terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coluna Politica

         Dilma erra como Lula
País das obras inacabadas e da corrupção, o Brasil se prepara para torrar 100 bilhões de dólares num trem-bala ligando São Paulo ao Rio, em preparativos para a Copa e os Jogos Olímpicos. Numa situação gravíssima em que se encontra a economia mundial, abalada pela crise dos Estados Unidos, isso é uma afronta.
Há dois anos, quando o País se empenhou em sediar estas folias, o mundo já estava na primeira fase desta tremenda recessão, chamada por Lula na ocasião de “marolinha”. E agora estamos na segunda, bem mais braba. Basta ver a desgraceira na Grécia, País que sediou os jogos em 2004.
Como aceitar o projeto de construção de um trem-bala ao custo de R$ 40 bilhões quando as estradas viraram verdadeiras arapucas para a morte? Como o Brasil pode se dar ao luxo de gastar R$ 1 bilhão na reforma de um estádio de futebol quando a favela ali bem perto não tem saneamento básico, creches, postos de saúde e segurança?
Isso sem falar na projeção de milhões de dólares para construir um submarino. Nada contra a Copa e os jogos, mas a prioridade seria dotar os grandes centros urbanos de melhores hospitais, com remédio, médicos, raios-X, tomógrafos, etc.
Enquanto se discute pasmeiras como a compra de bilionários jatos militares, a população do Norte ao Sul do País não tem estradas, meios de transportes alternativos, escolas e hospitais. O Brasil é um país de contrastes. Aqui, ainda se morre de malária e mal de Chagas, doenças do século passado. A lógica orçamentária de Dilma, infelizmente, caminha na mesma direção da de Lula.
RISCO ELEVADO– O jornal Financial Times destacou que a economia brasileira está ficando cada vez mais difícil de pedalar. Mesmo assim, o PT se ufana de ter tirado “uma Argentina” da pobreza.  A “nova classe média” se equilibra precariamente na beira do buraco. Se a economia desandar em conseqüência do que está ocorrendo no mundo, quem deu um pulo à frente voltará, sem dúvida, para a pobreza e levará o governo junto.
Briga de corruptos - Oscar Jucá Neto, o Jucazinho, irmão do líder do Governo no Senado, Romero Jucá, diz em alto e bom som que a Conab, de onde levou cartão velho, é um antro de ladroagem pior do que o Dnit, sob o comando do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Já este, acusou Jucazinho de espertalhão. Quem é mais malandro?

PT não quer prévias - O PT de Pernambuco vai se posicionar contra a proposta de realização de prévias no partido para escolha do candidato a prefeito de capital onde houver mais de um aliado em condições de competir. Estrategicamente, para evitar que João Paulo se assanhe para enfrentar o prefeito João da Costa numa espécie de primárias no Recife. O compromisso é com a reeleição de João.
Tempestade de candidatos - A discussão das prévias no PT se dará neste fim de semana no Rio, quando o diretório nacional colocará a ideia em debate. Na realidade, a eleição prévia ganha corpo no PT de São Paulo por causa da tempestade de candidatos na capital. No Recife, se não houver orientação contrária, João Paulo terá que buscar outro partido para entrar na disputa.
Mais uma adesão - Depois de Rodrigo Novaes, ex-PTC, O PSD ganhará em breve mais um reforço na Assembleia Legislativa: a deputada Mary Gouveia (PHS). Ela já teria acertado seu ingresso na legenda, tendo inclusive o aval do Palácio das Princesas. O presidente André de Paula convidou mais dois deputados estaduais e um federal.

CURTAS
CRIME– O prefeito João da Costa deveria ser intimado pelo Ibama para dar explicações sobre a devastação de mais de 20 árvores casuarinas em Boa Viagem. No último domingo, num ato criminoso, as espécies nativas foram devastadas pela PCR e gerou um grande protesto por parte dos moradores.
MULHER O prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), diz que até janeiro define o nome do seu candidato, que enfrentará o deputado estadual tucano Betinho Gomes, filho do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Tende a ser uma mulher.
APOIO – A bancada federal de Pernambuco retoma os trabalhos, hoje, com uma preocupação: mobilizar o maior número possível de apoios na Câmara para eleger a deputada Ana Arraes para a vaga do ministro Ubiratan Aguiar no Tribunal de Contas da União.

Nenhum comentário: