sábado, 27 de agosto de 2011

Em Jaboatão é assim: Escola estadual tem infiltrações, mau cheiro e horário reduzido para alunos

alt

alt


A Escola Estadual Ministro João Alberto, localizada em Jangadinha, Jaboatão dos Guararapes, há 17 anos convive com infiltrações, mau cheiro e horário reduzido para os 1.020 alunos quando chove. Ofícios foram enviados a Secretaria de Educação, mas até agora os problemas não foram resolvidos. As visitas foram feitas pelos engenheiros da GRE e de nada adiantou. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe).

No subterrâneo da escola seis salas estão sem funcionar porque todas às vezes que chove a água mina pelas paredes e se espalha por todo o local. “Professores escorregaram aqui e algumas vezes a água chegou a atingir 1metro”, assegurou o professor de História, Fernando Antônio.

As 30 turmas da escola são obrigadas a ocupar as três salas e o horário das aulas é reduzido para não prejudicar por completo o alunado. A estudante Daniele de Melo do 3° ano lamenta as condições precárias da escola “Vamos fazer vestibular este ano e temos aula das 15h 45 às 17h 45. Isso só prejudica a gente”, disse.

A Escola Ministro João Alberto funciona os três turnos e conta com ensino Fundamental e Médio. Entre os programas desenvolvidos pela unidade estão: Escola Aberta, Acelera, EJA. Recentemente, a Secretaria de Educação fez uma reforma na quadra esportiva e nos banheiros da escola, porém, as infiltrações continuam sem serem resolvidas.

O docente Fernando aponta uma solução para o problema “Podem isolar a área e construir um segundo pavimento. Só não podem fechar a escola, tem que abrir mais”, assegurou. A comunidade escolar pede para que o poder público interceda por eles, tendo em vista que Pernambuco agora exporta o modelo de educação.

Nenhum comentário: