sexta-feira, 20 de abril de 2012


Tempo esgotado para o prédio da Conab


Termina hoje o prazo dado pela Justiça à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para se pronunciar sobre o pedido de demolição do prédio de sete andares, abandonado no bairro de São José há sete anos. Depois que a Codecipe constatou o risco de desabamento, a administração do Porto do Recife, proprietário do terreno onde o prédio fica situado, entrou com pedido liminar na Justiça Federal, requerendo a demolição com urgência. A sentença deve sair na segunda-feira.
O prédio, onde funcionava um entreposto de pescado da extinta Cibrazém, exibe rachaduras nas fachadas, pilares, vigas e lajes, a cobertura foi destruída, há infiltração nas paredes e ainda ostenta ferragens corroídas e instalações elétricas danificadas. Apesar disso, vez por outra é ocupado por famílias sem teto. Quando não, há sempre mendigos dormindo na calçada. Se ruir, pode provocar uma tragédia. E é isso que a administração do Porto que evitar, já que o terreno lhe pertence.
Mas há outro motivo para o governo do Estado, a quem o porto é vinculado, querer ver o prédio no chão. É o projeto de construção de um hotel de luxo no lugar, com marina internacional, até 2014. Convenhamos, é uma visão mais atraente do que um edifício caindo aos pedaços, que hoje só serve para colocar em risco a vida de quem circula por ali.

Nenhum comentário: