quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



      João vai mostrar força?
Visto e apontado em pesquisas internas do Palácio como o nome mais forte na disputa pela Prefeitura do Recife, o deputado João Paulo (PT) passa pelo primeiro grande teste de fogo, hoje, na solenidade de entrega da medalha do Mérito José Mariano, às 11 horas, na Câmara Municipal.
A expectativa de aliados à frente do movimento para viabilizar sua candidatura é de que uma multidão invada as galerias da Casa José Mariano para prestigiar o evento. Seria, assim, a primeira consagração pública da força do ex-prefeito, que sonha acordado em voltar à Prefeitura do Recife, mas, paradoxalmente, não conta com o apoio do seu partido.
O PT já fechou questão com a reeleição do prefeito João da Costa, eleito por João e com este rompido antes mesmo da posse, em 2009. Sabendo que está sem chances na sua legenda, João Paulo procura se abrigar num partido com o qual tenha identidade. Chegou a flertar com o PTB, do senador Armando Monteiro Neto, mas o namoro não foi à frente.
O que se diz por aí é que o seu porto seguro partidário será o PCdoB, primeiro pela caricatura de esquerda, segundo pela relação criada na legenda a partir do momento em que disputou a Prefeitura pela primeira vez, em 2000, tendo como vice o hoje deputado estadual Luciano Siqueira, que abriu as portas para o seu ingresso a viabilização do seu projeto de poder. João Paulo tem que decidir essa parada, no entanto, até 30 de setembro, prazo estabelecido para a rearrumação partidária.
BAJULAÇÃO– A inhaca do poder é abominável. Os primeiros a beijar a mão do governador Eduardo Campos, ontem, em Palácio, pela passagem do seu aniversário, foram justamente os que deputados de legenda oposicionista na Assembleia. Na fila de plantão, por exemplo, o tucano Edson Vieira, cuja base principal é Santa Cruz do Capibaribe. Vieira já vota com o Governo e é um dos maiores ardorosos defensores da ida do PSDB para a base governista.
Ministro sob suspeita - Os petistas, que viraram alvo da operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, caíram de pau no ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Mas Cardoso alega não ter sido informado da ordem judicial que chegou à Polícia Federal na sexta-feira passada. Acredite se quiser!


Cara pálida! - O mais vergonhoso no episódio da prisão da quadrilha que roubava o Ministério do Turismo se observou bem distante da sede da PF. Foi no Senado. Ali, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que teve o seu ex-chefe de gabinete preso na operação, se escondeu no banheiro do cafezinho do plenário para fugir dos jornalistas. Marta é a vice-presidente da mesa diretora do Senado.
Verde vira tucano - O deputado Daniel Coelho, que deve ingressar, oficialmente, hoje no PSDB, já exibia, ontem, na Assembleia, a carta dada pelo PV prometendo que não exigirá o seu mandato na justiça. O ex-verde agora terá pela frente outra batalha: rifar o nome de Bruno Araújo para se viabilizar como o candidato tucano a prefeito do Recife.
Prefeito confiante - O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), que só ontem ganhou a cidadania serra-talhadense já no segundo mandato, entregou quatro obras importantes e se mostrou confiante na promessa do Governo de recuperar as estradas da região. “Vamos confiar. O Governo merece essa carta de crédito”, disse.


CURTAS
CAMPANHA– O governador Eduardo Campos dá continuidade, hoje, a sua agenda de campanha antecipada ao Planalto. Fala para empresários de São Paulo num fórum promovido pela revista Exame. A cada 15 dias, o socialista põe a cara no eixo sul - maravilha.
ABANDONO O líder da oposição na Alepe, Antônio Moraes (PSDB), denunciou, ontem, o estado de abandono do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) do Curado. Há infiltrações em banheiros, interdição em mictórios, goteiras e escada rolante quebrada.
NA PRESSÃO – Os aliados do governador Eduardo Campos tentam fazer a cabeça do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para que desista da disputa a vaga de Ubiratan Aguiar no TCU Com isso, a deputada Ana Arraes não teria adversário competitivo.

Nenhum comentário: