações para enfrentar a enorme demanda da área criminal, além de usar os mutirões para diminuir a dívida que a Justiça tem com a sociedade", afirmou o presidente do TJPE, desembargador José Fernandes de Lemos.

Esse foi primeiro carro blindado que o CNJ entregou para um magistrado em situação de risco no Brasil. Na ocasião, a ministra também assinou um termo de cooperação entre o TJPE e a Corregedoria Nacional da Justiça. O intuito do termo é melhorar o trabalho da Vara do Júri de Jaboatão, que está sobrecarregada em decorrência do grande número de processos. O CNJ e o Tribunal atualmente realizam um mutirão para evitar que crimes prescrevam sem serem julgados. Somente na Vara do Júri são cerca de 3.750 processos em andamento.

O carro, uma caminhonete, foi apreendida pela Polícia Federal (PF). O veículo, que não teve marca, cor ou placa divulgadas por medida de segurança, pertencia a um traficante e foi doado diretamente à juíza e não à comarca." Agradeço a colaboração do TJPE e pretendo trabalhar para que seja criada mais uma vara titular do Tribunal do Júri em Jaboatão; estamos de olhos voltados para o município e vamos cobrar resultados", destacou Eliana Calmom durante a solenidade.

Visita - A ministra iniciou sua visita ao Recife no começo da manhã desta segunda. Eliana Calmon conheceu a sede da Orquestra Criança Cidadã, no bairro do Cabanga, onde foi realizada uma apresentação especialmente para ela. Em abril passado, a ministra esteve na capital pernambucana para participar da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e se encantou com uma rápida apresentação da orquestra formada por crianças carentes da comunidade do Coque. Na ocasião, expressou a vontade de conhecer o projeto que conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Nenhum comentário: