quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COLUNA POLITICA



     O pior salário do País
Nem tudo é um mar de rosas em Pernambuco, como tenta vender a propaganda do Governo e o próprio governador. Que o digam os professores que, de caras pintadas e nariz de palhaço, foram às ruas do Recife, ontem, protestar contra os baixos salários praticados no Estado. Levantamento nacional aponta Pernambuco como a unidade da Federação que paga o pior salário de professor do Brasil.
Em faixas, exibidas com destaque na manifestação que culminou no prédio da Assembleia Legislativa, estava lá a indignação dos mestres. Uma delas dizia: “Eduardo Campos paga o pior salário do Brasil. Queremos salário digno e não bônus”. Não são os professores que chegaram a criar essa estatística.
Trata-se de uma pesquisa veiculada com destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. O déficit se acumula de gestões passadas, é verdade, mas cresceu na gestão socialista, com a escolha de Danilo Cabral para a Secretaria de Educação. Os professores falam horrores da administração de Danilo e dizem que ele tentou tapar o sol com a peneira ao implantar a política de bônus ao invés de seguir os demais Estados, que adotaram o piso nacional.
Além de tratar mal a categoria, o secretário não cumpriu com a promessa de contratar concursados que estão há muito tempo na fila, precisamente desde o último concurso de 2009. Na contramão da história, o Governo preferiu a política de sobrecarregar a folha com professores contratados sem concurso, temporários, pela chamada janela do improviso e da ilegalidade. Isso não é exemplo de gestão plena em lugar nenhum do mundo.
ESTRADAS, O GARGALO– As deficiências do Estado não se refletem apenas na política salarial e no tratamento desumano aos professores. O maior gargalo do Governo está nas estradas, principalmente as do Sertão, que acabaram. Soube que empresas privadas no Cabo e Ipojuca adotaram um novo horário de trabalho, para permitir que os servidores pudessem chegar a tempo no trabalho e em casa. Tudo por causa do péssimo estado do acesso aos dois municípios.
Paraíba seria a bola da vez - A quadrilha desbaratada pela Polícia Federal no Ministério do Turismo tinha planos de invadir o vizinho Estado da Paraíba com obras mediante contratos viciados. A Polícia Federal descobriu que uma funcionária do Ministério do Turismo foi ao Amapá orientar uma das ONGs suspeitas a forjar uma prestação de contas. Na Paraíba, o governo é socialista.
Investimento encolhido - A insegurança causada pela nova turbulência na economia mundial deve levar as empresas a engavetarem projetos já este ano. Segundo a poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp, o corte nos investimentos pode passar de R$ 16 bilhões. A recessão americana também está inibindo a expansão de empresas no Nordeste, notadamente em Suape.
Fim do impasse - O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), atendeu a todos os pleitos dos professores da rede municipal e a tendência era a greve chegar ao seu final ontem, segundo adiantou em seu twitter o deputado Wolney Queiroz. Além do piso nacional, a categoria exige melhores condições de trabalho e contratação de concursados.
Mundo da lua - Parece brincadeira, mas um terço dos entrevistados da pesquisa CNT/Sensus sobre o Governo Dilma, divulgada, ontem, desconhece os escândalos na gestão petista. A internet avançou muito como fonte de informação, mas, infelizmente, a moçada no Brasil a tem usado apenas como ferramenta de lazer e não de conhecimento.
CURTAS
FESTIVAL– Os hotéis de Triunfo, onde estou hospedado desde ontem, estão lotados a partir de hoje por causa do festival de cinema. A mostra tem como cenário o velho e charmoso Cine Triunfo, totalmente recuperado na gestão passada. O clima ajuda: 16 graus em pleno sertão.
NÃO MUDA O deputado Aldo Rebelo (SP), uma das principais lideranças do PCdoB em nível nacional, admitiu, ontem, que num determinado momento o deputado João Paulo chegou a cogitar seu ingresso na legenda comunista. Mas, com a sua ida a Lula, deve ficar no PT.
EM PAULISTA – Em Paulista, o secretário Antônio Camaroti tem amplas chances de ser o candidato a prefeito escolhido pelo prefeito Yves Ribeiro (PSB). Mas a legenda do prefeito vai na contramão. Pelo menos o diretório estadual torce e trabalha por Júnior Matuto.

Nenhum comentário: