quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA




       Dudu conspira contra ministro
Ameaçado de degola, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, deu uma entrevista ameaçadora, ontem, ao repórter Gerson Camarotti, de O Globo. Na tentativa de apagar o fogo amigo dentro do seu partido, o PP, fez o seguinte alerta: Em briga de família, irmão mata irmão, e morre todo mundo. Por isso que eu disse que isso vai virar sangue”.
Negromonte se refere ao grupo dissidente do seu partido que o acusou de oferecer mesada de R$ 30 mil para deputados do próprio PP, ligados a ele. Ressaltando que estaria disposto a ir depor uma eventual CPI da Corrupção. “Eu vou na CPI, não tenho medo. Estou sendo vítima do fogo amigo. Para acabar com isso um revólver só não resolveria.
Teria que ser uma metralhadora para sair atirando. Imagine se começar a vazar o currículo de alguns deputados, ou melhor, folha corrida? Mas não vou citar nomes, quero pacificar”, disse. Sobre nomes, no entanto, o ministro citou Paulo Maluf (SP),  Espiridião Amin (SC), Ricardo Barros (PR) e o pernambucano Eduardo da Fonte, que, segundo ele, integram um grupo que não pensa no partido.
E que pratica o fogo amigo na tentativa de tirá-lo do Ministério. “Aliás, disse ele, essa turma que se rebela é a mesma turma que ficou contra Dilma”. Negromonte ainda ataca Dilma, afirmando que no seu Governo, para arrancar dinheiro, é preciso suar e ter disposição de maratonista. “Issso porque ela é detalhista, cria insatisfação na bancada”, afirmou.
SILÊNCIO– O deputado João Paulo adotou a lei do silêncio. Só fala agora sobre eleições quando tiver certeza do seu destino partidário. Crucificado no PT, o ex-prefeito procura uma legenda para viabilizar o projeto de disputar a Prefeitura. Mas, antes disso, João preciso assumir que é candidato e enfrentar a realidade. O pior caminho é continuar no PT, porque corre o risco de ficar de fora da disputa. A opção PSB, segundo um eduardista, não está descartada.
Torneiras vazias - O Governo vai entregar, finalmente, o sistema Pirapama bombado, segundo a Compesa, mas o que se ouve por aí são muitas queixas de racionamento de água na zona norte do Recife e em vários municípios da Região Metropolitana. A água vai jorrar mesmo nas torneiras para sempre?



Investida na transparência - O prefeito do Recife, João da Costa (PT), promete surpreender, hoje, a oposição com o anúncio de um pacote de medidas que possam deixar mais transparente e moderna a sua gestão. Será às 15 horas numa entrevista coletiva. Nos últimos dias, vereadores da oposição e a Imprensa cascavilharam o governo petista e encontraram várias irregularidades em programas com dispensa de licitação.
Mais um - Mais um prefeito foi multado, ontem, pelo Tribunal de Contas do Estado: Alexandre Antônio Martins de Barros, da pequena Terezinha, no Agreste. Terá que pagar uma multa de R$ 5 mil por ter sonegado informações e documentos sobre a execução orçamentária e financeira de todas as unidades gestoras do município. A relatora foi Teresa Duere.
Briga em Araripina - Em Araripina, o ex-deputado tucano Emanuel Bringel conseguiu assumir o controle de mais uma legenda com vistas à disputa municipal de 2012: o PP, Partido Progressista. Desde ontem, o diretório municipal está nas mãos da sua filha Emanuela. A vereadora Maria Augusta, há oito anos no PP, não gostou e está recorrendo ao diretório nacional.



CURTAS
DISPUTA– Bringel esclarece que o controle do PP foi acertado com o deputado Eduardo da Fonte e que não vai negar legenda à vereadora Maria Augusta para disputar a reeleição. “Ela terá todo direito de disputar pelo PP, só não tem mais o controle do partido”, diz.
MÃOS ABANANDO A presidente Dilma aceitou vir a Pernambuco acompanhar o início da operação do sistema Pirapama para, na prática, fugir das tensões de Brasília nesses dias. Era bom que anunciasse algo novo para o Estado, como tem feito sistematicamente com a Bahia.
COBRANÇA – O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, não se conforma com a posição adotada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, contrária à instalação de uma CPI da Corrupção. FHC tem dito que, independente de CPI, vai, pessoalmente, apoiar Dilma.

Nenhum comentário: