terça-feira, 23 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA




       Ele só pensa naquilo
Em campanha antecipada para presidente da República, o governador Eduardo Campos (PSB) fez, ontem, mais uma palestra fora de Pernambuco, desta feita no Rio Grande do Norte. Ali, segundo release distribuido por sua assessoria, mostrou “o caminho das pedras” para a governadora Rosalba Ciarline (DEM), a quem sugeriu vir ao Estado para conhecer na prática “a revolução” que está fazendo em áreas antes consideradas cruciais, como saúde e segurança pública.
Depois que apareceu liderando o ranking da pesquisa Datafolha, que avaliou os 10 governadores mais populares do País, Eduardo foi facilmente picado pela mosca azul. Sonha acordado em disputar o Planalto e para isso passou a medir forças também em outros setores nacionais. Encara de frente, por exemplo, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), principal adversário da sua mãe Ana Arraes, na disputa pela vaga que será aberta no Tribunal de Contas da União com a aposentadoria do cearense Ubiratan Aguiar.
Para isso, se aliou ao ex-presidente Lula, que vem se revelando o principal cabo eleitoral da sua candidata, enquanto a presidente Dilma sinaliza apoio a Rebelo. Se Eduardo sair vitorioso nessa batalha, passará à história como o primeiro governador a eleger uma mãe para uma corte que fiscaliza as contas da União e, eventualmente, do Estado, podendo um dia analisar as suas próprias contas. Mas, como é tão poderoso, esta parece ser uma  situação de céu de brigadeiro para ele. Se der errado, no entanto, o tombo terá consequências desastrosas.
SEDE FANTASMA– Entre 2008 e 2009, o Instituto Educar e Crescer, de Brasília, recebeu R$ 8,8 milhões do Ministério do Turismo para a realização de diversos eventos, desde rodeios e micaretas até corridas de automóveis e festivais de músicas no Distrito Federal e em Goiás. A sede da entidade, entretanto, é uma pequena sala num prédio da área comercial de Brasília que está fechada há muito tempo. A entidade lidera o volume de recursos desviados na pasta de Turismo.
Sinais da rifada - Se o deputado João Paulo alimentava alguma esperança ainda de contar com o aval do PT para disputar a Prefeitura do Recife, com a entrevista do deputado Fernando Ferro, ontem, na Rádio Folha, pode tirar o cavalinho da chuva. Ferro foi muito claro: entendimento com o ex-prefeito, só para 2014.




Prefeito vaiado em Belo Jardim - O prefeito de Belo Jardim, Marco Coca Cola (DEM), tentou faturar politicamente a visita do apresentador Gugu Liberato ao município, quinta-feira passada, mas levou a pior. A população reagiu com hostilidade, mas o que chamou mais atenção foi uma sonora vaia tão logo passou na rua que estava interditada para receber o astro global. A popularidade de Coca rasteja.
Mudança em Iguaracy - Em Iguaracy, além do ex-prefeito Francisco Dessoles vir a ser o provável candidato no lugar do prefeito Albérico Rocha, surge outro fato novo: Marco Aurélio Arruda, filho do ex-prefeito Waldecir Arruda, foi escolhido para empinar o PSD e deve sair candidato pela oposição. Se Dessoles não se entender com Albérico, Arruda pode tirar proveito da divisão.
Centro abandonado - Casa mail iluminada, paredes úmidas, tetos com infiltração, cozinha desativada, janelas sem vidro, beliches sem colchão, computador quebrado. Este foi o cenário encontrado pela blitz que lideranças da oposição no Recife promoveram, ontem, no Espaço Recifazer e Recicriar, na Imbiribeira, mantidos pela Prefeitura do Recife. Nunca se viu tamanho abandono.

CURTAS
NÃO SABE O QUE QUER– Em visita a Caruaru, no último fim de semana, o deputado Daniel Coelho confirmou que está mesmo trocando o PV pelo PSDB para disputar a Prefeitura do Recife. Mas, ontem, deixou escapar que ainda mantém um namoro discreto com o PMDB.
PROTESTO–Em outubro, várias instituições de Garanhuns promovem um grande ato pelas ruas da cidade para denunciar os desmandos da gestão do prefeito Luiz Carlos Oliveira (PDT). A Suiça pernambucana vive um tremendo retrocesso e há denúncias de malversação do dinheiro público.
PESQUISA – Diante das pressões de aliados, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), marcou para janeiro a realização de uma pesquisa eleitoral para definir o seu candidato a prefeito. Do seu grupo, já existem cinco pré-candidatos, enquanto a oposição silencia.

Nenhum comentário: