terça-feira, 24 de abril de 2012

Coluna Politica



       O estilo Dilma
Os governadores do Nordeste ainda não se acostumaram com o estilo durão de Dilma, mas saíram da reunião de Aracaju, segunda-feira passada, jogando confetes na presidente. Diferentemente de Lula, seu antecessor e padrinho, Dilma já chega para um encontro da natureza do que ocorreu em Sergipe com conhecimento de causa e as medidas adequadas para anunciar.
No caso específico do tema tratado, o alastramento da seca no semiárido nordestino, a presidente contou com um assessoramento especial: dos governadores Eduardo Campos e Marcelo Déda (SE). Eduardo, especialmente, trocou diversos telefonemas ao longo da semana passada não só com a presidente, mas com ministros próximos a ela e assessores diretos.
Resultado: quando sentou com os nove governadores, Dilma já sabia de cor e salteado todos os problemas e quais as medidas que soariam bem aos ouvidos dos gestores nordestinos.
Inclua-se aí, também, o envolvimento direto e destacado do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, porta-voz do pacote de R$ 2,7 bilhões de combate à seca.
Dilma é seca, discreta e objetiva na relação com os governadores, mas age rápido. As Medidas Provisórias do pacote da seca, por exemplo, já chegam ao Congresso esta semana.
COORDENAÇÃO – A coordenação do programa de combate à seca foi entregue pela presidente Dilma diretamente ao ministro Fernando Bezerra Coelho, que, além de executar as medidas, cobrará a agilidade aos ministros da área econômica. Como o pacote envolve refinanciamentos de dívidas do setor produtivo atingido pela estiagem, passa pela boa vontade e o humor da equipe do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O mais cobrado será o Banco do Nordeste.
Bolsa eleitoral - Em ano eleitoral, vale tudo. No próximo dia 1º, dedicado ao trabalhador brasileiro, a presidente Dilma anunciará o aumento do programa Bolsa-família, que cresce não apenas em número de beneficiados, mas especialmente nos valores pagos. A medida foi antecipada pela presidente aos governadores nordestinos.
Vale a explicação - O ex-vereador Givaldo Calado, do PSB de Garanhuns, reclamou pelo fato do seu nome não ter constado na pesquisa do Instituto Opinião. Não houve omissão de nossa parte. O que ocorreu, na verdade, é que a direção do PSB distribuiu nota, uma semana antes, informando que o candidato do partido será Antônio João Dourado. Sendo assim, não poderíamos pesquisar quem não será candidato.
Empresário sai candidato - Em Palmares, principal colégio eleitoral da Zona da Mata, os políticos tradicionais já começam a se preocupar com o crescimento da pré-candidatura do empresário José Otávio Maciel, do PHS. Que já começou a receber sinalizações de partidos de esquerda para formação de uma grande frente de oposição ao candidato do prefeito Beto da Usina.
Fernando aglutina - Em Petrolina, pelo menos até o momento, só um pré-candidato vem mostrando ampla capacidade de agregar: Fernando Bezerra Filho, do PSB, que ontem recebeu mais uma adesão, a do PDT. “Fernando é o melhor nome para Petrolina”, diz o presidente municipal do PDT, João Onofre Alves. O vice do socialista será o advogado Genedy Patriota, filho do deputado Gonzaga Patriota.
CURTAS
MEDIDAS EFETIVAS– Para o deputado Tony Gel, o pacote que Dilma anunciou para o combate a seca no Nordeste ajuda, mas resolve o problema. “Precisamos de soluções definitivas, como a transposição do São Francisco e a implantação da Adutora do Oeste”, disse o parlamentar.
MARIA DAPAZ– A colônia do Pajeú tem encontro marcado, hoje, no Manhattan, no show da conterrânea Maria Dapaz, que começa às 22 horas. Para quem gosta de uma boa música, um show intimista é uma boa pedida. A cantora vem de uma excursão bem sucedida em Portugal.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Se fosse ético, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, não teria se afastado do cargo para coordenar a campanha de Rands?

Nenhum comentário: