quarta-feira, 25 de abril de 2012

Transporte público é retrato do caos no Grande Recife



Pessoas se debatendo por um espaço dentro dos trens, filas gigantescas para utilizar a integração e veículos velhos são apenas alguns dos problemas


Pegar ônibus na integração é um verdadeiro suplício / Foto: Vanessa Santos/Voz do Leitor

Pegar ônibus na integração é um verdadeiro suplício


Depender do transporte público no Recife está se tornando um transtorno cada vez maior. Os novos serviços de integração Ônibus/Metrô deveriam chegar para atender à população, mas parece que as promessas ficam apenas nas palavras. As já conhecidas linhas 151, 152 e 153 (Jardim Jordão, Jordão Alto e Jordão Baixo, respectivamente) tiveram os seus itinerários modificados, obrigando a população do Jordão a utilizar o metrô - esse é apenas um exemplo das diversas linhas alteradas.

Até aí sem grandes problemas. Mas o que fazer quando aumentam o número de usuários do qualificado (?) serviço de integração da cidade, se o número de linhas continua o mesmo de antes? O que deveria ser um transporte rápido e de qualidade torna-se uma verdadeira aberração.

Pessoas se debatendo por um espaço dentro dos trens, filas gigantescas para utilizar a integração, veículos velhos. Tudo isso feito para atender a “população” que vai receber a Copa do Mundo FIFA.

Criar novas linhas e retirar outras não acredito que seja a solução, pois novas integrações serão inauguradas e, consequentemente, o fluxo de pessoas também. Com uma espera média de 15/20 minutos o que já é ruim vai se tornar ainda pior.

O Grande Recife e Metrorec ainda têm muito que aprender. Talvez ouvir o que a população está achando disso tudo seja um bom caminho.

Nenhum comentário: