sexta-feira, 20 de abril de 2012

Coluna Politica


      Começou o jogo sujo
O que se esperava da prévia do PT para escolha do candidato a prefeito do Recife – uma onda de acusações entre os adeptos das candidaturas do prefeito João da Costa e do dissidente Maurício Rands – está se confirmando. Integrante do staff da campanha do prefeito, o vereador Osmar Ricardo foi objeto de uma grande boataria, de que teria mudado para o palanque de Rands.
“Isso é molecagem, parte de alguém querendo desestabilizar a campanha de João, que vai muito bem”, disse o parlamentar. Segundo ele, os partidários de Rands estariam tentando “comprar” filiados fechados com a candidatura do prefeito.
“Eles estão oferecendo de tudo, inclusive tentam usar a máquina da Prefeitura, mas o prefeito está atento a tudo isso e não permitirá absolutamente nada de ilegal”, disse. Já vereadores integrantes da bancada governista estavam agendados para um encontro, no final da tarde de ontem, com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.
Em pauta, o esquema para reverter votos de João para Rands. Se isso se confirmar, as suspeitas de que o Palácio as Princesas teria entrado no jogo em favor do adversário do prefeito, se confirmam, porque Sileno, além de ser o comandante do partido socialista, é um dos assessores mais próximos ao governador.
REPRESENTAÇÃO– Da bancada federal de Pernambuco, pelo menos até ontem apenas um deputado havia sido confirmado como titular da CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira: Sílvio Costa, indicado pela liderança do PTB. Já no Senado, Jarbas Vasconcelos conseguiu uma façanha: integrar a CPI numa das vagas cedida pelo PSDB e não pelo seu partido, o PMDB, que impôs a ele um completo isolamento, não o indicando para comissões nem para missões no Exterior.
Guerra, o justiceiro - Irritado com a campanha do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB)-SP) em favor da CPI da pirataria tucana, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, partiu para o ataque e rasgou com as próprias mãos os cartazes provocativos colados no gabinete de Protógenes. Para Guerra, o deputado-delegado não tem autoridade para atacar O PSDB por estar envolvido com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
A seca na pauta - Os governadores do Nordeste resolveram, enfim, colocar em pauta o debate da seca. Agendaram para segunda-feira próxima, em Aracaju, uma reunião para discutir um plano emergencial no semi-árido, onde milhares de famílias passam fome e sede. Em Floresta, o gado está tão magro e abatido que os pecuaristas estão vendendo o rebanho a preço de banana.
Na pressão - O vereador Osmar Ricardo denunciou, ontem, no Frente a Frente, que a CNB, tendência do PT no Estado liderada pelo senador Humberto Costa, está fazendo pressão para destituí-lo da liderança do partido na Câmara. “Eles não vão conseguir”, desabafa. Segundo ele, os adeptos da candidatura de Rands às prévias do PT estão usando a máquina da Secretaria de Saúde.
Data da degola - Relator do processo de cassação do senador Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado, o pernambucano Humberto Costa já tem data para entregar o seu relatório: 3 de maio, ou seja, daqui a 14 dias. O sentimento no Congresso é de que não restará a Humberto outra saída que não seja pedir a cabeça do colega goiano, envolvido no esquema de Cachoeira.
CURTAS
SEM CHANCES– Foi recebida como uma chacota o pleito do PSD de Caruaru para indicar o vice na chapa do prefeito José Queiroz (PDT), candidato à reeleição. Tudo porque quem não abre mão de manter o atual vice, Jorge Gomes, é o governador Eduardo Campos. A ligação de Gomes com a família Arraes é histórica.

Nenhum comentário: