sábado, 27 de agosto de 2011

Barrados no Palácio

O que deveria ser uma instrutiva aula de campo se transformou em frustração para um grupo de 45 alunos da Escola Estadual São José Sport Club, de Nova Descoberta. Os estudantes foram barrados na porta do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ontem, porque alguns estavam de bermudão e sandália havaiana. O cerimonial permitiu apenas que conhecessem o jardim.
O pior é que o equívoco não terminou ai. Ainda foi sugerido que entrassem apenas os meninos vestidos calça, aumentando o sentimento de discriminação. Em todo esse tempo, os digníssimos recepcionistas do Palácio não se deram conta de que esses meninos e meninas não calçam havaianas nem usam bermuda por modismo, mas por não ter dinheiro para comprar sapatos. Para envia-los ao Palácio, a escola, que também é do Estado, alugou um ônibus e suspendeu as aulas. Tempo e dinheiro perdido. Além de insensibilidade, o cerimonial demonstrou descompasso com a proposta do Estado de afastar a juventude carente do crime através da inclusão social.
Se o cerimonial do Palácio acha que os meninos devem andar bem vestidos, por que não sugere ao executivo que forneça fardamento completo a eles, com calça e sapatos, em vez de dar apenas camisa e material escolar? A única lição que os meninos de Nova Descoberta aprenderam, ontem, foi que “casa do povo” nada mais é que uma figura de linguagem
.

Nenhum comentário: